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Wed Nov 16 20:26:36 BRT 2022
Planejamento | GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS
Agro Futuro auxilia produtores rurais a escalarem seus negócios

Programa conta com consultoria de especialistas que visitam as propriedades, identificam problemas e apresentam soluções.

· Atualizado em 16/11/2022
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O Brasil é o terceiro maior produtor de leite no mundo, gerando mais de 34 bilhões de litros por ano, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As pequenas e médias empresas predominam no setor e geram quase quatro milhões de empregos.  

Apesar de não figurar entre os maiores produtores de leite do país, o Rio de Janeiro ganha destaque. O estado produziu, no último trimestre de 2021, cerca de 249,8 milhões de litros de leite. Destes, metade foi adquirida pelos produtores rurais da região serrana. 

Produzir em alta escala no campo não significa ser da região e herdar a profissão. Em alguns casos, o sucesso vem da visão de negócio e resiliência, como é o caso do empresário André Medeiros. 

Morador da capital fluminense e dono de uma pizzaria, ele decidiu ser produtor rural. Comprou um pedaço de terra e uma vaca em Cachoeiras de Macacu, região serrana do Rio de Janeiro, acreditando que somente essas ferramentas seriam suficientes para alcançar o seu objetivo de produzir leite e derivados. Com o passar do tempo, percebeu que precisava conhecer mais sobre o setor porque as metas não estavam sendo alcançadas. 

Foi quando conheceu o Agro Futuro, do Sebrae. O programa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), fomenta o empreendedorismo rural de micro e pequenos produtores. 

Consultores auxiliam os empreendedores do campo nas áreas técnica e gerencial, desde a análise do solo à criação e manejo do gado, passando pelo suporte na elaboração do plano de negócio. 

Na primeira consultoria, André percebeu que abrir um negócio rural é diferente do urbano e que apenas ter um pedaço de terra não era garantia de sucesso.  “Com o programa, entendi que o meu negócio precisava de planejamento. De 40 litros de leite, passamos para 800 litros por dia. Daqui há dez anos, imagino a empresa prosperando mais”, comemora o empreendedor. 

Como empreender no campo

Existem duas características bem fortes na agropecuária do Brasil. Uma delas é a de que 90% dos empreendimentos são representados por micro e pequenos negócios (até 100 animais). Outro é a baixa profissionalização. 

Para Claudia Stelling, analista de agronegócios do Sebrae Nacional, os empreendedores precisam quebrar essas barreiras e entender que um negócio rural é como qualquer outro e que o sucesso depende muito da qualificação profissional. “Tanto um negócio rural quanto urbano necessitam de planejamento. Além do mais, é fundamental a organização, e identificar quais os custos e gargalos para abrir a empresa. Então, preparo e entendimento no setor são peças-chave e agregam valor ao negócio”, reforça a analista. 

Saiba mais: Sebrae oferece cursos gratuitos para pequenos produtores rurais

Etapas 

Para alcançar os objetivos e metas do negócio, a primeira iniciativa é fazer um diagnóstico minucioso e bem elaborado da atividade na qual se pretende empreender.

O programa ajuda a definir o plano de negócio com todas as etapas (metas e objetivos, por exemplo) e saber quanto será necessário para abrir o negócio e prazo para o retorno financeiro da atividade. “O planejamento é um retrato da visão de curto, médio e longo prazo. Onde se quer chegar, qual o potencial inicial da atividade e de que forma aportar recursos. Cada etapa deve ser bem desenhada, caso contrário, o empreendedor desanima acreditando que o desafio não é rentável”, diz Claudia. 

Também é importante destacar que cada negócio tem seus anseios de mercado e, por isso, cada plano deve ser personalizado. Por isso, o Sebrae realiza consultorias individuais nas quais analisa o tipo de negócio que tem ou que deseja abrir, e o diferencial para descobrir as chances de o negócio ser rentável e escalável. 

Resiliência

Para Carlos Mendes, analista de negócios do Sebrae/RJ, ter uma mente empreendedora, paciência e estar aberto a novas possibilidades são essenciais para o crescimento da empresa. “Na zona rural, nada é rápido, tudo leva tempo de maturação. Se o produtor não tiver uma mente aberta para entender esse processo e resiliência, muito provavelmente irá desistir do negócio”, sublinha. 

Novidade

As ferramentas digitais têm ajudado muitos produtores a potencializarem seus negócios. Por isso, o Sebrae, em parceria com a Senar, está na fase de desenvolvimento de um aplicativo com objetivo de tentar sanar as dificuldades dos produtores rurais e levar as melhores soluções ao produtor. Confira aqui o conteúdo completo do programa Prospera Agro, com apoio do Sebrae.

Quer potencializar o seu negócio ou ainda não sabe como iniciar uma micro ou pequena empresa do campo?


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