Sobre o negócio
No dia 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data foi oficializada em 2012, por meio da Lei nº 12.625, e faz referência ao dia 8 de maio de 1916, quando o Paraná solicitou que as terras adjacentes às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública. Isso resultou na criação do Parque Nacional do Iguaçu, um dos destinos mais visitados do país e uma das sete Maravilhas da Natureza.
Em todo o mundo, esse setor contribui com nada menos que US$ 8,9 trilhões (10,3% do Produto Interno Bruto global) e gera 330 milhões de empregos (um em cada dez existentes), segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). No Brasil, chega-se a US$139,9 bilhões (7,7% do PIB nacional), sendo o alcance, no mercado de trabalho, de 7,4 milhões de postos.
Apesar dos números, em 2021, comemorar o Dia do Turismo está mais difícil. O setor está enfrentando um dos maiores desafios de sua história. A pandemia causada pelo coronavírus e as restrições a ela relacionadas impactaram fortemente as viagens de lazer.
Diante da necessidade de retomada, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, defendeu a importância do setor para a economia de todos os países. Na sua fala, realizada em Madrid (Espanha), em janeiro deste ano, durante a 113ª sessão do Conselho Executivo, ele lembrou que milhões de empregos e negócios dependem de um turismo forte e próspero. Zurab destacou, ainda, que as viagens também são “uma força motriz na proteção do patrimônio nacional e cultural, ajudando a preservá-lo para as gerações futuras”.
Aproveite o Dia Nacional do Turismo para conhecer dicas sobre para a retomada das suas atividades de maneira segura para você e seus clientes durante a pandemia.
O Sebrae preparou um conteúdo especial que reúne informações sobre os impactos da Covid-19 sobre os pequenos negócios, principalmente nos segmentos identificados como os mais vulneráveis à crise. O e-book Turismo Pós-Covid-19: Insights para Empresas e Destinos traz ideias e tendências sobre o perfil dos viajantes, experiências e a presença digital das empresas durante a crise do coronavírus e a retomada.
Está em tramitação no Congresso o projeto de lei que cria um programa emergencial de ajuda aos setores de Turismo e de Eventos. O PL nº 5.638/2020 autoriza o refinanciamento de dívidas com o governo federal e cria o Programa de Garantia aos Setores Críticos (PGSC), que tem como objetivo mitigar o risco das operações dos empresários por meio do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI). Entre suas principais medidas, ele estabelece compensações como alíquota zero de PIS/Pasep, Cofins, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), por 60 meses, para aqueles afetados pela pandemia. Já a Medida Provisória nº 1.036, editada pelo governo federal, aumenta o prazo para remarcações e cancelamentos nos setores do Turismo e da Cultura até dezembro de 2021, em decorrência das complicações relacionadas à Covid-19.
Outra dica é a página Protocolos da Retomada, com orientações para o retorno dos pequenos negócios, com destaque, mais uma vez, para o turismo. Acesse, se informe e se prepare para vencer os incontáveis desafios da pandemia. Vale lembrar que, até tudo voltar ao normal, os cuidados e a consciência com a saúde devem ser uma tarefa de todos, incluindo os turistas. Tudo isso para que os dias 8 de maio dos próximos anos sejam repletos de razões para comemorar, gerar riquezas e proporcionar ótimas recordações!
E ainda, para ter um negócio com mais significado, fique por dentro da ideia de negócio: Como montar uma agência de turismo de impacto social.
Aproveite e conheça o curso Atrativos turísticos, saiba como aprimorar e gerar oportunidades de negócios.
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