No meio de uma crise econômica, como se preparar para um futuro próximo? Veja 4 passos para retomar seu negócio e voltar a vender de forma criativa e realista.

Diante de uma situação sem precedentes, como se organizar e encontrar oportunidades na crise? A seguir você vai saber como segurar o dinheiro no caixa, como pedir um empréstimo, como analisar seus clientes e como voltar a vender de forma criativa e realista.
Antes de começar, uma dica: neste momento, curto prazo é mais importante que longo prazo. Se você não sobreviver no curto prazo, não adianta ter se preparado para o longo prazo. Comece a mudança agora. Siga o caminho abaixo e retome o crescimento da sua pequena empresa em 4 passos:
1. Organize e proteja seu caixa
O caixa é rei. Isso significa que, antes de pedir um empréstimo ou pensar em fazer uma grande mudança, você deve organizar seu caixa. Tenha uma visão clara de todas as áreas da sua empresa. Você vai perceber que ainda existem pagamentos que podem ser negociados e recebimentos que podem ser adiantados. Confira o que recomendamos fazer em cada caso:
Clientes
Organize seus clientes em listas desde os que mais compram (ou compravam antes da pandemia) até os que menos compram. Para aqueles que mais compram, você pode ligar e fazer uma pesquisa. No passo 3 explicamos melhor como e por que tomar essa ação. Um bom gerenciador de clientes será necessário neste momento.
Aproveite para analisar quais compram à vista e quais compram a prazo. Caso a maioria dos seus clientes compre à vista, foque nesta forma de cobrança, adicionando juros altos no parcelamento. Caso a maioria prefira comprar a prazo, a estratégia deve ser outra: deixe os juros embutidos, mas diga que pode parcelar no preço de à vista.
Se tiver dúvidas, prefira vender à vista: você precisa de dinheiro agora. Nos outros casos, você pode escolher entre vender usando cartão de crédito ou boleto. Lembre-se de que o boleto pode ser mais cômodo para o seu cliente, mas você terá que contatá-lo com frequência lembrando de pagar. Nessas horas, é essencial usar um emissor de boletos com notificações automáticas de cobrança.
Estoque
Faça uma lista dos seus produtos organizando-os do mais vendido para o menos vendido. Para isso, é bom usar um relatório de giro de estoque, especialmente se você vende muitos produtos. Giro significa a capacidade deste produto se tornar dinheiro, ou seja, produtos de maior giro são os que você mais vende.
Com esta lista em mãos, planeje promoções e descontos usando esta tática: quanto menor for o giro do produto, maior desconto ele deve receber. Além disso, pare de (ou evite ao máximo) comprar este produto do fornecedor. Produto parado no estoque é dinheiro que não está entrando para você, portanto só compre o que realmente tiver muita saída.
Fornecedores
Separe-os entre os fornecedores mais relevantes e menos relevantes para você, usando essa estratégia de ver qual produto está vendendo mais. Reduza os pedidos dos menos relevantes (lembre-se de que eles são importantes para alguém) e estreite relações com os mais relevantes.
Colaboradores
Analise como você e sua equipe podem tornar as horas de trabalho mais produtivas. Aposte em tecnologia e automatização de tarefas. Se você precisar reduzir os salários dos seus colaboradores, verifique quais medidas provisórias do governo se aplicam à sua situação. Se suas vendas diminuíram, você também pode antecipar as férias de alguns funcionários.
Investimentos
É melhor buscar investidores para sua empresa do que você mesmo investir agora. De acordo com Marcos Perillo, CFO da Conta Azul:
“todos os investimentos com prazo de retorno esperado acima de 6 meses devem ser suspensos.”
Despesas
Tudo o que não for imprescindível deve ser revisado. Verifique se é mesmo urgente fazer aquela viagem, investir em marketing pago e comprar produtos que não são carro-chefe.
2. Se você precisa de empréstimo, conheça suas opções
Existem diferenças entre empréstimo, investimento e financiamento. Se você já protegeu seu caixa e ainda está precisando de dinheiro, neste passo você poderá definir o tipo de empréstimo ideal para o seu negócio.
Empréstimo, financiamento ou investimento
Na prática, a diferença entre as três tomadas de recursos é simples: para pedir empréstimo, você não precisa necessariamente dar uma garantia, por isso os juros costumam ser mais altos que no financiamento, cuja garantia é o bem que está sendo negociado. Já o investimento implica em sociedade. O investidor entra como sócio e passará a receber parte dos seus lucros.
Tipos de empréstimo
Dentre os tipos de recurso utilizados para conseguir dinheiro, os mais comuns são o crédito para capital de giro, a antecipação de recebíveis (de vendas parceladas, por exemplo), o crédito MRR (baseado na sua receita recorrente mensal), o crédito consignado e as linhas de crédito emergenciais, como o Pronampe. Leia mais sobre cada tipo de empréstimo.
Pronampe
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi criado durante a crise do Covid-19 como alternativa de crédito emergencial para pequenas empresas. Confira a última atualização sobre o Pronampe, suas taxas, prazos e quem tem direito de pedir empréstimo por meio dele.
Como convencer alguém a te emprestar dinheiro
Apresente um book da sua empresa. É um material impresso ou em PDF que reúne informações básicas sobre a sua empresa, criado para ser apresentado ao banco ou a algum investidor. Ele é indicado para facilitar o processo e para que você consiga condições melhores, como maior parcelamento e menores juros. Confira os pontos essenciais para você criar seu book:
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História da empresa;
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Big numbers (principais números, como clientes, receita mensal média, entre outros);
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Estratégias para o momento (impactos do Covid-19 no negócio);
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Prioridades (onde o dinheiro será aplicado);
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Verba (quanto você está pedindo emprestado);
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Informações financeiras (relatórios de fluxo de caixa e DRE dos últimos 3 meses);
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Projeções (se houver);
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Garantias (se houver).
Saiba no detalhe onde encontrar todos estes pontos no artigo:?Empréstimos e recursos para superar a crise.
3. Faça uma pesquisa e busque oportunidades nas respostas
No passo 1 deste artigo, você viu que precisa encontrar os clientes que mais compram da sua empresa para focar neles. Agora que você já sabe quem são, é hora de fazer uma pesquisa qualitativa, em que você dá a oportunidade de seu cliente desenvolver a resposta.
Pegue um caderno e caneta e separe uma folha por cliente. Ligue para cada um deles e faça uma entrevista com perguntas abertas. Valem perguntas, como:
- O que mudou na sua rotina desde a pandemia?
- Em que bairro você mora?
- Do que você está mais precisando ou sentindo falta?
- O que você deixou de comprar?
- O que você passou a comprar?
- Existe algum serviço que você não encontrou?
- Como eu poderia melhorar o meu processo para te atender melhor?
Adapte as perguntas para o seu tipo de negócio, e não seja tímido. Você pode enviar uma mensagem por Whatsapp perguntando se pode ligar e em qual horário fica melhor. Pense que alguns clientes estão precisando de serviços e produtos que você nem imagina.
Veja as dicas de como vender mais com WhatsApp Business neste vídeo:
4. Coloque em prática uma nova forma de vender
Aproveite o momento da pesquisa para avaliar como você pode adaptar seu tipo de produto ou de entrega para os seus clientes. Aqui vai uma dica importante: a não ser que seja impossível continuar no seu segmento durante o isolamento social, o ideal é buscar formas de adaptar o que você faz de acordo com a nova realidade do cliente.
Lembre-se de que seu objetivo é encontrar um problema do seu cliente que você possa solucionar. Se você for para um ramo que não conhece, estará tentando solucionar um problema com o qual nunca teve que lidar, e isso pode ser muito mais difícil do que apenas adaptar a forma como você vende ou entrega seu produto.
Criatividade e empatia são fundamentais
Quando você compreende os problemas dos seus clientes, você encontra oportunidades que antes da pandemia não eram visíveis. Por exemplo, se os seus clientes não estão saindo de casa, o que você pode fazer para que eles recebam o melhor atendimento sem irem até sua loja?
Renato Mendes, autor do best-seller Mude ou Morra, falou sobre isso no curso online Plano completo para retomar as vendas durante e pós-crise. Aqui vão algumas dicas dele do que fazer e não fazer na hora de colocar em prática a mudança:?
- Se você não tem um e-commerce (loja virtual), não é hora de montar um do zero.
Em vez disso, use plataformas digitais gratuitas para vender seus produtos, como o Mercado Livre, ou venda produtos de outras lojas, como o Magazine Luiza por meio do Parceiro Magalu. - Se o seu serviço aparentemente não funciona de forma online, pense se existe um jeito de mudar isso.
Renato cita um dono de academia que manteve as portas fechadas, mas passou a alugar os equipamentos da academia para prédios e condomínios; uma pizzaria que montou um drive-thru improvisado no estacionamento; e uma costureira que recebia os pedidos por WhatsApp e entregava as roupas por Uber. - Se seu serviço realmente só funciona de forma presencial, como restaurantes, terapias, hotéis, entre outros, crie uma lista de espera.
Mesmo que as medidas de isolamento sejam abrandadas, talvez o seu cliente não seja o primeiro a pôr o pé para fora de casa. Isso depende muito da sua cidade e da situação em que seus clientes se encontram, e você vai saber na hora das entrevistas. Em todo caso, vouchers e listas de espera são uma ótima maneira de manter dinheiro entrando e negociar serviços para depois da pandemia. Ofereça descontos e combos com um prazo longo para expirarem.
Agora que você viu algumas dicas para transformar a crise em oportunidade, é importante se perguntar como será o perfil do seu cliente pós-pandemia, e como seu produto ou serviço se destaca dos demais.
Ao reunir estas respostas, você estará se preparando não só para sair da crise, mas para ter um crescimento sólido para muito além dela.
E caso seu negócio já possa ser reaberto, veja as orientações para a reabertura.
Escrito por Vinicius Roveda, CEO e cofundador da Conta Azul.
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Aluguel de imóveis para o seu negócio: o que é importante saber
Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher o melhor imóvel para alugar e montar o seu negócio. Então, fique atento nessas dicas, inspiradas no post do Sebrae São Paulo, sobre como locar imóveis para empresas. Faça um planejamento Antes de qualquer ação, antes mesmo de negociar valores, data de pagamento e o prazo de locação, você deve analisar se o local é mesmo adequado para o seu negócio. Para isso, faça um planejamento, listando tudo o que você precisa ter ali. Por exemplo, se uma empresa trabalha com grandes máquinas, o imóvel alugado tem que suportar altas voltagem de energia elétrica. Isso tem que ser checado antes, pois depois de fechar negócio, não adianta muito reclamar. O ideal é fazer uma lista - coloque no papel todas as suas necessidades. Só então, vá atrás de um imóvel que atenda as exigências e já desista também dos que não se encaixam muito no perfil. Nesta fase, também é muito importante ficar atento ao Plano da Lei de Zoneamento e Plano Diretor da cidade e verificar na prefeitura se existem restrições de instalação de determinado tipo de negócio naquele endereço. Imóvel próximo dos clientes Escolha um imóvel que fique bem próximo de onde estão os seus clientes. Por exemplo, digamos que você queira abrir uma oficina mecânica. Então, o ideal é estabelecer o seu ponto num lugar residencial e de fácil acesso. Lembre-se que os clientes precisam deixar os carros para serem consertados e, depois, deslocar-se para casa ou para o trabalho. Se o ponto que você alugar for perto de uma estação de metrô ou tiver ponto de ônibus próximo, é bem melhor. Você facilita a vida dos clientes e tem mais chance de bombar o seu negócio. Escolha um local viável Chegar no local do seu negócio tem que ser viável também para você e para os seus funcionários. Por isso, o transporte público por perto é imprescindível. Verifique também um acesso para carros, local para estacionar, se as ruas não são movimentadas demais, por exemplo. Não esqueça: o cliente quer facilidade! Quem nunca teve a ideia de comprar alguma coisa mas, no meio do caminho, desistiu porque foi meio ruim parar o carro, meio difícil de chegar, aí prefiriu deixar pra lá? Todo mundo, né? Fique de olho para não acontecer isso com o seu negócio! Converse com o proprietário sobre mudanças Você encontrou um ponto que parece ser o ideal, mas precisa de algumas adaptações e reformas. Então, veja bem com o dono do imóvel se é possível realizar algumas mudanças estruturais. Se o dono do local não concordar, nada feito! Mas, essa conversa tem que acontecer antes de fechar o negócio. E, de preferência, documente tudo o que foi acordado. Infraestrutura e questões urbanísticas Descubra se o bairro tem problemas de segurança, de enchentes ou de outros incidentes de risco. Como você faz isso? Converse com os vizinhos e com autoridades, vá até o local em horários diferentes (de manhã, de tarde e de noite) para ver como é o movimento. É fundamental analisar a segurança e infraestrutura da região. Verifique os serviços de água, luz, telefone, internet e recolhimento de lixo. Tome a decisão com base na maior quantidade possível de informações. Afinal de contas, o lugar certo para abrir a sua empresa pode decidir sim o sucesso do seu negócio! Você pode ter informações mais detalhadas no artigo “O que é preciso saber antes de alugar um imóvel para a empresa”. E, se ainda precisar de ajuda, procure o Sebrae!
Tue Sep 02 08:17:28 BRT 2025
O que é preciso saber antes de alugar um imóvel para a empresa
A escolha de um bom ponto comercial é fundamental para o sucesso do seu negócio, seja indústria, comércio ou serviço. O planejamento inicial do futuro negócio deve indicar qual tipo de imóvel será necessário para exercer a atividade. A propriedade terá que atender não apenas às necessidades do locador, mas também da empresa, dos funcionários e dos clientes. O que deve ser levado em consideração antes mesmo de começar a visitar imóveis disponíveis? É importante que o empreendedor busque no ponto comercial características como local para estoque, espaço para atender demandas de clientes, espaço que atenda ao número de funcionários, tipo de produtos que serão disponibilizados no local ou serviços prestados, entre outros. Dessa forma, é possível procurar apenas aquelas propriedades que atendem às demandas, refinando consideravelmente a busca. Dica: Uma boa dica é listar o espaço que será necessário para a empresa funcionar da melhor forma, para assim buscar o ponto adequado. Também deve ser observado se naquele local, além da capacidade de alojar o negócio, há oferta de serviços básicos necessários como luz, água, telefone, esgoto e internet. Observe se há serviços de transporte público para clientes e empregados, facilidade de acesso para carros, estacionamento de veículos, local para carga e descarga de mercadorias. Também é importante verificar a região em âmbito geral: há incidência de enchentes ou efeitos naturais? É uma região segura? Quais tipos de estabelecimentos estão presentes na região, são compatíveis com seu negócio? Pesquise os preços dos imóveis na região Escolhido o bairro ou região da cidade, é preciso procurar o imóvel ideal. A primeira providência é descobrir o valor cobrado pelo metro quadrado e selecionar as melhores ofertas no entorno. A internet pode ser uma excelente fonte de pesquisa, através dos sites especializados. Mas os anúncios nos jornais de bairro e nos suplementos especiais aos finais de semana também podem ser úteis. Além disso, procure informações com proprietários e funcionários de outras lojas da região. Estado do imóvel Caso o local já tenha sido alugado antes, é preciso observar cuidadosamente como está o imóvel. As partes hidráulicas e elétricas são as principais causas de problemas. Exija sempre que seja elaborado um laudo após a vistoria para relatar ao locador sobre os consertos necessários. Depois da assinatura do contrato, se um item que não tenha sido relatado apresentar problemas, não será possível exigir que o proprietário efetue consertos que não sejam de natureza estrutural. Peça descontos caso precise realizar reformas Se você precisar reformar ou incluir benfeitorias no imóvel para que ele fique adequado ao seu tipo de negócio, pode propor as alterações ao locador e tentar negociar um abatimento no valor do aluguel para arcar com os gastos das obras. Documentação É indispensável verificar na Prefeitura se há alguma lei de zoneamento que impeça o exercício do tipo de negócio que irá estabelecer no local. Também deve verificar: se o imóvel está regularizado; se possui o HABITE-SE; se os impostos que recaem sobre o imóvel estão em dia (IPTU, ITR); a legislação municipal que trata da instalação de anúncios. É preciso verificar também, junto aos órgãos Estadual e Municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes, a possibilidade de se estabelecer na localidade. É importante ressaltar que as atividades relacionadas à alimentação e a saúde, tais como: bares, restaurantes, farmácias, etc., dependem de alvará da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. Verifique, ainda, as exigências do Corpo de Bombeiros. É importante lembrar-se do Alvará de Funcionamento, documento que autoriza o exercício de uma atividade, levando-se em conta o local, o tipo de atividade, o meio ambiente, a segurança, a moralidade, o sossego público, etc. Nenhum imóvel poderá ser ocupado ou utilizado para instalação e funcionamento de usos não-residenciais sem prévia emissão, pela Prefeitura, da licença correspondente, sem a qual será considerado em situação irregular. A licença de funcionamento deverá estar afixada em local visível ao público. Portanto, fique atento a todas essas questões, antes de escolher seu ponto comercial, para que depois não tenha que fechá-lo devido a alguma irregularidade. No caso do MEI, segundo resolução nº 59/20 do CGSIM, não há necessidade de alvará de funcionamento, pois o CCMEI tem força de alvará definitivo. As demais licenças, contudo, deverão ser requeridas junto aos órgãos fiscalizadores conforme atividade a ser exercida. Contrato O contrato é lei entre as partes. Todas as disposições abaixo devem ser incluídas no contrato. Sugere-se o apoio de um advogado na redação do contrato: Duração: verifique um prazo razoável no contrato, nem muito pequeno, nem muito extenso. No caso das locações não residenciais, a lei não estipula um prazo mínimo para contratação, podendo ser pactuado livremente entre as partes. Garantias: a Lei do Inquilinato elenca três tipos de garantias que podem ser exigidas na locação. No entanto, é proibida a utilização de mais de uma garantia no mesmo contrato: a) caução, que pode ser oferecida tanto em bens móveis e imóveis como em dinheiro. Se for em dinheiro, não pode ultrapassar o valor de três vezes o valor do aluguel pactuado e deverá ser devolvido ao locatário no final da locação; b) fiador, que é a pessoa que se responsabiliza pelos débitos do locatário, caso este fique inadimplente; c) seguro fiança, que deverá ser feito por uma seguradora. Reajustes: normalmente, o índice de reajuste a ser aplicado está previsto em contrato, e o preferido entre as partes é o IGP-M. No entanto, se não houver previsão, o índice poderá ser escolhido pelo locador. Direito de inerência ao ponto: a lei impede que o locador passe a exercer a mesma atividade do inquilino após o ponto estar montado e bem estabelecido, assim evitando a concorrência desleal. É interessante conhecer a Lei do Inquilinato e contar com auxílio jurídico confiável.
Tue Sep 02 08:14:47 BRT 2025
Planejamento estratégico: o que é e como fazer para sua empresa
No mundo empresarial, onde as mudanças ocorrem em um ritmo acelerado e a concorrência é cada vez mais acirrada, o planejamento estratégico se torna uma ferramenta vital para o sucesso dos pequenos negócios. Se você é um microempreendedor ou um pequeno empresário, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do planejamento estratégico, mas pode estar se perguntando o que exatamente ele envolve e como pode ser aplicado de forma eficaz em sua empresa. Neste artigo, exploraremos em detalhes o mundo do planejamento estratégico, desde o seu significado fundamental até as etapas práticas para sua implementação. Você descobrirá por que o planejamento estratégico é essencial para o seu negócio, quais benefícios ele pode oferecer e como definir metas claras e alcançáveis. Se você deseja fortalecer sua empresa, maximizar seus objetivos e minimizar deficiências, continue a leitura e embarque nessa jornada rumo ao sucesso empresarial. O planejamento estratégico é muito mais do que um simples plano; é o roteiro que o conduzirá ao crescimento e à excelência em seus negócios.
Sat Jul 05 00:01:10 BRT 2025
Como implantar delivery na era digital
O crescimento do delivery no Brasil tem transformado o consumo, oferecendo mais conveniência para os clientes e abrindo novas oportunidades para o setor de alimentação. Os consumidores têm direcionado cada vez mais suas compras para pedidos por delivery. Estabelecimentos que ainda não trabalham com esse modelo vão precisar se adaptar para acompanhar a tendência, enquanto os que já utilizam o delivery podem intensificar seus esforços para alcançar melhores resultados. É provável que esse modelo de venda continue em alta, especialmente no setor de alimentação, devido à sua praticidade para o consumidor. Por isso, a Galunion, com o apoio da Abrasel e do Sebrae, fez uma nova cartilha para auxiliar o empreendedor. A cartilha traz oito etapas sobre ”Como implantar o delivery na era digital”: Estratégia comercial; Olhar para a oferta; Embalagens; Formas de pagamento; Plataformas de aquisição de pedidos; Entrega; Comunicação e Promoção; Pós-implantação. O delivery tem se tornado uma solução essencial para pequenos empreendedores que buscam fortalecer seu negócio. Os serviços de entrega de comida estão em alta, ganhando popularidade e ajudando muitos negócios a se manterem ativos no mercado. As oportunidades para crescer nesse segmento são boas, mas é preciso saber os melhores métodos de atingir a clientela. Aprenda a planejar seu empreendimento e saiba mais em: “Como maximizar o potencial do delivery” “Fortaleça o seu marketing, crie um delivery e ajude a comunidade” “Marketing digital em mídias sociais faz diferença no seu negócio” Leia e baixe a cartilha: Baixe a cartilha e aprenda como implantar um delivery na era digital!
Thu Jan 09 09:33:49 BRT 2025
Jornada MEI: Planejamento estratégico - o que é e como fazer
No mundo empresarial, onde as mudanças ocorrem em um ritmo acelerado e a concorrência é cada vez mais acirrada, o planejamento estratégico se torna uma ferramenta vital para o sucesso dos pequenos negócios. Se você é um microempreendedor ou um pequeno empresário, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do planejamento estratégico, mas pode estar se perguntando o que exatamente ele envolve e como pode ser aplicado de forma eficaz em sua empresa. Neste artigo, exploraremos em detalhes o mundo do planejamento estratégico, desde o seu significado fundamental até as etapas práticas para sua implementação. Você descobrirá por que o planejamento estratégico é essencial para o seu negócio, quais benefícios ele pode oferecer e como definir metas claras e alcançáveis. Se você deseja fortalecer sua empresa, maximizar seus objetivos e minimizar deficiências, continue a leitura e embarque nessa jornada rumo ao sucesso empresarial. O planejamento estratégico é muito mais do que um simples plano; é o roteiro que o conduzirá ao crescimento e à excelência em seus negócios.
Wed Jun 12 11:11:04 BRT 2024
Planilhas para encarar sua gestão sem medo
Ter atenção e paciência para lidar com os desafios do dia a dia não é tarefa fácil. Principalmente se ainda não há o cuidado de se organizar mensalmente, semanalmente e até diariamente, para resolver os problemas da empresa.A sua gestão tem sido assim? Queremos mudar isso. Ofertar bons serviços não é o bastante, é preciso gerenciar gastos, lucros, investimentos, colaboradores e clientes para obter sucesso nos negócios.Preparamos planilhas para você mudar e encarar sua gestão de uma maneira totalmente diferente. Da administração de pessoas ao controle de fluxo de caixa, tudo pode ser organizado por meio de planilhas de gestão. Comece a se preparar hoje! Separaramos as ferramentas pelos temas de gestão do Sebrae, para ajudar você a navegar pelas páginas. Acesse a página e baixe as planilhas de gestão: Finanças, Planejamento, Pessoas, Mercado e vendas (necessita login).
Fri Feb 09 12:53:19 BRT 2024
A importância de implementar uma estratégia de varejo omnichannel
Admita: você, com frequência, pesquisa na internet os melhores preços de algum produto que deseja comprar. Mesmo se a intenção for ir até a loja física para realizar a compra, quem nunca dá uma olhada nos multicanais do comércio para checar se tem algum desconto ou para verificar onde tem o melhor precinho? Isso é parte daquilo que chamamos de varejo omnichannel. Principalmente no mundo pós-pandemia, o fluxo da jornada de compra do consumidor está cada vez mais on-line. Quanto melhor for a experiência virtual e quanto mais integrada à experiência presencial, mais o cliente vai sentir comodidade e segurança com o negócio. O seu empreendimento já possui uma estratégia de vendas omnichannel? É muito provável que, vivendo no século XXI, você já tenha ampliado os seus pontos de contato, por meio de redes sociais, site etc. Entretanto, somente isso não significa que já esteja integrado ao que chamamos de omnichannel. Saiba mais acompanhando a leitura deste artigo! Omnichannel x Multicanal Quando falamos de multicanal, trazemos à tona uma realidade da qual muitos negócios já fazem parte: vender por variados e diversos canais, como loja física, redes sociais, marketplace, e-commerce, entre outros. O que não significa que o empreendedor já integrou a estratégia de venda omnichannel em seu empreendimento. Para esse tipo de estratégia omnichannel, é importante integrar e padronizar condições de pagamentos, atendimento ao cliente, estoque, preços, prazos de entrega etc. Isso de modo que os canais de venda do mesmo negócio não façam uma competição entre si, como, por exemplo, o preço e a disponibilidade de um produto não ter sinergia entre o ambiente on-line e a loja física. São muitas as vantagens do varejo omnichannel para o seu cliente e para o seu negócio, destacam-se: Flexibilidade: o consumidor pode comprar e pagar da forma que lhe for mais conveniente; Fidelização: com o atendimento integrado, há mais chances do cliente voltar a fazer negócio; Estratégia: o varejo omnichannel permite que o empreendedor crie estratégias mais eficientes de vendas. Desafios Pensar em uma estratégia de varejo omnichannel já faz parte de qualquer negócio que esteja alinhado ao mundo atual. É preciso, no entanto, repensar estruturas e métodos que ainda não estejam integrados para que o empreendimento não fique preso somente no multicanal. Claro que, principalmente se for um negócio menor, trata-se de um desafio para o modelo de gestão dos canais físicos e on-line, de modo a, muitas vezes, o empreendedor fazer tudo diferente do que antes era tido como tradicional. Entretanto, todo mundo que gere um negócio deve ter em mente que a única constante é a mudança. A longo prazo, a estratégia omnichannel é uma evolução do varejo, que integra estoque, logística, gestão, tecnologia e marketing. Essa integração, inclusive, pode fazer com que você tenha uma noção mais clara das necessidades dos clientes, bem como das particularidades de como eles se comportam em relação ao seu negócio. Assim, você melhora sua estratégia de marketing, oferece um atendimento mais personalizado, melhora a experiência, fideliza o cliente e, consequentemente, aumenta o número de vendas. Mais do que valer a pena para o negócio, o omnichannel é de suma importância para as necessidades do consumidor e do empreendedor em um mundo onde tudo está cada vez mais integrado, sem tantas distinções entre o on-line e o físico.
Wed Nov 08 18:16:22 BRT 2023
Sigla ESG significa bons negócios para o planeta e o mercado de beleza
A empresa que atua pautada na sustentabilidade gera impacto positivo para os colaboradores, a comunidade do entorno e o meio ambiente. Também colhe, ela mesma, um resultado importante: aumentar o poder de atração sobre o público e fidelizar consumidores. Essa estratégia do bem, resumida na sigla ESG (do inglês environmental, social and corporate governance) significa, em bom português, adotar boas práticas ambientais, sociais e de governança. Muitas pequenas empresas fabricam, todos os dias, cosméticos naturais, orgânicos e veganos. O imenso rol de produtos como xampus em barra, sabonetes em embalagens compostáveis e desodorantes em latinhas são vendidos em seus sites, feiras e lojas colaborativas pelo país afora. Essas empresas não apenas ‘se preocupam’ com o meio ambiente, com os funcionários e com a comunidade no seu entorno, como também têm como propósito a escolha de embalagens, apresentações e produtos sustentáveis, sejam manufaturados ou fabricados em pequena escala. Muitas delas já fazem sucesso e têm seus nomes reconhecidos tanto pela qualidade dos produtos quanto pela forma de produzir, distribuir e comunicar sua fabricação ambientalmente correta, respeitosa com relação aos colaboradores e positiva para a comunidade. Entre as várias empresas que abraçam o conceito ESG, podemos destacar algumas como a Laces Hair/Bioma, baseada em produtos naturais e orgânicos, e o Salão de Beleza NaBahia, primeiro a adotar o lixo zero no país. Um investidor ou possível parceiro, antes de fechar negócio com uma empresa, vai consultar quais são os seus valores em relação ao tema. O consumidor, por sua vez, não irá fazer essa pesquisa, embora perceba qual é a posição da marca sobre a questão e escolha produtos que reflitam a preocupação de reduzir o impacto negativo no processo de fabricação. Portanto, a boa comunicação é fundamental. Quer dizer: é importante dizer ao público que a empresa pensa no bem-estar dos funcionários, respeita e valoriza os envolvidos na coleta dos ingredientes e não agride a natureza. Trata-se de ações que devem ser espalhadas de forma eficiente nas conversações, anúncios, escolha de embalagens etc. Pessoas, planeta e prosperidade O termo ESG aparece não mais como tendência, mas como caminho obrigatório para empresas que queiram se firmar em qualquer setor do mercado. Entre eles (e ocupando lugar de destaque), o setor da beleza. Esse foi um dos grandes temas da NRF 2022 Retail’s Big Show, maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, objeto do estudo ESG Consumer Index, da Lew’Lara\TBWA e diversos outros levantamentos. Todos apontam para a mesma direção: criado pelo mercado financeiro, os indicadores ESG se tornaram um pilar do branding, ou seja, são essenciais para as marcas criarem uma boa reputação diante de seus púlicos. Reduzir o impacto negativo nos processos de fabricação, transporte, revenda e descarte de embalagens já é considerado condição indispensável para uma marca não ‘queimar o filme’ em um planeta que queima árvores e destrói a natureza. De todo modo, construir uma imagem ambiental e socialmente responsável, que nutre o entorno e cuida bem de seus colaboradores, é ainda mais interessante. Para além das boas práticas, marcas mais antenadas abraçam causas ecológicas, evitam provocar sofrimento aos animais, elegem campanhas de proteção a povos originários, divulgam ações de reciclagem, compostagem e promovem o reuso de suas embalagens. Enfim, comunicam muito claramente e em todas as oportunidades a sua contribuição para um mundo melhor. As boas práticas ESG são essenciais para garantir a sustentabilidade e o futuro dos negócios de beleza! Acesse abaixo materiais que podem ajudar a sua marca a construir um futuro repleto de beleza. Saiba mais O Sebrae preparou o material Sustentabilidade nos Salões de Beleza, que orienta os empreendedores e negócios de beleza sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Fri Oct 27 16:33:38 BRT 2023
Como aplicar o conceito de ESG na sua empresa
As pequenas empresas podem gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A primeira vez que se falou em ESG (Environmental, Social and Governance) foi em 2004, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a publicação Who Cares Wins (Ganha quem se importa). Mais recentemente, a organização publicou um plano com 17 objetivos para um desenvolvimento global sustentável. O termo ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança), estabelece práticas, dentro das empresas, relacionadas a questões do meio ambiente, sociais e de governança. Esses três pontos tornaram-se fundamentos imperativos para a competitividade empresarial em qualquer setor de atuação, e devem ser cada vez mais valorizados pela sociedade como um todo. As discussões sobre as práticas de ESG estão em amplo crescimento. De acordo com o estudo Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos, realizado com 400 executivos da Argentina, Brasil, Colômbia e México, o número de empresas que dizem ter uma estratégia de sustentabilidade equivale a 69%. Em 2021, o percentual era de 46%. Mas, como incorporar ações práticas de ESG nas organizações? Para que as ações que envolvam questões ambientais, sociais e de governança deixem de ser um projeto e passem a ser efetivamente executadas, é preciso mudanças ou transformações contundentes no ambiente corporativo. Primeiro, vamos ver o que seriam cada um dos três pilares da ESG: Meio Ambiente: significa identificar os impactos da sua empresa no meio ambiente e como reduzir ou compensar qualquer prejuízo. Social: diz respeito a iniciativas em causas sociais, de desenvolvimento humano, inclusivas e que contribuam com a comunidade em que a empresa está inserida. Governança: está relacionada à transparência, prestação de contas e a uma gestão eficiente e efetiva. Como iniciar um processo ESG Um primeiro passo para iniciar uma estratégia de implementação ESG no seu negócio é conhecer os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU e analisar quais os impactos positivos e negativos que podem ser gerados a partir da realidade da sua empresa. A partir disso, você pode definir estratégias e planos para cada um dos objetivos. Lembre-se de que todas as metas e estratégias devem estar condicionadas às questões financeiras e humanas da sua empresa. É necessário responsabilidade, transparência e planejamento para uma implementação segura e viável no ambiente organizacional. Um ponto desafiador nessa transformação é, justamente, o alto custo para implementação de ações ESG. Pode ser preciso mobilizar e contratar pessoas e profissionais, mudar ou criar processos, adequar produtos e estruturas, dentre outros. Por isso, é importante manter a responsabilidade e o controle financeiro. Um outro ponto importante para a implementação de práticas ESG nas empresas é o envolvimento das lideranças e de todos os colaboradores. Como trata-se de uma mudança na cultura organizacional, o engajamento de todos é primordial para que os processos de ESG sejam implantados de forma eficiente na empresa. Compreender aspectos centrais e teóricos do ESG é importante para a construção de estratégias e para a implementação de uma política dentro do ambiente empresarial. No entanto, não basta a teoria. Vale ressaltar que é preciso mudanças, tanto nos processos internos quanto externos da empresa, para que haja uma consolidação da política ESG que não seja meramente conceitual. Para saber mais, leia os textos a seguir: 8 tendências de sustentabilidade nos principais setores de negócios Primeiros Passos para Sustentabilidade na sua empresa
Fri Oct 27 14:50:34 BRT 2023
Uniformes de segurança para eletricistas NR10
Normas regulamentadoras estabelecem as medidas de segurança para garantir a proteção desses trabalhadores. Entre as medidas estabelecidas, o uso de uniformes de segurança é de extrema importância, pois oferece proteção contra riscos elétricos e mecânicos, além de contribuir para a identificação dos trabalhadores e das empresas que prestam serviços na área. O uniforme de segurança para eletricistas é composto por peças específicas, que atendem às exigências da norma. A vestimenta deve ser de cor branca ou clara, para facilitar a visualização de sujeiras e manchas, que podem indicar problemas no isolamento de equipamentos elétricos. Além disso, as peças devem ser resistentes ao fogo e às descargas elétricas. Dentre as peças do uniforme, a camisa é um item fundamental, pois deve cobrir toda a extensão dos braços e ter gola alta, para proteger o pescoço. A calça também é importante, pois deve cobrir toda a perna, inclusive o tornozelo, para evitar que o calçado seja exposto e ofereça riscos de choque elétrico. Os calçados de segurança para eletricistas também são essenciais, devendo ser de couro ou material sintético resistente a rasgos, perfurações e abrasão. Além disso, devem ter solado de borracha isolante, que não conduz eletricidade, e proteção metálica na ponta dos pés, para evitar lesões por impactos. Outro item importante do uniforme de segurança para eletricistas NR10 são as luvas isolantes, que devem ser usadas em conjunto com as luvas de proteção mecânica. As luvas isolantes devem ser testadas e aprovadas por laboratórios credenciados, e devem estar em perfeitas condições de uso, sem rasgos, furos ou deformidades. A escolha do uniforme de segurança para eletricistas NR10 deve ser feita com critério, levando em consideração as atividades a serem desenvolvidas e as normas vigentes. É importante que as empresas fornecedoras de uniformes estejam atualizadas sobre as normas e as exigências do mercado, para oferecer produtos de qualidade e que atendam às necessidades dos profissionais. Além disso, é fundamental que os trabalhadores estejam conscientes da importância do uso do uniforme de segurança, pois a negligência pode colocar em risco a vida e a integridade física de todos os envolvidos. É responsabilidade dos empregadores orientar e treinar os funcionários sobre as normas de segurança e a correta utilização dos uniformes. A utilização de uniformes de segurança para eletricistas NR10 é um investimento importante para garantir a segurança e a conformidade das empresas e dos trabalhadores que atuam na O uniforme para eletricistas NR10 é um equipamento de extrema importância para a segurança dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas. Com a finalidade de garantir a proteção contra riscos elétricos, o uniforme apresenta diversas características específicas, como descrito no vídeo "Uniforme para eletricista NR10 - Descritivo". De acordo com a transcrição do vídeo, o uniforme para eletricistas NR10 possui gola Padre com passante, fechamento em velcro e bordado no uniforme, o que traz uma identificação clara de que o profissional está utilizando um equipamento de segurança adequado para a função. Além disso, o uniforme é confeccionado com tecido retardante a chama, que oferece maior proteção em caso de eventualidades, e possui aviamentos também retardante às chamas. A faixa refletiva amarela e prata de 50 mm é outro importante detalhe que garante maior visibilidade do trabalhador em áreas de baixa iluminação. Os punhos com elástico e o tecido 100% algodão proporcionam maior conforto ao profissional, enquanto a costura com linha 100% metamida e reforçada com até quatro costuras nas partes de maiores forças garantem maior resistência e durabilidade do uniforme. É importante ressaltar que a NR10 estabelece uma série de normas de segurança para trabalhos em instalações elétricas e, entre elas, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual adequados. Dessa forma, o uniforme para eletricistas NR10 é essencial para a prevenção de acidentes e garantia da segurança dos trabalhadores. No demais, a utilização correta do uniforme também é uma medida sustentável, uma vez que evita a ocorrência de acidentes que podem gerar danos ambientais, além de garantir a integridade física do profissional, que poderia ficar impossibilitado de trabalhar, gerando consequências financeiras para ele e para a empresa. Portanto, a utilização do uniforme para eletricistas NR10 é fundamental para garantir a segurança do trabalhador e a conformidade com as normas de segurança estabelecidas pela NR10, além de ser uma medida sustentável que traz benefícios para todos os envolvidos. É importante que as empresas e os trabalhadores estejam cientes da importância desse equipamento e o utilizem corretamente em suas atividades diárias. Caso você queira, assista abaixo ao vídeo com as descrições do uniforme.
Tue Sep 05 14:47:18 BRT 2023
Isopor ICF para construção
Um dos aspectos mais importantes da construção é escolher o tipo de material a ser utilizado para a estrutura da casa. Recentemente, um material chamado Isopor ICF (Insulated Concrete Forms) tem sido promovido como uma opção mais rápida, mais barata e mais eficiente do que a construção convencional em alvenaria. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia e a segurança desse material. Neste texto, vamos analisar os prós e contras da construção com Isopor ICF. Para começar, o que é Isopor ICF? Basicamente, é um sistema construtivo composto de painéis de poliestireno expandido (EPS) que são intertravados para formar uma parede oca. Essa parede é então preenchida com concreto armado, formando uma estrutura resistente, térmica e acústica. A vantagem deste sistema é que ele permite que a construção da parede e a concretagem sejam feitas simultaneamente, economizando tempo e mão-de-obra. Além disso, como o EPS é um isolante térmico, a casa fica mais protegida contra as variações de temperatura externas, o que pode resultar em economia de energia a longo prazo. Mas será que a construção com Isopor ICF é realmente mais barata do que a alvenaria convencional? Segundo Ralph Dias, dono do canal “Planar Campos” comenta no vídeo “ Casas de forma de isopor ICF”, De onde foram tiradas as informações, a resposta é sim. Ele afirma que o Isopor ICF é cerca de 20% mais barato do que a construção convencional em alvenaria, já que não requer o uso de formas ou escoras de madeira e dispensa a necessidade de argamassa e chapisco. Além disso, a construção em Isopor ICF pode ser realizada em menos tempo, reduzindo os custos de mão-de-obra. No entanto, é importante notar que a economia de custos pode variar de acordo com o tamanho e o tipo de casa que está sendo construída, bem como a região em que a construção está ocorrendo. Outra vantagem da construção com Isopor ICF é a sua eficiência energética. Como mencionado anteriormente, o EPS é um isolante térmico, o que significa que a casa mantém uma temperatura mais estável em todas as estações do ano, reduzindo a necessidade de aquecimento ou refrigeração. Além disso, a estrutura da casa é mais resistente a ventos e tempestades, o que pode ser particularmente importante em áreas com risco de furacões ou terremotos. No entanto, como com qualquer sistema construtivo, existem desvantagens a serem consideradas. Uma das principais preocupações é a segurança contra incêndios. O EPS é um material inflamável e, portanto, requer um tratamento especial para garantir que seja seguro em caso de incêndio. Um ponto a se considerar é que, embora o isopor seja resistente e durável, ele pode não ser tão resistente ao fogo quanto outros materiais de construção. Portanto, é essencial que você escolha um fornecedor de isopor de alta qualidade que possa fornecer produtos com classificação de retardante de fogo adequada para garantir a segurança da sua casa. Além disso, é importante ressaltar que a construção com ICF requer uma equipe treinada e experiente para garantir que o projeto seja concluído com sucesso. Outra consideração importante que o isolamento acústico pode oferecer é o excelente isolamento acústico, o que é particularmente importante em áreas urbanas onde o ruído do tráfego pode ser uma preocupação. O isolamento acústico é fornecido pelas camadas de concreto e isopor, que ajudam a reduzir a transmissão de som através das paredes. Além disso, a construção com ICF também pode oferecer excelente isolamento térmico, o que pode ajudar a reduzir os custos de energia e tornar sua casa mais eficiente em termos energéticos. No entanto, existem algumas desvantagens a serem consideradas. Embora a construção com ICF possa ser mais rápida e fácil do que a construção com tijolos ou concreto tradicional, pode ser mais cara. O custo do isopor pode ser maior do que o de outros materiais de construção, o que pode aumentar o custo total da construção. Outra desvantagem a ser considerada é que a construção com ICF pode limitar o design arquitetônico da casa. As paredes de ICF tendem a ser mais espessas do que as paredes tradicionais, o que pode limitar a escolha de janelas, portas e outros elementos de design. Além disso, a construção com ICF pode não ser adequada para todas as regiões, já que o clima e as condições do solo podem afetar a estabilidade e a segurança da estrutura. Por fim, é importante considerar os benefícios a longo prazo da construção com ICF. Embora o custo inicial possa ser mais alto, os proprietários podem economizar dinheiro a longo prazo em contas de energia e manutenção devido ao excelente isolamento térmico e acústico oferecido pelo ICF. Além disso, as casas construídas com ICF tendem a ser mais duráveis e resistentes a desastres naturais, o que pode ajudar a proteger o investimento a longo prazo. Concluindo, a construção com ICF pode ser uma opção interessante para quem busca uma casa durável, resistente a desastres naturais, eficiente em termos energéticos e com excelente isolamento acústico e térmico. Vale salientar que, embora a construção com ICF possa inicialmente parecer mais cara do que as construções tradicionais, os custos podem ser compensados ??a longo prazo. Devido ao alto nível de isolamento térmico, as casas de ICF tendem a ser mais eficientes em termos de energia, o que pode levar a contas de energia mais baixas ao longo do tempo. A durabilidade e resistência às intempéries das casas de ICF podem reduzir a necessidade de reparos e manutenção a longo prazo, o que economiza também seu dinheiro Mas, como com qualquer método de construção, há alguns desafios associados à construção com ICF. Um dos maiores desafios é encontrar empreiteiros que tenham experiência em trabalhar com ICF. A construção com ICF requer habilidades e técnicas específicas, e encontrar um empreiteiro que possa executar a construção com precisão pode ser um desafio. Essa construção construção pode exigir mais tempo e mão de obra do que as construções tradicionais, o que pode aumentar os custos de construção Outro desafio é que as casas de ICF podem ser mais suscetíveis a problemas de umidade. Embora o isolamento térmico possa ajudar a reduzir a transferência de umidade, a construção com ICF pode criar um ambiente propício para a condensação. Isso pode ser evitado com a instalação adequada de barreiras de vapor e ventilação adequada. Além disso, a construção com ICF pode ter limitações em termos de design arquitetônico. As paredes de ICF geralmente têm uma aparência uniforme, o que pode não ser adequado para todos os estilos de design. No entanto, muitos empreiteiros podem trabalhar com outros materiais, como madeira ou pedra, para criar uma aparência personalizada para as casas de ICF. Em conclusão, a construção com ICF é uma opção atraente para aqueles que procuram uma construção mais durável, eficiente em termos de energia e resistente a intempéries. Embora haja desafios associados à construção com ICF, como encontrar empreiteiros qualificados e lidar com problemas de umidade, os benefícios a longo prazo podem valer a pena. Com um pouco de pesquisa e planejamento cuidadoso, a construção com ICF pode ser uma opção viável e benéfica para muitos projetos de construção. Caso você queira assistir ao vídeo que fala sobre o assunto do texto na íntegra é só clicar abaixo.
Tue Sep 05 14:09:35 BRT 2023
Bioconstrução com concreto ciclópico
O concreto ciclópico voltou a ser utilizado como uma escolha sustentável para projetos de bioconstrução. E com essa ideia surgiu a parceria entre uma equipe multidisciplinar de arquitetos e engenheiros para atender demandas de clientes que querem construir sua casa com menor impacto possível utilizando recursos disponíveis no próprio lote e baixo geração de resíduos A sua instalação é não só econômica, mas também rápida e a utilização deste material proporciona uma obra sustentável, a partir de processos alternativos de construção, mantendo ao mesmo tempo a integridade estrutural, sem abrir mão da responsabilidade técnica de projetos estruturais, hidráulicos e elétricos, além da rapidez com que pode ser instalado é outra grande vantagem. E no processo é utilizado baldrame de concreto ciclópico como uma sapata corrida para distribuir a carga das paredes de taipo de pilão construídas com a própria terra resultante da escavação. Os profissionais afirmam a vantagem em substituir as paredes que normalmente são feitas com terra queimada que vira tijolo, pela própria terra do lote. A técnica também permitiu com os parceiros de obra economizassem no uso de estacas e maquinário pesado para a perfuração e a economia por meio da utilização da pedra rachão e concreto direto na escavação. O baldrame distribui a carga sobre o concreto de forma mais uniforme, permitindo que a estrutura se mantenha de pé por muitos anos. Para isso foram feitos diversos ensaios de solo para entender a resistência do mesmo e dimensionar melhor a fundação. No ramo da construção civil, essa técnica existe há séculos, mas foi retirada de uso pela engenharia e com muitos estudos técnicos foi possível reincorporar de forma mais moderna, adicionando conceitos da engenharia e arquitetura, garantindo mais estabilidade e segurança na construção. Com os seus muitos benefícios, o concreto ciclópico é sem dúvida uma solução de fundação sustentável que pode beneficiar tanto o ambiente como os proprietários dos edifícios. O ciclópico continuará a ganhar popularidade na indústria da construção à medida que mais pessoas tomem consciência dos seus benefícios em termos de bioconstrução e sustentabilidade.