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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Principais problemas no varejo: erros na precificação do produto

Conheça os erros recorrentes na precificação dos produtos no varejo e saiba como evitá-los.

· 01/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
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A precificação de um produto nada mais é do que o processo de calcular o preço de um produto, o que, para muitos, acaba se transformando em uma sucessão de erros e, consequentemente, comprometendo a lucratividade, o capital de giro e os negócios. Por ser um processo, a precificação precisa de execução, análise, monitoramento e correção.

Assim, uma precificação adequada vai evitar dores de cabeça e proporcionar um sono mais tranquilo ao empreendedor, pois, entre outras vantagens, ela permite um maior controle dos resultados no fim do mês, além de uma visão clara sobre quanto o faturamento gerou de lucro. Daí a importância de trabalhar com uma margem de lucro. Para facilitar esse processo, existem softwares de gestão de preços ou mesmo planilhas que podem ser adotadas, mas vamos trazer alguns métodos de precificação praticados no mercado e que, quando bem utilizados, podem evitar erros recorrentes (veja quais são os erros no infográfico).

Metodologias de precificação

Por concorrência: fornece uma base dos valores praticados pelo mercado, de modo que você consegue verificar se o seu preço está abaixo ou acima da média.

Fator markup: visa cobrir todos os custos do produto e estabelecer um percentual de despesas do negócio. Segue a seguinte fórmula: markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]    Onde:

DV = percentual das despesas variáveis;

DF = percentual das despesas fixas;

LP = percentual do lucro desejado.

Margem de contribuição: quanto “sobra” do seu preço de venda, após retirados os custos e as despesas variáveis. Utiliza a seguinte fórmula: margem de contribuição = valor de venda – custos e despesas variáveis. Caso seja preciso encontrar a margem atual de um produto, usamos: margem de contribuição (%) = (valor de vendas – custos e despesas variáveis) / valor de venda.

Não se esqueça de que você deve levar em consideração, na precificação, tributos, custo de compra ou de confecção do produto, custo de venda, entre outros.

Saiba mais

Aproveite para acessar também estes conteúdos que o Sebrae preparou para você: Preço também é marketing: você está certo do seu? (e-book que vai ajudar você a encontrar o preço ideal para as soluções que a sua empresa oferece); Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões (e-book em que você vai conhecer o território da gestão por resultados e aprender a circular por ela).


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