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Sat Feb 25 10:53:19 BRT 2023
Planejamento | INTERNACIONALIZAÇÃO
Confira dicas fundamentais para começar a exportar pela internet

Tecnologia ajuda micro e pequeno empreendedor a exportar e a fazer bons negócios internacionais pela internet.

· 24/01/2023 · Atualizado em 25/02/2023
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O e-commerce internacional é um mercado de grandes oportunidades, inclusive para micro e pequenos empreendedores. O avanço da tecnologia tornou o processo de exportar flexível e acessível para empresas de todos os portes, por meio da internet. Conhecer o mercado onde se quer atuar e as exigências legais vão ajudar o seu negócio a abrir portas para o sucesso.

O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para a sua empreitada internacional, que vai ajudar a definir alguns pontos para a sua estratégia de atuação. 

Confira alguns quesitos: 

Nicho de mercado – o conceito define o grupo de consumidores com necessidades específicas, que ainda não foi explorado e permite ao seu negócio oferecer um produto ou serviço para atender essa demanda. 

Público-alvo – por meio de pesquisas e análises da concorrência você terá um perfil dos clientes e consumidores dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. 

Potencial de compras – estude os países de interesse da sua empresa. Prepare uma análise do panorama das compras de outras nações, observando os marketplaces desses lugares, por exemplo. 

Preço e oferta – esses dois quesitos são os segredos dos sites de e-commerce internacional. Eles ajudam a sua empresa a crescer e a driblar a concorrência. Ofereça produtos e serviços diferenciados. O portal da Apex (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos) vai ajudar você a encontrar o tipo de informação que precisa na seção de Estudos de Oportunidades de Mercados. 

Prepare a documentação

O primeiro passo para começar um processo de exportação de mercadorias legalmente é fazer o cadastro como exportador no RADAR da Receita Federal (Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). 

A sua empresa deve apresentar, ainda, os seguintes documentos: 

  • Comprovante de cadastro no REI (Registro de Exportadores e Importadores) da SECEX/MDIC; 
  • Carta de crédito que conste a intenção de compra do importador; 
  • Modelo de fatura pró-forma, que especifique os dados dos produtos; 
  • Contrato e letra de câmbio, que corresponde à permissão para a troca de moedas estrangeiras e representativo do título de crédito; 
  • Documento do contrato de exportação. 

Regras internacionais 

Fique atento ainda as regras do país de origem, que podem solicitar comprovação de atendimento às normas dos processos de fabricação e qualidade dos produtos. Em alguns casos, serão necessárias documentações específicas, como aquelas para envio de produtos alimentícios para o exterior. 

O Sebrae pode ajudar você a cruzar muitas fronteiras. Aproveite os conteúdos exclusivos preparados para você. O seu negócio vai decolar no mercado internacional!

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