A vitrine reflete a identidade da loja ou da marca e tem como objetivo atrair clientes e convencê-los de que aqueles produtos são fundamentais para a sua vida.
O que é e para que serve uma vitrine?
A Vitrine deve ser considerada um dos principais espaços a ser idealizado na sua loja, ela é responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual, esse espaço da loja que se destina a expor os produtos para chamar atenção do público deve ser considerado como uma das principais estratégias de venda da sua loja.
Vitrines, portanto, são ambientes usados para promover as vendas de impacto relacionados a imagem da loja, por isso elas são concentradas na maior parte das vezes na frente e na fachada, isso não significa que você não possa ter vitrines no ambiente interno da loja espalhadas por lugares estratégicos.
Pense comigo! Na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a loja é através da vitrine, onde ele pode tomar uma decisão de compra de forma imediata ou não.
Mas é preciso conciliar planejamento, criatividade e muita ousadia, para atrair o cliente.
A vitrine de uma loja é capaz de convidar ou expulsar seu cliente. Sem usar uma só palavra ela deixa claro qual identidade daquela loja e assim, seu cliente já sabe o que a loja tem para oferecer a ele.
O objetivo é que o cliente entre e se sinta tão à vontade que não tenha pressa nenhuma de sair de lá, quanto mais tempo uma pessoa passa perto dos produtos, maior é a chance de tomar uma decisão de consumo, nessa experiência inicial temos que ressaltar um aspecto que será de fundamental importância o sensorial humano.
A primeira impressão conta muito na hora da compra e, como diz o ditado popular, fica.
Portanto, deixar o ambiente bonito e agradável é fundamental para atrair potenciais clientes e a vitrine é uma ferramenta de comunicação visual que deve ser explorada da melhor maneira possível.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
1. Organização
O ambiente precisa ser organizado, esteticamente aconchegante e estimulante, portanto, nada de exageros ou excesso de informação, pois isso pode transmitir uma impressão de desordem ou de mau gosto.
2. Bom gosto
O expositor funciona como um diferencial entre lojas concorrentes, obviamente, a que mostra produtos mais bonitos e bem-dispostos destaca-se entre as outras e instiga, pessoas a adentrarem ao ambiente comercial.
3. Criatividade
Montar uma vitrine bonita exige muita criatividade, para isso, é preciso estar antenado às tendências do momento, procure se atualizar, prestar bastante atenção no que os consumidores estão comprando e coloque a mão na massa para produzir uma vitrine que convide à compra.
A minha dica e que você siga alguns passos para ter sucesso na montagem da sua vitrine e consiga atrai cada vez mais seu cliente.
Trabalhe dentro do espaço que você tem disponível!
A maioria dos lojistas cometem um erro muito comum, amontoar muitas coisas na vitrine dificulta a visão e o foco do produto que você quer evidenciar.
Não tente mostrar tudo o que você vende de uma só vez, mostre apenas as categorias e estilos de produto.
Organize os produtos de forma agrupada dividindo por cores, tamanhos, modelos, os itens pequenos em lugares de destaque e itens grandes em sintonia proporcional com o espaço total da vitrine, isso facilitará a visão do seu cliente e assim o conteúdo da vitrine será facilmente visualizado de longe.
Mas atenção, não a deixe muito vazia, isso pode dar uma sensação de falta de estoque.
Construa um tema
Baseie-se em alguma temática de preferência os temas de atualidade busque inspiração em filmes, Blogs de moda, novelas, temas sociais, também vale lembrar de temas ligados a calendários comemorativos, festas nacionais e regionais e em temporadas, estações do ano, eventos esportivos, eventos temáticos, etc. Um tema unifica as ideias. Facilita o seu trabalho de ficar selecionando elementos diferenciados de decoração.
Conte uma história
Lembre-se que o consumidor não está à procura apenas de um produto, mas de satisfazer um desejo, e uma vitrine convidativa pode fazer com que ele tome uma decisão de compra imediata para isso a vitrine deve contar uma boa história, onde o protagonista sempre deve ser o cliente, utilize materiais de baixo custo e faça dos seus manequins personagens que se assemelhem ao seu cliente.
Iluminação
Evite utilizar lâmpadas amarelas no interior da loja, essa coloração de lâmpada pode causar uma sensação de cansaço nas pessoas, use iluminação forte nas vitrines para que as pessoas possam ver o que você está sendo evidenciado, adicione luz para tornar mais evidente os cantos esquecidos e escuros da loja, se estiver preocupado com gastos de energia, troque as lâmpadas das vitrines pelo tipo/Led, que são mais econômicas e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais, não descuide dos focos de luz mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do cliente, faça sempre uma revisão para verificar se existem lâmpadas queimadas ou danificadas, pior que o ambiente escuro e um ambiente com lâmpadas queimadas isso causa a impressão de desleixo.
Permute adereços de decoração
Materiais de decoração e mobílias decorativas para vitrines custam caro, para eliminar gastos, permute itens de decoração com outros comerciantes, ofereça sua vitrine como ponto de divulgação da loja dele, e faça uma troca, coloque seus manequins já prontos e vestidos no ambiente de lojas de decoração e sempre que colocar mobílias, elementos cenográficos de outras lojas para compor sua vitrine, dê os créditos necessários coloque no canto da vitrine uma plaquinha contendo a logomarca da loja com informação sobre a loja e o produto.
Isso vai diminuir seus custos e tornar sua vitrine mais diferenciada, existem lojas de moda que fazem esse tipo de permuta e conseguem elaborar vitrines que chamam muita atenção.
Mantenha a vitrine limpa e nova
Faça uma agenda periódica de limpeza e renovação da sua vitrine por dentro e por fora semanalmente, vá colocando itens novos e trocando elementos da vitrine de forma a deixa-la sempre nova e ao final do mês mude toda a decoração, é fundamental realizar essa troca de cenário pelo menos uma vês por mês.
Atenção aos preços
Deixe os preços em evidencia, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar sua interferência, é preciso muita atenção ao selecionar quais produtos se colocará na vitrine, considerando o momento de retração econômica, muita gente estará procurando as chamadas ‘pechinchas’, preços mais acessíveis, com foco no seu cliente, tente fazer uma composição de itens; oferecer, por exemplo, sempre um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, mas sem perda do prestígio do produto ou da marca.
Cores
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As cores dão vida à uma vitrine, e por isso é o fator mais importante para atrair o cliente, as cores escolhidas devem ser harmônicas entre si e o ideal é utilizar três cores na vitrine. Lembre-se:
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Tons vibrantes e coloridos são para vitrines de verão e tons frios para o inverno, aqui no Amapá não temos inverno, mas é possível brincar com essas cores e com muita criatividade elaborar cenários interessantes.
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Vitrines masculinas devem conter mais cores neutras e clean tipo bege, branco, preto, azul marinho, mas isso não significa que não possa ter uma ou outra peça de estampa chamativa, afinal o público masculino e bem diversificado.
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Vermelho e laranja são boas opção de cores para liquidações.
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Tons claros e tipo rosa e azuis são ótimos para vitrines infantis.
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Cuidado com os tons amarelos, que apesar de chamativo e vibrante, tira o foco do cliente em relação ao produto.
Simetria
As vitrines que são organizadas com objetos que proporcionam uma simetria equalizada de parâmetros iguais demais, se comunicam mais com clientes mais tradicionais e conservadores.
Já as vitrines que passam uma imagem de desconstrução proporcional, eu disse desconstrução não desordem, nem bagunça, chamam mais atenção de consumidores mais descolados e contemporâneos, vale lembram aqui que a informação sobre o perfil do seu principal tipo de cliente vai orienta-lo na hora de escolher construir uma vitrine mais simétrica ou assimétrica.
Espero que com essas dicas você empresário do varejo da moda consiga construir a sua vitrine, atrais seu cliente e proporcionar a ele uma experiência incrível, transformando uma simples atitude de comprar em um momento magico e único, desejo muito sucesso par ao seu negócio.
Por André Luiz Aires Gomes - Analista do Sebrae no Amapá
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Thu Jan 04 15:30:09 BRT 2024
Copywriting: A Chave para aumentar suas vendas
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Tue Sep 26 17:48:28 BRT 2023
A Importância do Estudo de Mercado
Estudo de mercado Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios, dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-la, ou caso contrário, poderá contratar profissionais especializados em pesquisa de lançamento de produtos, bem como empresas de design de novos produtos, consultores da área de marketing. Para isso busque orientações no Sebrae no Amapá, com a equipe de atendimento. O estudo ou pesquisa serve para identificar, coletar e analisar informações para gerar conhecimento sobre um determinado mercado e seu público, avaliando oportunidades e ameaças, auxiliando na tomada de decisões, recomendando e/ou delineando ações estratégicas adequadas. Antes da abertura de um negócio o empreendedor precisa possuir clareza sobre as características, componentes, tendências e necessidades do mercado que pretende atuar, ou seja, fazer uma análise prévia da capacidade de consumo dos moradores de um determinado bairro ou região, de suas características e necessidades que motivam a compra: variedade, qualidade, disponibilidade, preços, formas de pagamento, descontos, vitrine, localização, atendimento e etc. IRIGARAY (2000, p. 122) ressalta que os consumidores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos, o que conduz o empresário a posicionar-se de forma eficaz, ou seja, possuir um profundo conhecimento sobre o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão, etc.), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades. Mas, lembramos que o estudo de mercado é uma ferramenta que pode ser usada também, depois do negócio já constituído, a primeira pergunta que temos que nos fazer é ... “O que queremos saber?” Pois, uma coisa é mensurarmos a demanda para um novo produto, o tamanho do mercado em determinada região. Outra coisa é querermos saber qual a percepção que os clientes têm de nosso produto, nosso serviço, da marca da empresa ou como usam, consomem os produtos e embalagens.
Tue Sep 26 12:32:10 BRT 2023
Dicas para Obter Lucro na Compra de Lojas Virtuais
Com o mercado de e-commerce em crescimento constante, adquirir lojas virtuais pode representar uma oportunidade de investimento extremamente vantajosa. Contudo, é fundamental abordar essa negociação com cautela e estratégia, a fim de garantir a rentabilidade desejada. Neste guia, apresentaremos dicas práticas para empreendedores que almejam aventurar-se na aquisição de lojas virtuais e explorar o potencial do comércio eletrônico. Escolha do Nicho de Mercado Antes de iniciar o processo de compra, é crucial selecionar um nicho de mercado alinhado aos seus interesses e conhecimentos. Analise as tendências, estude a concorrência e identifique oportunidades de crescimento. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para compreender a demanda do mercado, assegurando uma escolha sólida. 2. Avaliação da Loja Virtual Ao encontrar uma loja virtual de interesse, é hora de realizara uma avaliação criteriosa. Contrate empresas especializadas em auditoria e validação de lojas virtuais para verificar a saúde da operação. Alguns aspectos a serem considerados incluem: Plataforma: Avalie a plataforma utilizada e sua eficiência. Performance: Verifique a velocidade de carregamento e a estabilidade do site. Acessibilidade: Certifique-se de que a loja seja acessível em dispositivos móveis. Processo de Pagamento: Garanta que os métodos de pagamento sejam seguros e eficazes. Entrega e Segurança: Analise a logística de entrega e a segurança dos dados do cliente.
Tue Sep 26 11:40:12 BRT 2023
Aumente Suas Vendas com uma Loja Virtual Eficaz
Você já se perguntou como potencializar suas vendas e expandir seus negócios? Uma resposta eficaz pode ser a criação de uma loja virtual. Neste guia abrangente, exploraremos as vantagens de uma loja virtual, os passos para criar uma de sucesso, estratégias de marketing online, exemplos reais e como o Sebrae pode apoiar o crescimento do seu empreendimento online. As Vantagens de uma Loja Virtual A criação de uma loja virtual oferece uma série de vantagens aos empreendedores. Eis algumas delas: Benefícios de uma Loja Virtual Alcance Global Sua loja virtual pode ser acessada por clientes em todo o mundo, ampliando seu mercado. Redução de Custos Os custos operacionais de uma loja virtual geralmente são inferiores aos de uma loja física. Disponibilidade 24/7 Sua loja está aberta o tempo todo, possibilitando vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Maior Conveniência Os clientes podem fazer compras a qualquer hora e de qualquer lugar, aumentando as vendas. Com uma loja virtual, você pode atingir um público global, reduzir custos operacionais, garantir disponibilidade 24/7 e oferecer maior conveniência aos seus clientes.
Tue Sep 26 11:34:55 BRT 2023
Como Identificar Clientes Através de Pesquisa de Mercado
A Importância da Pesquisa de Mercado Ao lançar um produto no mercado, é fundamental conhecer seu público-alvo. Os produtos existem para atender às necessidades dos consumidores, e ignorar essa etapa pode levar ao fracasso. Realizar uma pesquisa de mercado adequada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento.
Tue Sep 26 11:15:53 BRT 2023
Como conquistar e manter clientes
Conhecer o cliente A utilização do marketing tem por objetivo despertar no cliente que sua necessidade será satisfeita pelo produto/serviço, fato caracterizado como força de venda. A exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que apresente a relação positiva de custo-benefício, condições de negociação das empresas, já que o cliente está em busca da melhor proposta. Uma ferramenta muito importante no processo de conhecimento da concorrência é a chamada pesquisa de mercado, pois é por meio dela que o empreendedor obterá conhecimento do cliente a ser atingido, das suas forças e fraquezas estabelecendo com isso seu diferencial competitivo e de mercado. A venda para ser eficiente resulta no conhecimento do produto ou serviço oferecido, escuta ativa no sentido de coletar informações sobre os anseios dos clientes.
Tue Sep 26 10:46:57 BRT 2023
Varejo da Moda: Entendendo o Comportamento do Consumidor Atual
O Novo Consumidor da Moda O cenário do varejo da moda está em constante evolução, impactado por consumidores cada vez mais informados e exigentes. Este conteúdo explora o perfil de consumo atual, suas mudanças e como as empresas podem se adaptar.
Tue Sep 26 10:35:05 BRT 2023
10 Estratégias Eficazes para Divulgar Sua Empresa
Se você tem um negócio, mas enfrenta desafios para atrair clientes e aumentar sua visibilidade, saiba que existem estratégias eficazes que podem ser aplicadas de maneira econômica e impactante. 1. Marketing de Conteúdo O que é o marketing de conteúdo? É a criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso para atrair seu público-alvo. Exemplo prático: Se você possui uma padaria, pode criar um blog com receitas exclusivas e dicas de panificação. Isso atrairá entusiastas de pães e bolos para o seu site. Dicas para o sucesso Mantenha um blog com conteúdo interessante relacionado ao seu nicho de mercado. Utilize as redes sociais para compartilhar seu conteúdo e alcançar um público mais amplo. 2. Mídias Sociais O que são mídias sociais? São plataformas nas quais você pode se conectar com seu público e promover seus produtos ou serviços. Exemplo prático: Se você possui uma loja de roupas, use o Instagram para compartilhar fotos das peças mais recentes e o Facebook para promover vendas especiais. Dicas para o sucesso Escolha as plataformas de mídia social mais relevantes para seu público-alvo. Mantenha uma programação consistente de postagens para manter seu público envolvido.
Fri Sep 22 20:00:20 BRT 2023
Tome cuidado ao comprar pela internet
A escolha do fornecedor Escolher quem serão seus fornecedores é um daqueles momentos em que o empreendedor percebe que não trabalha sozinho e que precisa de parceiros que irão contribuir com o crescimento do seu negócio. A internet é hoje a principal fonte de pesquisa para encontrar fornecedores economizando tempo e dinheiro. A escolha de um bom fornecedor influencia diretamente no sucesso do seu negócio, na qualidade dos produtos, o prazo de entrega, inclusive no capital de giro da empresa. Por outro lado, a internet traz consigo alguns riscos, tais como: roubo de identidade, lojas online falsas, dados não criptografados, violações de dados, análises falsas, aplicativos falsos, Wi-Fi sem proteção e phishing mas é possível se proteger desses perigos tomando alguns cuidados. Diante de fornecedores desconhecidos, procure mais informações sobre o histórico da empresa. Veja sites de reclamações e converse com outros empresários.
Fri Sep 22 19:59:18 BRT 2023
Como montar um SAC na sua empresa
O que é? O Serviço de Atendimento ao Cliente ou SAC é um serviço oferecido por algumas empresas como um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente. Esta ferramenta pode ser considerada uma maneira de medir o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço consumido ou como uma possível solução para acolher reclamações ou esclarecer as dúvidas do consumidor.
Fri Sep 22 19:17:30 BRT 2023
3 Estratégias Poderosas para Diferenciar sua Loja Virtual
Introdução O cenário virtual é uma arena feroz, repleta de estabelecimentos disputando a atenção do cliente exigente. Mas, a pergunta persiste: o que verdadeiramente distingue uma loja da multidão? Será o preço, o atendimento ou até mesmo a velocidade de entrega? Neste artigo, desvendaremos segredos valiosos para elevar sua loja virtual a um patamar de destaque estratégico, pronta para conquistar o coração e a carteira dos consumidores.