Entenda sobre o funcionamento, a instalação, a rentabilidade e os benefícios sustentáveis da implantação do sistema de energia solar no seu negócio.
Você, empreendedor, deve estar sempre atento às tecnologias e às inovações que o mercado oferece para o seu negócio. Atualmente, um dos caminhos com grande notoriedade empresarial é o uso da energia solar como uma alternativa sustentável para reduzir custos, melhorar a economia e não agredir o meio ambiente.
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2022, o Brasil conseguiu ultrapassar a marca de um milhão de usuários de energia solar. Dentro desse número, o maior percentual é de usuários residenciais.
Para compreender melhor o processo de energia fotovoltaica e saber como sua empresa pode atuar nesse segmento, o Sebrae preparou um artigo completo com todas as etapas desse processo.
O que é energia solar e como ela funciona?
De forma bem intuitiva, a energia solar é caracterizada por ter o Sol como fonte. Ela pode ser captada com o uso de alguns recursos tecnológicos, como sistemas fotovoltaicos (painéis) ou energia solar térmica (usinas heliotérmicas e aquecedores solares).
A luz solar, quando captada, pode ser revertida em energia elétrica, que pode ser usada em casas ou empresas.
Como implantar a energia solar na minha empresa?
Para começar, você deve procurar uma empresa responsável pela prestação desse serviço e estudar quais são as possibilidades viáveis para o seu negócio. Um bom planejamento financeiro e administrativo deve fazer parte do projeto de execução.
O Portal Solar, o maior portal sobre energia solar no Brasil, oferece uma plataforma que permite consultar quais são os instaladores e as empresas de energia solar mais perto de você.
Principais vantagens da energia fotovoltaica
Uma das maiores vantagens do sistema de energia fotovoltaico para uma empresa é a sua durabilidade. Se o seu empreendimento conta com o uso excessivo de energia elétrica, maquinários que puxam muito a rede e demais fatores operacionais, a energia solar será uma grande aliada.
Apesar de a adesão ao sistema ter um custo no início, com o decorrer do tempo será perceptível uma economia significativa nas contas de luz, principalmente se a instalação for feita de forma programada pela empresa. Isso ocorre porque as distribuidoras de energia elétrica possuem um sistema de créditos que incentiva o uso de energia sustentável, o que traz um bom retorno financeiro ao longo do tempo.
Retorno do investimento
Para compreender melhor esse retorno financeiro, vamos entender como a conta de luz é calculada? São levados em consideração alguns pontos, como:
- Medida de consumo (calculada em quilowatt-hora).
- Diferença do consumo entre um mês e outro.
- Bandeira tarifária (variante de cada região do país).
Além desses fatores, há a variável da alta da energia, que podemos chamar de inflação energética. Esta sofre alterações de acordo com situações políticas, econômicas e naturais de cada estado (como um período de seca, por exemplo). No que diz respeito ao consumo, quanto maior for o sistema fotovoltaico, menor é o seu custo por watt, ou seja, mais rentável ele é.
Como atuar no mercado?
Como o setor de energia está em processo de crescimento e adesão, o mercado de energia fotovoltaica tende a crescer muito mais nos próximos anos, então atuar nesse campo pode ser bastante lucrativo.
Mas talvez você se pergunte por onde começar. Para responder a essa pergunta, a primeira dica é: estudo e qualificação. Investir em uma empresa de energia solar requer que você, como empreendedor, tenha um amplo conhecimento do assunto, visto que prestará serviços para outras pessoas ou empresas. Esse ponto também é bem importante para ter uma divulgação do seu trabalho que transmita confiança, seriedade e qualidade do serviço prestado.
Logo, é importante investir em cursos sobre o tema e buscar se aprofundar no seu nicho de atuação. É válido constituir parcerias com engenheiros, lojas de materiais de construção e demais setores que irão atuar de forma conjunta com a sua empresa.
Considerando que existem redes franqueadoras de fornecimento de energia solar, outra alternativa para quem é iniciante nesse setor é montar uma franquia. Por ser uma rede estruturada, as vantagens incluem o nome da empresa, treinamentos e todo o suporte necessário para o empreendedor gerir o seu negócio.
Sustentabilidade
O sistema fotovoltaico é uma fonte de energia limpa e renovável, já que é proveniente do calor do Sol, e, por isso, não agride o meio ambiente com poluentes tóxicos. Essa tecnologia é colaborativa tanto para o empreendedor como para o crescimento do país em empresas conscientes e sustentáveis.
O uso dessa energia reduz a emissão de gases poluentes, como óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, agressivos ao meio ambiente e à saúde humana.
Quer saber mais sobre esse tema? Acompanhe o conteúdo do Sebrae sobre a importância da sustentabilidade nos pequenos negócios e sobre como usar a energia fotovoltaica na sua empresa. Acesse o Portal do Sebrae Energia e obtenha mais informações sobre o mercado de energias renováveis.
Foi um prazer te ajudar :)