this is an h1

this is an h2

Thu Jul 14 11:51:14 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Por que é importante escolher um nicho no mercado da moda?

Definir e escolher um nicho de mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

· Atualizado em 12/07/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Jovem empreendedora trabalhando com costura

Você sabe o que é nicho de mercado? Consegue identificar onde existem nichos? Sabe que a escolha de um determinado recorte como diferencial no desenvolvimento da estratégia do seu negócio pode posicionar adequadamente a sua marca no mercado? 

“Quem quer falar com todo mundo não fala com ninguém” e, no universo do empreendedorismo, definir um nicho talvez não seja uma tarefa muito fácil. Por isso, o Sebrae organizou materiais que podem orientar algumas decisões, como o e-book Nichos da Moda (acesse aqui) e o artigo Varejo on-line no Brasil: estudo aponta oportunidades em 50 nichos.

Antes de mais nada, é preciso compreender que nicho é uma ramificação específica de um determinado segmento, ou seja, é o afunilamento da segmentação em que você pretende atuar. É certo que pequenos empreendimentos possuem maior dificuldade para trabalhar com grandes e diversificados estoques de vários segmentos, que podem incluir roupas, calçados, lingeries, acessórios, cama, mesa e banho em um único lugar. Por ser uma missão praticamente impossível, é importante que o pequeno empreendedor escolha adequadamente o seu nicho. Assim, ao especificar e afunilar a segmentação, ele terá uma concorrência menor e, portanto, estará mais qualificado a se posicionar no mercado, direcionando esforços ao público-alvo que pretende atender.

O segmento da moda, por exemplo, pode ser afunilado em diversos nichos, tais como moda inclusiva, plus size, sustentável, country, streetwear, beachwear, gestante, infantil, entre outros. Normalmente, os consumidores que procuram por empresas que atuam nos nichos de mercado são mais exigentes no que diz respeito ao conceito do produto e à sua cadeia produtiva.

Por isso, a pesquisa sobre o comportamento do consumidor é de fundamental importância para quem empreende ou pretende empreender em um nicho: conhecer hábitos, conceitos, percepções, necessidades, anseios e estilos é fundamental para que o seu negócio possa oferecer um mix de produtos, de acordo com o perfil do cliente. Aliado a isso, é importante diversificar os canais de vendas, investir no e-commerce e nas redes sociais, além de pensar em estratégias de gestão e finanças.

Como encontrar o nicho certo de mercado?

Focar em um nicho faz toda a diferença quando você quer se diferenciar no meio da mesmice. Para isso, é preciso identificar os motivos que levam as pessoas do nicho selecionado a não estarem sendo atendidas pela oferta atual do mercado. Outro ponto: o que as faria pagar um valor a mais para receber algo que faça sentido para elas? O papel do empreendedor é atuar no mercado de maneira a oferecer esse produto da melhor maneira possível.

É nesse momento que entram em cena a pesquisa de mercado e a pesquisa de comportamento do consumidor, além do curso Como analisar o mercado (acesse aqui), oferecido pelo Sebrae. 

Algumas dicas podem ajudar você a pensar em qual nicho pretende atuar, por exemplo: conheça quais são as suas habilidades, os seus gostos e as suas competências, pois é importante ter uma certa afinidade com o segmento e com o nicho no qual você pretende atuar. Você pode até fazer uma lista de interesses, considerando segmentos e nichos.

Além disso, considere a necessidade do mercado, procurando saber se existe potencial para o negócio. Lembre-se de que quanto mais específico o nicho, mais facilmente ele atenderá às expectativas do público que pretende atender. Não menos importante é avaliar se o negócio é economicamente viável, ou seja, ele consegue se sustentar? Por último, observe também a demanda e a concorrência.

 

O que acha de colocar a mão na massa e começar já a sua pesquisa de mercado? Leia também os materiais que o Sebrae separou para você logo abaixo.

Saiba mais:

ARTIGOS:

Mercados de nicho: oportunidades no e-commerce para MPEs - Mercados de nichos podem ser altamente rentáveis com um bom planejamento e a divulgação certa, especialmente pela internet.

Entenda sobre ramos de atividades. Ramos? Atividades? Você sabe o que é isso? Descubra agora!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?