Saiba como como lidar com funcionários da geração X, Y e Z
Conforme o tempo vai passando, a sociedade vai se moldando e resultando em pessoas com personalidades muito diferentes do que as da geração anterior. Dentro de cada grupo, existem comportamentos em comum, que aparecem de maneira generalizada. Isso não significa que as pessoas possuem a mesma personalidade das outras, somente porque nasceram na mesma época. Mas é possível encontrar pontos em comuns entre elas, inclusive no ambiente profissional.
Pode surgir a pergunta de como lidar com esses grupos dentro de uma empresa. Cada funcionário, independentemente de sua geração, vai se comportar de maneiras diferentes a um mesmo estímulo. É fundamental levar essas características particulares de cada pessoa somadas com o que se espera da geração a qual ela pertence.
Antigamente era mais fácil estudar as gerações, mas hoje em dia as características se fundem e fica difícil separá-las. As mudanças sociais aparecem cada vez mais rápido. Estudos mostraram a cada dezena de anos se formam novas personalidades, o que antes levava aproximadamente 15 anos para acontecer.
As características mudam a forma de pensar, agir e consumir. No ambiente de trabalho, os traços também podem ser fortes influências para o jeito em que os funcionários enxergam a empresa, seu cargo e a maneira de definir seus objetivos.
A nomenclatura de tal geração foi usada pela primeira vez e criada no ano de 1950. O responsável pelo termo foi Robert Capa. Essa geração começou a crescer e formaram-se grupos hippies, em 1970. Eles construíram suas ideologias particulares, mas abandoaram esse estilo de vida no meio do caminho, para entrar no mercado de trabalho.
Foi uma a primeira geração a acompanhar a evolução da tecnologia. Acompanharam o surgimento do telefone celular, a criação do computador com internet, fabricação de impressoras e utilização de e-mail pessoal, com acesso de qualquer computador com rede de internet. O que causou uma revolução.
Ambiente de trabalho geração X
Na fase adulta, tiveram que se esforçar muito em relação a empresa. Não era nada fácil sustentar uma família e a própria rotina. O custo de vida era muito mais caro. Para um mínimo de conforto, trabalharam muito e não tiveram tempo de viver os próprios sonhos.
O propósito de vida era construir uma carreira sólida, na qual pudessem operar o restante de suas vidas. Não havia troca de emprego como hoje. As pessoas eram persistente e tinham medo da mudança no trabalho.
Como lidar com a geração X
É preciso ter paciência quando pessoas mais jovens dão ordens, conselhos ou ensinamentos. Ainda existe na mente desse grupo a ideia de hierarquia, onde se começa de baixo até chegar no topo. A geração X sempre aprendeu com os mais velhos e ensinaram os mais novos, o que não acontece hoje em dia. Então fluxo inverso pode ser motivo de incômodo.
Deve-se transpassar a segurança de um emprego fixo e mostrar a eles que podem construir na sua empresa uma carreira sólida. Se pode confiar nesses funcionários. Afinal, seja lá o que fizerem, será bem feito. A geração X dá conta de suas atividades com muita facilidade. Muitos deles passam por diversas fases, até virar chefe. Costumam ser ótimos candidatos e possuem bastante experiência.
Considera-se pessoas da geração Y aqueles que nasceram entre as décadas de 80 e 90. Eles conseguiram proporcionar a si próprios uma excelente qualidade de vida, ultrapassando as barreiras da geração anterior.
Junto com esse grupo da sociedade, foram inventadas as mais variadas tecnologias. Eles cresceram jogando videogames, assistindo canais fechados de televisão. Quando vieram ao mundo, a tecnologia não só existia, como já tinha evoluído e estava presente nas mais diversas famílias. Eles cresceram acostumados com ela.
Diferente de seus pais, na geração anterior, que sofreram muito devido à instabilidade financeira, eles conseguiram ter uma vida melhor. A geração X tentou proporcionar aos seus filhos tudo aquilo que não tiveram. Foram os primeiros homens e mulheres de uma era globalizada. As fronteiras geográficas foram lentamente se derrubando e começou a ser fácil conectar pessoas de diferentes localizações.
Ambiente de trabalho geração Y
Conviveram com muitos estímulos no seu desenvolvimento e começaram a fazer múltiplas tarefas. Antes deles, dificilmente se deixava um emprego para conseguir outro em uma área que proporcionava lazer. O dinheiro parou de ser a única importância no ramo profissional, dando lugar também à realização pessoal.
Foi a geração Y que introduziu a troca de emprego. As trocar aconteciam para assumir cargos mais altos, salários melhores, maiores chances de desenvolvimento e crescimento na carreira.
Devido a influência de tecnologia, os jovens começaram a melhorar seu aprendizado e começaram a ultrapassar o conhecimento das gerações anteriores. Foi a primeira vez que a hierarquia de ensinamento foi quebrada.
Como lidar com a geração Y
Eles vivem no presente, não é preciso mostrar que ele pode construir uma grande carreira, provavelmente eles não irão desejar o cargo atual para o resto da vida. Salários bons e um ambiente agradável são bastante chamativos. Pode lhes dar diversas atividades, mesmo que bem distintas uma das outras, eles provavelmente irão lidar com facilidade todas elas.
É possível atrair bons candidatos para o emprego, utilizando causas que a empresa defende. São imediatistas, então sabem lidar rápido com os problemas que devem resolver. Permita um pouco de ousadia na profissão, para que eles possam trazer novas soluções no meio empresarial.
Comporta pessoas nascidas de 1991 até 2010. Se as pessoas da década anterior nasceram com o inicio da tecnologia, a geração Z chegou quando ela já havia tomado o mundo, devido à sua rápida expansão e evolução.
Os chamados nativos digitais, estão sempre conectados, seja pelo smartphone, computador, jogos, redes sociais ou outros. Para eles, a geografia não é o suficiente para distanciar duas pessoas.
Hoje em dia, diferentemente da geração X, as pessoas estão largando seus empregos seguros, para se jogar nos próprios sonhos. Vemos relatos de pessoas que rodaram o mundo, conheceram várias culturas ou que ganham muito dinheiro trabalhando de casa.
Podem exagerar no tempo que passam na vida digital e esquecerem da importância dos laços afetivos com pessoas próximas, o que leva ao isolamento social.
Ambiente de trabalho geração Z
A geração Z cansou de ver as pessoas trabalhando sem viver a própria vida. Começaram a fazer o que gostam.
O lado negativo é que eles dificilmente conseguem ouvir. Por anos, a comunicação entre as empresas e pessoas existiam em apenas uma via. O receptor dificilmente poderia responder uma mensagem que lhes foi entregue. Na era digital, a comunicação passou a ser uma mão de duas vias e começou a surgir a resposta dos clientes para as marcas.
Como lidar coma geração Z
Eles começaram sua carreira recentemente, então é possível ensiná-lo sobre novas atividades exatamente como você deseja. São excelentes quando se trata de tecnologia. Apesar de estarem no começo de sua vida profissional, são decididos.
Se aceitaram sua proposta de emprego, existe a grande probabilidade de estarem ali porque gostam. Use o prazer pelo trabalho a seu favor, porque quando as coisas são feitas com amor e vontade, o resultado final é melhor.
Dicas para trabalhar em harmonia
Evite julgar as pessoas no ambiente de trabalho, elas têm o total direito de agir diferente de você diante de alguma experiência. Não separe as pessoas de acordo com as datas de nascimento. O melhor a fazer é entender que cada pessoa é um ser individual e que passou por diferentes situações.
O desempenho das pessoas, mesmo dentro da mesma geração pode ser maior ou menor, dependendo da motivação pessoal. É preciso criar um ambiente de trabalho onde todos possam interagir entre si, independentemente da idade. Caso esse cenário não surja espontaneamente, arrisque fazer um happy hour ou algum outro tipo de confraternização.
Ao contratar novos profissionais, deve haver o estímulo para que eles sejam bem recebidos na empresa e sintam-se confortável o quanto antes. Quando existe harmonia nas empresas, até a produção aumenta e ambiente de trabalho se torna mais agradável.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?