this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 21:30:19 BRT 2022
Planejamento | GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS
Ano Novo, hora de renovar seu estoque e aumentar os lucros

Confira as dicas para abastecer o seu empreendimento na medida certa, evitando sobras ou falta de produtos no estoque.

· 21/12/2022 · Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ano novo e novos desafios surgem no horizonte do seu negócio. O momento é de fazer o planejamento, traçar os caminhos a serem percorridos para ter bons resultados. O plano de negócios é uma ferramenta que vai ajudar você a melhorar a performance e aumentar seus lucros. E para começar bem o ano, aproveite janeiro para fazer a gestão da sua reserva. Isso vai permitir que você realize promoções das sobras das festas de final de ano sem prejuízos.

O mês também é propício para planejar, não só estrategicamente como financeiramente, a aquisição de novos estoques. O Sebrae vai ajudar você a conhecer melhor esse assunto.

Buscar o equilíbrio da sua reserva é fundamental para o sucesso do seu negócio. Lembre-se que a falta de produtos para revenda em um comércio, por exemplo, gera perda de vendas e, em consequência, prejuízo financeiro para o fluxo de caixa da empresa. Por outro lado, o empreendedor não pode sair comprando demais e, assim, comprometer todo seu capital de giro que, aliás, como estamos em um início de ano, pode estar baixo.

Aí, surge a pergunta: Quanto comprar? Para saber quanto comprar, devemos primeiro dimensionar a quantidade mínima necessária dos estoques.

E o que é estoque mínimo?

É a menor quantidade de produtos que é necessária para o bom funcionamento de uma empresa, sem que nenhum cliente fique sem o item desejado.

 

Fórmula para calcular o estoque mínimo
Estoque mínimo = (consumo médio diário (*) x tempo de reposição)
(*) consumo médio diário =
(consumo das mercadorias em um determinado período /
dias deste período)

Exemplo prático: Uma loja de calçados vendeu em um mês 120 pares de chinelos, e seu fornecedor leva 15 dias para fazer uma nova entrega. Qual é a reserva mínima desse produto?

 Aplicando a fórmula, teremos:

  • Consumo médio diário: 120 / 30
  • Consumo médio = 4 pares dia.
  • Estoque mínimo = 4 x 15 
  • Estoque mínimo = 60 pares.

Portanto, ao atingir a quantidade de 60 pares de chinelos na reserva, a loja já precisa realizar uma nova ordem de compra ao fornecedor, já que esse número indica que ela só possui reserva do produto suficiente para cobrir a demanda do mercado até o prazo oferecido pelo fornecedor para a entrega dos novos produtos.

É importante ressaltar que a reserva mínima irá variar de produto a produto e de empresa a empresa, portanto, não há um número padrão. 

Finalizando, iniciar o ano com a certeza de realizar compras compatíveis com as vendas, sabendo calcular os estoques mínimos de cada produto, evitando assim comprometer o capital de giro de seu negócio, é de extrema importância. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

Aproveite para conhecer os cursos que o Sebrae preparou para o sucesso do seu negócio. 

Saiba mais:

Curso: Mantendo o estoque em dia

WhatsApp: Controle da movimentação financeira

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?