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Mon Mar 06 11:21:10 BRT 2023
Planejamento | DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Dicas para aumentar as vendas na Semana do Consumidor 2023

Empreendedor, aproveite essa ótima data para aprimorar suas estratégias e aumentar as vendas!

· Atualizado em 06/03/2023
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Não há relação comercial sem a presença do cliente, não é mesmo? Que tal homenagear aquele que é a razão do seu negócio? Em 15 de março, comemora-se o Dia do Consumidor.

No Brasil, o Dia do Consumidor foi oficialmente instituído no ano de 2014, embora desde 1990 já existisse o Código de Defesa do Consumidor, dedicado a proteger seus direitos. Para aproveitar o mote e aquecer as vendas em um período relativamente fraco, antes do Dia das Mães, os empresários brasileiros estenderam a data para a Semana do Consumidor.

Certo é que uma semana comemorativa é sempre um bom motivo para criar estratégias, oferecer vantagens e produtos exclusivos e, consequentemente, vender bastante, principalmente agora que o país se encontra em franca retomada da atividade econômica – a queda no desemprego, ainda que tímida, significa mais pessoas com dinheiro no bolso.

Quer entender o consumidor? Conheça sua jornada

Engana-se quem imagina que somente as grandes marcas e empresas varejistas têm condições e capacidade de investir em ferramentas para descobrir tendências de mercado a partir do que pensa o consumidor. Não é tão difícil saber o que o público deseja, haja vista que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada pelas redes sociais e plataformas digitais.

Veja como bombar o seu negócio nas redes sociais.

Por isso, mesmo os pequenos empreendedores precisam estar antenados com essa realidade, para compreender a jornada de compra e, a partir disso, adaptar seus negócios para se alinharem com o comportamento e as necessidades dos consumidores. Aí, é só trabalhar para atrair os clientes. Seja otimista que você vai chegar lá! 

Como é essa história de conhecer o cliente?

Sim, isso é um fator-chave para o sucesso do negócio. Já ficou muito distante o tempo em que o empresário de sucesso depositava toda sua confiança apenas na qualidade do seu produto, a ponto de acreditar que ele “se vende sozinho”.

Nesse sentido, portanto, o relacionamento entre a empresa e o consumidor – incluindo o empreendedor e seus colaboradores – é importante para seu negócio manter-se vivo e prosperando, principalmente em um mundo em que a tecnologia, ao mesmo tempo que facilita o empreendedorismo, potencializa a criação e a mudança de estratégias, da noite para o dia. Esse relacionamento envolve:

  • Conhecer as preferências e os hábitos do cliente;
  • Identificar opiniões, com recursos como caixas de sugestão e redes sociais;
  • Aplicar o marketing digital para construir estratégias, detalhar melhor as características e as vantagens do seu produto ou serviço.

Quero fazer uma imersão sobre marketing para planejar melhor. O que devo fazer?

Quer mergulhar ainda mais nos conhecimentos de marketing digital, para aprender a planejar as vendas pela internet? Com o curso do Sebrae, você terá acesso a informações para identificar,  com o apoio do marketing digital, estratégias que poderão ser utilizadas em benefício do seu negócio.

Se preferir, você pode, ainda, preparar-se para a Semana do Consumidor (e demais datas especiais do comércio) com o apoio de um especialista do Sebrae, disponível por ligação gratuita para o número 0800-570-0800. Agende o seu atendimento.

Criatividade para vender

Além de estar bem informado sobre o cenário de seu negócio, o empreendedor deve ter sensibilidade para fazer mudanças nas horas necessárias e seguir estratégias recomendáveis para melhorar o fluxo de caixa. Uma das formas de despertar a atenção do consumidor é por meio de premiações e ofertas. Cada vez mais, empresas recompensam seus clientes com cashback, ou devolução de uma parte do valor desembolsado pelo cliente. Isso incentiva novos negócios e fideliza a clientela. Existem sites e aplicativos especializados nisso e que permitem realizar parcerias.

Outra forma de o empreendedor aumentar as vendas é fazer contas e verificar a possibilidade de oferecer alguns dos produtos com descontos nos preços. Pesquisa recente, divulgada em fevereiro de 2022 pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), confirma: os consumidores estão trocando produtos por marcas mais baratas; 31,5% pesquisam antes de comprar e a maioria prefere sair às compras nos dias das promoções. Que tal, então, aproveitar para fazer girar mais rápido aquela parte parada do seu estoque durante a Semana do Consumidor?

Atendimento ainda é tudo

É importante aprender sempre e usar o conhecimento para crescer mais a cada dia, não esquecendo do planejamento para o aumento das vendas. Mas, tudo isso não é suficiente se a linha de frente não estiver afiada, ou seja, se o atendimento for deficiente.

Imagine-se como cliente de outra empresa, quantas vezes, em sua jornada para adquirir um produto ou serviço, você já procurou um canal digital da empresa, mas não o encontrou? Tentou ligar para um telefone que ninguém atende? Por fim, mandou um e-mail cujo retorno levou vários dias para receber (isso quando não ficou sem resposta)? Você voltaria a procurar essa empresa para novos negócios?

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