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Cuide dos dados de sua empresa segundo a LGPD e evite prejuízos

Conheça o passo a passo necessário para adequar a sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

· Atualizado em 07/02/2023
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Cada vez mais, o dia a dia das empresas inclui um mar de dados. Vivemos todos em um mundo digital - e os consumidores geram, a cada operação, a cada visita, a cada compra, uma enxurrada de informações. Informações que precisam ser preservadas e cuidadas pela segurança dos usuários e das empresas a quem eles confiam seus dados. Para isso, desde 2018, existe no Brasil, uma legislação específica, a Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida pela sua sigla, LGPD.

Neste texto, você vai aprender mais sobre este tema, e conhecer formas para implantar os controles de segurança de dados de clientes e parceiros conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.

São diversos os desafios enfrentados pelo empreendedor no que diz respeito às vendas, ainda mais quando se fala em como vender e obter bons resultados financeiros. Lidar com o consumidor no momento da compra, entender suas necessidades, seus anseios são parte desses desafios diários.

No entanto, não podemos esquecer da segurança com os dados de clientes e colaboradores que têm agora uma lei que controla e pune os descuidados, a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa legislação estabelece deveres que empresas, associações e órgãos públicos têm ao coletar dados de usuários e de clientes. A lei estabelece pesadas multas, caso não seja cumprida.

Atenção! O prejuízo financeiro para quem descumprir ou falhar com a LGPD é grande: multa de até 2% do faturamento (limitada a R$ 50 milhões), o que pode quebrar ou ao menos desequilibrar qualquer sobra de fluxo de caixa da empresa. 

Outra penalidade aplicada a quem descumpre a Lei Geral de Proteção de Dados é o bloqueio dos dados pessoais aos quais se refere a infração até a sua regularização. Isso acaba gerando prejuízos financeiros para a sua empresa, e pode atrapalhar os resultados construídos com muito esforço em seu  demonstrativo de resultados (DRE). 

Outra penalidade aplicável consiste na eliminação dos dados pessoais do cliente. Imagine o prejuízo financeiro de sua empresa, não sendo mais possível ter acesso aos seus clientes, e o que isso significaria em termos de perda de vendas e faturamento?

Existem alguns procedimentos que ajudam a preservar esses dados e protegem também sua empresa de eventuais prejuízos, decorrentes do desrespeito à LGPD

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(Para conhecer mais dicas sobre tudo o que se refere à implementação da LGPD em sua empresa, clique aqui ou aqui)

Cabe ainda ressaltar uma das penalidades mais severas da LGPD (na verdade, a mais severa), que é aplicada em último grau, mas cujo risco existe: a suspensão das atividades da empresa, parcial ou totalmente.

Se mencionarmos cada um dos prejuízos financeiros para a empresa, essa sanção é, sem dúvida, a mais pesada. Ela implica no fechamento das portas de seu negócio. Pensando nisso, não custa proteger os dados de seus clientes e parceiros, defender os resultados e o que foi investido em seu negócio.

Preparamos para você alguns conteúdos que irão te ajudar a ter uma gestão eficiente e não perder dinheiro. Inicie acessando o e-book do Sebrae sobre Gestão Financeira, e, depois, conheça como apurar os seus resultados, acessando o conteúdo “Conheça a importância do DRE e do Fluxo de caixa para sua empresa”.

Agora, depois de ter seguido os passos mencionados, comece a olhar para o futuro próximo. Pense em como sua empresa pode oferecer produtos, levando em conta a privacidade dos dados. Saiba mais, matriculando-se no curso do Sebrae “LGPD: A sua empresa está preparada?”.  Também procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

Bom, em um universo de dados como o nosso, resguarde sua empresa e seus clientes! E prepare-se para crescer mais.

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