this is an h1

this is an h2

Thu Aug 11 12:19:30 BRT 2022
Planejamento | CAPACIDADE PRODUTIVA
4 dicas para conciliar empreendedorismo com maternidade

Montar uma empresa é a solução para quem quer flexibilidade no trabalho e tempo para os filhos. Veja o que separamos para organizar sua jornada de trabalho.

· Atualizado em 11/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil vem assistindo ao expressivo e consistente crescimento do empreendedorismo feminino. Embora, no conjunto das empresas brasileiras, as mulheres ainda estejam em desvantagem e representem 34% dos donos de negócios, quando considerados somente os empreendimentos recentes, essa proporção já é de paridade.

Ao todo, existem cerca de 24 milhões de empreendimentos liderados por mulheres no país, e parte expressiva delas optou pelo empreendedorismo como forma de encontrar mais tempo para estar perto da família. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do primeiro trimestre de 2022, cerca de 50% das proprietárias de negócios estão no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. Em relação aos homens, 35% dos donos de negócios se concentram no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção.

Quando o assunto envolve maternidade, os números são ainda mais significativos: de acordo com uma pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME), uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil, 68% das donas de negócio do país começaram a empreender depois de terem filhos. 

Quem se torna mãe acaba vendo no empreendedorismo uma saída para a geração de renda devido a dois motivos principais:

  • As empresas não estão preparadas para acolhê-las. Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas mostra, por exemplo, que 50% das mulheres perderam o emprego em um período de dois anos após se tornarem mães.
  • A licença-maternidade não é adequada à rotina de cuidados que uma criança pequena exige.

Se, por um lado, o empreendedorismo mostra-se como uma saída para as mulheres que enfrentam dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho após a maternidade; por outro, conseguir administrar o tempo em uma jornada de trabalho na maioria das vezes dupla ou tripla pode acabar se tornando um problema, e não uma solução.

Assim, para as mães que têm necessidade de empreender para conciliar o trabalho doméstico com o cuidado com os filhos, separamos cursos e ferramentas para capacitá-las a tirar o melhor proveito da situação e desenvolver um novo negócio que gere muita renda.

Para conseguir desenrolar o seu negócio, a nossa dica é que você atue em um setor cujos processos já conheça e em que tenha alguma experiência. Se você é da tecnologia, por exemplo, pode montar uma startup ou uma empresa no ramo. Agora, se o seu negócio é cozinhar, pode investir em um empreendimento de marmitas.

Use a criatividade para perceber onde estão os seus talentos e conte com as nossas ideias de negócio para transformar essa vocação e experiência em um empreendimento de sucesso. 

Algumas ideias:

  • Criar uma loja virtual de nicho, aproveitando as ineficiências do mercado.
  • Criar cursos on-line, aproveitando sua experiência ou atuação em uma determinada área.
  • Criar um blog especializado para comercializar espaços publicitários.
  • Tornar-se uma franqueada de outras empresas, para revenda de produtos em troca de comissões.

Nós fizemos diversos estudos sobre mais de 350 ideias que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoiar a sua tomada de decisão. Conheça e escolha o negócio certo para você acessando aqui!

Muitos problemas nos primeiros anos de um negócio podem ser evitados com uma boa gestão financeira. Por isso, oferecemos um curso on-line e gratuito para que você saiba como se posicionar para controlar as finanças no seu futuro empreendimento.

Você já sabe que a necessidade de planejamento é uma realidade, então aprenda a fazer a análise e o controle das atividades financeiras da sua empresa para que seja possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, maximizar seus resultados.

Ao compreender o que envolve a gestão financeira, você terá autonomia para fazer o fluxo de caixa de sua empresa, bem como o controle do giro de caixa e da verificação de estoques. Vamos lá?

É imprescindível que o seu novo empreendimento caiba na sua rotina e que não tome mais do tempo que tem disponível. Assim, você deve mapear tudo, levando em conta as suas atividades diárias em casa e como a sua rede de apoio pode ajudar.

Então a nossa dica é: faça uma lista com as suas tarefas para priorizá-las e conseguir realizá-las com sucesso. Deixe também um tempo livre para cuidar de si mesma, para não se sobrecarregar, e procure dividir as demandas de casa.

Na internet, existem vários aplicativos que vão te ajudar nessa empreitada de organizar as responsabilidades, gerenciar seu tempo e lembrar os compromissos. Confira alguns deles:

  • Planners Sebrae: ferramenta para você planejar as ações do seu empreendimento em curto, médio e longo prazo, podendo organizar a sua rotina de trabalho.
  • Trello: ferramenta de gerenciamento de projetos em listas que são ajustadas para atender às suas necessidades.
  • Asana: ferramenta para gerenciar a sua equipe (ou a rede de apoio envolvida na sua rotina) e os projetos de que todos participam.
  • Pomodoro: ferramenta simples e eficaz para administração do tempo.
  • Agenda Google: ferramenta para que você possa organizar todos os seus compromissos.
  • Todoist: ferramenta para que você possa priorizar as suas demandas e ter controle sobre elas.

Para lidar com os novos desafios, é importante contar com uma rede de apoio, especialmente no início das atividades. Nesse momento, parentes e amigos podem fazer toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?