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Wed Sep 11 11:37:05 BRT 2019
Cooperação | NEGÓCIOS SOCIAIS
Entenda o que são negócios sociais

Fique por dentro dos negócios sociais: saiba como eles podem mudar a sociedade positivamente e conheça, ainda, suas principais características e objetivos.

· Atualizado em 11/09/2019
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Causar um impacto positivo em uma comunidade + ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade + gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa = objetivos dos negócios sociais.

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O que são

Bem-vindo(a) ao negócio social!

Essa solução é desenvolvida considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios. Significa dizer que são soluções de negócios para problemas socioambientais.

Confira os exemplos abaixo para entender melhor ainda o que é um negócio social:

Outro exemplo:

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Linhas de pensamento

Existem duas linhas de pensamento divergentes relacionadas à distribuição de lucros gerados pela operação do negócio social.

 No entanto, ambas têm os mesmos interesses em comum: o benefício de um grupo de pessoas, e não um ganho pessoal.

Confira as características do negócio social e seu impacto na sociedade:

 

  • Há comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda ao vender um produto ou serviço que contribui para isso.
  • Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações.
  • Apresenta inovação no modelo de negócio.
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente.

 

  • Trabalho em rede, fazendo parcerias de forma a fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio.
  • Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil.
  • Cuidado com a cadeia produtiva (seleção e avaliação dos fornecedores).
  • Gerenciamento do impacto ambiental.
  • Articulação com as políticas públicas.

 

  • Incluir grupos de baixa renda na cadeia produtiva de valor.
  • Ofertar produtos e serviços de qualidade e com preços acessíveis.
  • Contribuir diretamente para aumentar o acesso dos grupos de baixa renda a oportunidades e atendimento de necessidades básicas em saneamento, alimentação, energia, saúde e habitação.
  • Ofertar produtos e serviços que melhoram a produtividade dos mais excluídos, contribuindo indiretamente para o aumento de suas rendas, por exemplo, com equipamentos de custo mais baixo, venda de tecnologias e acesso a crédito produtivo.

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