Manter a qualidade no seu negócio é a chave para ser mais competitivo no mercado.

O contexto econômico e social que vivemos atualmente trouxe uma reviravolta para o varejo. A internet inundou de produtos e informações o consumidor e trouxe inúmeras facilidades no processo de compra. Naturalmente, o consumidor tornou-se mais seletivo, pois facilmente pode comparar produtos e serviços. Mas onde está o diferencial decisivo para o cliente efetuar a compra? Na verdade, este não é apenas um fator, mas a reunião de qualidade, preço e experiência de consumo.
O ponto inicial é qualidade, sem dúvida. O consumidor tem à sua disposição uma gama infinita de produtos e ,exatamente por isso, está mais exigente. Se o seu produto não tiver qualidade, já será descartado no início da busca. A qualidade envolve as características do produto e a percepção do cliente. E, justamente por isso, precisa ser monitorada.
Abrir seu próprio negócio é uma experiência incrível, e todo esforço tem mais sentido quando você consegue ter uma boa relação com os clientes e seu atendimento é elogiado. Mas, com o passar do tempo, às vezes, o padrão de qualidade fica comprometido, o que pode pôr tudo a perder. Então, mesmo que você tenha certeza da qualidade do seu produto, precisa monitorá-la para não perdê-la de vista! Para te ajudar, separamos dicas, inspiradas no post do Sebrae São Paulo, para você entender como manter a qualidade na sua empresa.
Sistemas de medição
Há um ditado no mundo dos negócios que diz: “quem não mede, não gerencia”. Ou seja, se você quer administrar bem, saiba tudo o que está acontecendo! Para isso, os sistemas de medição são essenciais. Você tem que olhar todas as áreas do seu negócio e identificar onde você pode criar um controle. O estoque, por exemplo, é uma área que precisa de controle: você precisa saber quantos produtos entraram, quantos saíram e qual é o prazo de validade. Só com registros é que você criará formas de melhorar o seu negócio.
Controles precisos, completos e simples
Porém, não crie sistemas de medição muito complexos, os controles devem ser precisos e completos, mas devem ser bem simples. Então, só levante os dados que são realmente relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você tem um restaurante, pode fazer a medida de quanto tempo cada prato leva entre o pedido e a mesa do cliente. É um controle bem simples mas pode te dar informações valiosas sobre os processos da empresa. Neste exemplo, se os pratos demoram demais para chegar e por isso seus clientes estão insatisfeitos, se a organização da entrada e saída das entregas está correta ou ainda se a produção na cozinha deve ser otimizada. Busque sempre objetividade nas análises.
Faça um fluxograma
Faça um fluxograma para entender toda a estrutura da sua empresa. Um fluxograma é um desenho de todas as áreas de um negócio e as interações que elas têm no funcionamento da empresa. Como cada área deve ter um controle, você vai entender quais delas precisam estar integradas para trabalhar bem.
Informatize seus sistemas
Vamos utilizar o exemplo de um depósito de materiais para construção, digamos que você tenha um grande estoque de telhas. Com sistema de medição integrado, toda vez que uma telha for vendida e registrada no controle de vendas, automaticamente uma telha terá que ser excluída no controle de estoque porque um depende do outro. Por isso, informatize os seus controles! Vários programas acessíveis têm essa funcionalidade.
Interprete os dados
Depois de criar e integrar os indicadores, comece a interpretar os dados. Avalie se os números e os registros levantados estão corretos. E verifique se seus clientes estão satisfeitos com o padrão de atendimento que você constatou. Essas respostas vão falar muito sobre o padrão de qualidade do seu negócio, e você poderá transformar o que está ruim e aprimorar ainda mais o que já está bom. Ou seja, vai no caminho certo do sucesso!
Os seus esforços na manutenção da qualidade agregam confiança e qualidade à marca. Os processos ficam mais eficientes e toda a equipe fica mais produtiva. Se você precisa de ajuda para controlar a qualidade na sua empresa, procure o Sebrae, pois nós podemos te ajudar!
Foi um prazer te ajudar :)