this is an h1

this is an h2

Tue Sep 26 10:46:57 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como conquistar e manter clientes

A relação de confiança, satisfação de desejo entre cliente e empresa deve ser percebida como crucial para que haja sucesso na conquista.

Logotipo do Sebrae

Maria Denise Nunes Bitencourt

· Atualizado em 26/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Conhecer o cliente

A utilização do marketing tem por objetivo despertar no cliente que sua necessidade será satisfeita pelo produto/serviço, fato caracterizado como força de venda.

A exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que apresente a relação positiva de custo-benefício, condições de negociação das empresas, já que o cliente está em busca da melhor proposta.

Uma ferramenta muito importante no processo de conhecimento da concorrência é a chamada pesquisa de mercado, pois é por meio dela que o empreendedor obterá conhecimento do cliente a ser atingido, das suas forças e fraquezas estabelecendo com isso seu diferencial competitivo e de mercado.

A venda para ser eficiente resulta no conhecimento do produto ou serviço oferecido, escuta ativa no sentido de coletar informações sobre os anseios dos clientes.

FAVORITAR
Botão favoritar

Estratégias

Estratégias de planejamento em vendas

  • Ações promocionais chamam a atenção do cliente em redes sociais, como Facebook, fan page, Instagram, Pinterest, TikTok, Twitter e Linkedin.

E essas ferramentas digitais tornaram-se muito exploradas no sentido se atingirem os públicos específicos de cada negócio;

  • Ter um bom recrutamento/seleção, treinamento e desenvolvimento pessoal, conhecimento da empresa e de seus produtos, serviços por parte da equipe de venda.

É de fundamental importância para conquistar o cliente pelo uso de uma abordagem correta e coerente com a proposta do negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

Etapas para uma boa venda

  1. Captação de clientes
  2. Definição da melhor abordagem, atendimento personalizado seja no presencial ou no online;
  3. No primeiro contato, apresentar a empresa, o produto/serviço e oferecer as vantagens;
  4. Ser claro, objetivo, ético e ágil;
  5. Obter resultado com a negociação que seja justa para ambas as partes;
  6. Trabalhar o pós-venda, com objetivo de fidelização do cliente;
  7. Registrar o histórico do cliente para a próxima venda.
FAVORITAR
Botão favoritar

Prospecção e manutenção dos clientes

Etapas:

  1. Identificar possíveis clientes, seja por meio das redes sociais ou pelos sistemas operacionais como CRM, ERPs, landing page.
  2. Conhecer os potenciais clientes: Conhecer suas necessidades, seus interesses com o produto /serviço, e sua capacidade de compra deste cliente.
  3. Personalização do atendimento. O Cliente quer sentir acolhido, único e valorizado pela empresa.
  4. Estratégia de abordagem e de acompanhamento: Com o objetivo de observar compra e necessidades futuras.
  5. Feedback quanto aos pontos falhos.
  6. Utilização de linguagem clara e objetiva evitando termos técnicos.
  7. Manter atualizado os dados dos clientes.
  8. Realizar pesquisas constantes sobre lançamento de novos produtos e serviços.
  9. Realizar promocional exclusivo para clientes já fidelizados.
  10. Enviar mensagens rápidas, curtas de agradecimento após a compra do produto/serviço. 
FAVORITAR
Botão favoritar

Saiba mais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?