this is an h1

this is an h2

Mon Jul 11 02:15:11 BRT 2022
Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Análise do ponto de venda – O que é uma boa loja?

A loja que se posicionava apenas como espaço físico de venda de produtos está com seus dias contados.

· Atualizado em 11/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em tempos de varejo virtual, o ponto de venda precisa sair da zona de conforto e ganhar naquilo que se tornou tão desejado nos tempos que vivemos: a proximidade. Entenda o que é relevante para o seu consumidor e aproxime-se para trazer soluções. Colocar-se no lugar do cliente é uma excelente estratégia para analisar seu negócio. A experiência que o cliente tem por meio dos estímulos sensoriais – tudo o que ele vê, sente, toca – criará uma vivência pela qual a sua marca será lembrada.

Mesmo os mais óbvios passos podem se perder em todos os detalhes de planejar e suprir uma loja. Em poucas palavras, a imagem de uma loja é formada basicamente por aquilo que ela comunica, desde o ponto de venda até suas mídias. Essa comunicação pode ser visual ou verbal. Ou seja, comunicamos muito ao cliente mesmo antes de ele entrar na nossa loja.

Quem nunca foi fisgado por uma loja ou então sentiu repulsa e passou direto sem nem cogitar dar uma parada para aquela tradicional olhadinha? Para facilitar a análise deste comportamento, separamos aqui em duas etapas alguns pontos importantes para a sua reflexão:

FAVORITAR
Botão favoritar
Etapa 1

Aspectos visuais - Aqui consideramos tudo aquilo que o cliente observa sem ao menos precisar conversar com a equipe. Afinal de contas a loja é um vendedor mudo!

  • Visualização: criatividade da vitrine, harmonia entre os elementos usados e o posicionamento da loja, estímulos visuais e visualização do espaço interno. Não esqueça de observar a limpeza e conservação da sua fachada!

  • Acessibilidade: localização do ponto, acesso para pessoas  com deficiências, estacionamento e segurança;

  • Ambientação: luz correta, cores, música ambiente e essências para dar aquele cheirinho personalizado;

  • Layout: circulação, disposição de displays, prateleiras e bancadas, espaço bem aproveitado, mapeamento de gôndolas por visualização;

  • Merchandising: fluxo conduzido de clientes, destaques de produtos e aquela ambientação que faz a sua loja se destacar das outras. Afinal de contas quem quer ser mais um na multidão?

FAVORITAR
Botão favoritar
Etapa 2

Aspectos relacionais: A percepção do ponto de venda físico somada ao atendimento recebido é que fará a experiência do cliente acontecer.

  • Atendimento: O consumidor é protagonista neste novo varejo e uma nova jornada precisa ser construída para este relacionamento. É preciso entender para atender!

  • Vendas: A venda é atendimento somado ao entendimento das reais necessidades. É desenvolver a habilidade de oferecer produtos exclusivos para suprir a necessidade do seu cliente.

  • Encantamento: Atendimento personalizado e forte relacionamento. Isso é o que faz com que seus clientes virem fãs!

Que tal você passar a observar a sua loja com o olhar do seu cliente? Com essas dicas práticas que selecionamos aqui, temos certeza de que você descobrirá muitas oportunidades para melhorar ainda mais a percepção que o seu cliente tem da sua loja. Bora praticar?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?