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Curso - Análise de negócio: pesquisa de mercado

FORMATO
Online
DURAÇÃO
1 hora
PRAZO PARA CONCLUSÃO
15 dias
A QUEM SE DESTINA
Microempresa, Empresa de pequeno porte, Artesão, Candidato a empresário
CERTIFICADO
Certificado com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de participação.
Objetivo

No cenário atual marcado por intensa concorrência, é preciso estar atento às expectativas dos consumidores e às novas tendências para se diferenciar no mercado. O curso Análise de negócio: pesquisa de mercado é fundamental para que você possa tomar decisões estratégicas para sua empresa. Aprender como fazer pesquisa de mercado é um passo importante que vai ajudá-lo a entender melhor sua área de atuação, a tomar decisões estratégicas, a atrair mais clientes, a reduzir riscos e a trilhar o caminho empresarial com mais chances de sucesso.

Apresentação

Sobre o curso

 

O que é pesquisa de mercado? 

Pesquisa de mercado é um processo de coleta, análise e interpretação de informações relevantes para o negócio. Com ela, é possível compreender as necessidades, desejos, comportamentos e opiniões dos consumidores; avaliar os movimentos da concorrência e identificar tendências e oportunidades de crescimento. 

O curso Análise de negócio: pesquisa de mercado é dividido em dois módulos: 

Módulo 1 – Planejamento e análise de mercado 

Objetivos da pesquisa – Identificar as informações que deseja obter a partir da observação de algum movimento de mercado. Vai conhecer os tipos de pesquisa de mercado existentes e qual o ideal para o que deseja saber. Por exemplo, entender o perfil do seu público-alvo, avaliar a aceitação de um novo produto ou analisar a percepção da marca. 

Público-alvo - Como determinar o público-alvo da sua empresa? Quem você deseja alcançar? Isso pode incluir clientes atuais, potenciais clientes, concorrentes ou outros grupos relevantes. 

Tipos de pesquisa de mercado e métodos de coleta de dados – Há dois tipos de pesquisa: quantitativa (com questões de múltipla escolha) e qualitativa (com perguntas abertas que permitem que o entrevistado fale sobre suas impressões). Conheça os vários métodos para coletar informações: entrevistas, questionários, observação direta na concorrência, grupos focais (participantes reunidos em uma entrevista, na qual expõem opiniões sobre produtos ou serviços), dados disponíveis na internet, análise de tendências. 

Exercício - Ao final do módulo 1 você vai responder a um questionário para avaliar seu conhecimento sobre os tipos de pesquisa e a contribuição para o sucesso do seu negócio. 

Módulo 2 – Como elaborar um questionário de pesquisa 

Questionário ou roteiro de pesquisa – Aprenda a desenvolver o questionário com perguntas relevantes, claras e objetivas que atendam aos seus objetivos.  

Testando o questionário – Entenda a necessidade de realizar um pré-teste do questionário com uma pequena amostra do seu público-alvo para identificar, por exemplo, problemas de compreensão das perguntas ou tempo de resposta. 

Análise e interpretação dos dados - Utilização de ferramentas de análise para interpretar os dados coletados e identificar padrões, tendências e insights (percepções) relevantes. 

Elaboração de relatório e recomendações – Como reunir os resultados da pesquisa em um relatório claro e conciso, com conclusões fundamentadas e recomendações úteis. 

Implementação das ações – Aprendendo a usar as descobertas da pesquisa em suas decisões empresariais, ajustando produtos ou modificando estratégias de marketing, por exemplo. 

Exercício - O módulo 2 se encerra com a atividade – elaborando uma pesquisa de mercado. Você pode optar pelo modelo de pesquisa enviada pelo correio, entrevista pessoal, por telefone ou enviada por e-mail. 

Vantagens de usar pesquisa de mercado para pequenos empreendedores 

- Identificação de oportunidades: Observar tendências ou oportunidades que inicialmente não havia percebido, como desejos do consumidor ainda não atendidos ou novos perfis de clientes. 

- Validação de ideias: Antes de lançar um novo produto ou serviço, é essencial confirmar se as suas ideias estão em conformidade com o desejo de potenciais clientes. A pesquisa fornece um feedback valioso sobre a aceitação do produto, o preço ideal, etc.  

- Redução de Riscos: Aprenda como reduzir riscos no seu negócio. Tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos reduz os riscos, evita decisões impulsivas que podem causar prejuízos financeiros. 

- Competitividade: Aprenda a identificar seus concorrentes. Você pode saber, por exemplo, como seus concorrentes estão atuando e quais são seus pontos fortes e fracos; e, assim, montar estratégias competitivas mais eficientes. 

Ao seguir os passos do curso Análise de negócio: pesquisa de mercado e adaptá-los à realidade de seu negócio, você poderá conduzir uma pesquisa de mercado eficaz que ofereça indicações valiosas para orientar o sucesso do seu negócio!? Então, o que está esperando?  

Todos os nossos cursos têm certificado com verificação de autenticidade, 100% gratuito. Ao concluir o curso, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de participação.


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