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Tue Oct 04 20:18:05 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA DE PRODUTO E VENDA
Descubra como montar sua loja de calçados

Confira as dicas do Sebrae sobre planejamento, estrutura e funcionamento para organizar a sua loja, bem como dados relevantes sobre o setor.

· 08/01/2016 · Atualizado em 04/10/2022
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Planejamento

Saber claramente o porquê se quer empreender em determinado ramo já aponta para diversas oportunidades. O exercício de questionar-se a respeito de empreender em um setor específico é um estímulo para encontrar carências no mercado que está sendo estudado.

Então o primeiro passo no início dessa nova jornada é o planejamento estratégico. Por meio dele, o empreendedor reunirá todas as informações que envolvem o negócio, incluindo missão, visão, valores do negócio, objetivos, posicionamento e público-alvo.

A definição do público-alvo é uma das partes mais importantes do planejamento. Com base nele, o empreendedor decide o que quer vender, ou seja, o seu mix de produtos. Especializar-se em um tipo de público pode ser o diferencial, já que concentrar-se em um nicho de mercado faz com que haja mais opções para a clientela escolhida, o que pode tornar a sua loja uma referência. Então, não esqueça esse detalhe importante: o público-alvo e o mix de produtos precisam estar em perfeita sintonia.

E por falar em mix de produtos, elaborar um plano de marketing também é ideal nessa fase do negócio. Nele, são considerados os 4 Ps do composto de marketing. Ou seja, produto, preço, praça, e promoção serão os direcionamentos estratégicos que você irá considerar inicialmente.

Ainda falando em planejamento, se você quer empreender, mas não está seguro em trilhar esse caminho por conta própria, outra opção é abrir a franquia de uma loja de calçados já existente. A experiência do franqueador, e o reconhecimento da marca permitem que as chances de vendas sejam maiores desde a abertura. Fique atento apenas para os custos que envolvem a operação.

O mix de produtos oferecidos precisa levar e consideração a variedade e o sortimento de produtos que serão trabalhados. Uma boa loja de calçados possui variedade de modelos, entretanto, trabalha com menor sortimento. Ou seja, o ideal é oferecer mais opções de modelos e uma cartela menor de cores. Outro ponto importante é fazer uma programação de compras, programando as entradas de produtos para ter sempre novidades na loja. Para manter a diversidade, é necessário que seus fornecedores entreguem mais vezes e em menor quantidade.

Se o empreendedor comprar muitos sapatos de uma só vez, ele corre o risco de não vendê-los e de deixá-los parados por muito tempo no estoque, o que inviabiliza a aquisição de novas peças.

Pesquisa

É importante, ainda, pesquisar sobre o perfil das pessoas que frequentam a região onde você pretende abrir a sua loja. O seu estabelecimento deve ser compatível com a classe econômica desses consumidores.

Observe quem são seus concorrentes nas proximidades. Qual o público que ele atende? Veja se há alguma parte dos frequentadores da localidade que não é atendida pelos concorrentes.

Estrutura e funcionamento

Para instalar a sua loja de calçados, escolha um ponto bem localizado e que apresente espaço amplo. Dentro dos ambientes, é preciso área adequada para vender. Ela deve ser dividida, por exemplo, em exposição de sapatos, setor de atendimento e vendas.

Invista em uma fachada chamativa e bastante visível. A fachada é um dos primeiros instrumentos de venda de uma loja. Então, capriche no projeto! Na exposição dos produtos, são necessárias vitrines bem iluminadas. A vitrine é um importante vendedor! Se bem elaborada, ela pode chamar a atenção do cliente e fisgá-lo para dentro da sua loja. Mas, lembre-se de que vitrine não é estoque. Então, nada de lotar de produtos! Nos mostruários, é importante que haja ao menos um modelo de cada calçado disponível no estoque.

Também, é preciso prever um estoque com muitas prateleiras. Todos os calçados recebidos devem ser organizados para facilitar a venda e manuseados com cuidado para não danificá-los.

Já a área de atendimento e vendas é o espaço onde os vendedores vão interagir com os clientes. Crie um espaço ideal para a circulação dos consumidores, com muitos espelhos, cadeiras confortáveis e um piso adequado para evitar acidentes, como escorregões.

Dados do setor

Com mais de cinco mil fábricas que empregam diretamente cerca de 280 mil pessoas em todo o Brasil, o setor calçadista teve previsão de crescimento de mais de 12% em 2021. A estimativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O crescimento teria sido impulsionado pelas exportações de calçados, que teve incremento de mais de 30% no ano.

De acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil, publicado em 2021 pela Abicalçados, em 2020 foram identificados 13 polos dispostos em seis estados do país: Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


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