Com solução desenvolvida pelo Sebrae, empreendedor vai saber mais sobre legislação e procedimentos de segurança para atuar no setor alimentício.
Para auxiliar os pequenos negócios no entendimento e cumprimento da atual legislação do setor de alimentos, a oficina tecnológica Apoio à Categorização dos Serviços de Alimentação pode ser ótima oportunidade para empresários do ramo.
O objetivo é explicar as leis vigentes e incentivar empresários a buscarem melhorias para seu estabelecimento, classificando-os de acordo com os procedimentos adotados, com base nas diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre as boas práticas nessa área.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) coordena esse projeto de categorização dos serviços de alimentação, que, por meio de avaliações, determina critérios de risco do setor e busca oferecer mais transparência para os consumidores.
A seguir, confira informações sobre formato e metodologia apresentada pelo Sebrae, além de competências adquiridas pelo participante.
No formato de oficina e consultoria, na modalidade presencial, a solução busca - por meio da autoavaliação - que os estabelecimentos analisem sua situação e procurem meios para se adequar às normas de segurança, antes que se inicie o ciclo de inspeção.
Dessa maneira, a capacitação quer garantir, ainda, que o consumidor conheça os hábitos do local que frequenta e tenha a certeza de que consome um alimento seguro.
Cartilha do Empresário
A solução complementa-se com a Cartilha do Empresário, criada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que instrui donos de restaurantes a fazerem autoavaliação para que se adequem às normas. Com isso, eles têm mais chances de receber boas notas da vigilância sanitária.
Também haverá assessoria realizada por consultores da área. A metodologia segue a seguinte ordem:
- Autoavaliação;
- Ciclo de inspeção 1 e 2.
Ao fim da oficina, o participante deverá ser capaz de:
- Identificar por conta própria se seu estabelecimento está de acordo com as regras da Anvisa;
- Oferecer transparência para o consumidor à respeito dos hábitos sanitários do local;
- Ser aprovado em caso de inspeção da Anvisa.
Procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue no 0800 570 0800.
Saiba mais
- Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (em PDF)
- Certificação garante a qualidade e a segurança dos alimentos
- Entenda a importância da certificação no mercado de alimentos
- Boas práticas no manuseio de alimentos
- Segurança de alimentos em bares e restaurantes
Foi um prazer te ajudar :)