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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Como usar a análise SWOT no marketing digital da sua empresa

A matriz de SWOT no marketing digital possibilita uma tomada de decisão mais precisa e ágil.

· 31/10/2022 · Atualizado em 08/11/2022
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Ter uma matriz de SWOT bem definida ajuda a sua empresa a traçar as melhores estratégias, inclusive no marketing digital. A análise SWOT ou FOFA, como é conhecida em português, é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões. Ela observa quatro fatores: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

As variáveis da matriz de SWOT estão relacionadas aos ambientes interno e externo. Os aspectos do ambiente interno que devem ser analisados são: 

  • Forças: dizem respeito a aspectos internos e positivos do negócio. São as vantagens em relação aos concorrentes.
  • Fraquezas: apresentam os problemas e falhas internos. Pode ser a falta de capacitação dos colaboradores ou atrasos na produção, por exemplo. 

Já as variáveis do ambiente externo são:

  • Oportunidades: são fatores positivos que podem influenciar na empresa. As oportunidades estão relacionadas ao mercado, ou seja, são aspectos externos. 
  • Ameaças: são os pontos que podem trazer prejuízo para a empresa, como crises econômicas e novos concorrentes. 

Como aplicar matriz SWOT no marketing digital?

Como o marketing digital é uma área em constante transformação, é preciso uma tomada de decisão precisa e ágil. A matriz de SWOT no marketing digital pode ajudar na criação de planejamentos estratégicos e na análise e previsão do comportamento do cliente. São ações que trazem um diferencial competitivo e melhoram a tomada de decisão. 

Para aplicar a matriz de SWOT no marketing digital da sua empresa, é preciso seguir alguns passos: 

  1. Realize um brainstorming com toda a sua equipe para reunir o máximo de insights possíveis. Lembre-se de que é importante ter diferentes visões nesse processo.
  2. Faça as perguntas certas para motivar a geração de ideias. Você pode fazer perguntas, como:
  • Qual é o diferencial da empresa em relação à concorrência?
  • Quais são as vantagens que os colaboradores recebem?
  • O que os clientes elogiam na empresa?

Com relação aos fatores fracos, você pode fazer os seguintes questionamentos:

  • O que a concorrência faz de melhor? 
  • Quais são as reclamações dos clientes?
  • Quais são as desvantagens para os colaboradores?
  • O que impede o crescimento? Falta algum recurso?
  • O que fazer para melhorar?
  1. Levante e analise as oportunidades ou fatores externos que podem fortalecer o seu negócio. Você pode fazer perguntas como:
  • O mercado demonstra mudanças?
  • O cenário econômico afeta a empresa de forma positiva?
  • Quais são as oportunidades que ainda não foram exploradas?
  • Como diminuir nossos custos?
  1. Por fim, analise as ameaças, ou seja, os fatores externos que estão fora do controle da gestão. Veja algumas questões que podem motivar um brainstorming:
  • Quem são os concorrentes?
  • Como está a base de consumidores?
  • Como estão os custos de produção?
  • Os fornecedores são confiáveis?
  • De que maneira as tendências podem prejudicar o negócio?

Por meio da matriz de SWOT, você consegue obter insights para adequação e desenvolvimento de novos processos. A produção de conteúdo para um blog ou site, por exemplo, exige o planejamento de estratégias e tomadas de decisão diárias. Esse é um dos muitos exemplos em que é possível aplicar a matriz de SWOT para obter melhores resultados no negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Orientações da Matriz FOFA

Use a matriz FOFA para melhorar a sua empresa


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