this is an h1

this is an h2

Sat May 27 01:13:17 BRT 2023
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Economia circular para pequenas empresas

Conceito busca superar limitações da economia linear e tradicional por meio da reciclagem e reaproveitamento de materiais.

· 26/05/2023 · Atualizado em 27/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O conceito de “economia circular” foi criado em 1989 pelos economistas britânicos David W. Pearce e R. Kerry Turner. Para eles, a economia tradicional e linear ignora a reciclagem de materiais, deixando ao meio ambiente o papel de reservatório de resíduos, ou seja, de depósito de lixo.  

Em oposição à economia tradicional e linear, cujo lema é “extrair, produzir e descartar”, os autores criaram, então, o conceito de economia circular, inspirado na lógica cíclica dos ecossistemas da natureza. 

Na natureza, “nada se cria; tudo se transforma”: restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para as plantas; estas crescem e dão frutos que, por sua vez, servem, novamente, de alimento para os animais.  

A economia circular também é conhecida como trajetória “do berço ao berço”, no qual não cabe a ideia de “resíduo”, uma vez que tudo pode ser usado e reusado em um novo ciclo.  

A necessidade de uma economia circular 

O sistema econômico linear tradicional expõe empresas e países a riscos relacionados à volatilidade dos preços dos recursos e a interrupções de fornecimento. Além disso, a economia globalizada acelerou as tendências de aumento populacional e a pressão sobre os recursos naturais.  

Isso obriga as sociedades modernas a mudarem de paradigma, buscando um modelo mais sustentável, uma economia mais “verde”, que assegure o desenvolvimento econômico e a criação de mais emprego e renda.  

Um novo modelo econômico que funcione em circuitos fechados, catalisados pela inovação em toda a cadeia de valor, permite minimizar consumos de materiais e perdas de energia.  

Pilares da economia circular  

1. Produzir - O processo de produção é organizado a partir da redução do uso de recursos naturais, utilizando uma quantidade menor desses recursos na fabricação dos produtos, aproveitando-se os materiais de forma mais eficiente possível. 

2. Utilizar - A utilização de matérias-primas e materiais, não o descarte sem necessidade, é outro pilar da economia circular.  

3. Reciclar/Reutilizar - A economia circular não descarta o produto; pelo contrário, reutiliza-o. Essa etapa do modelo sustentável tem um grande potencial de inovação. 

Economia circular nas pequenas empresas 

Aplicado inicialmente nas grandes empresas de tecnologia e startups, o modelo de economia circular, hoje, já se espalhou para pequenas e micro empresas, auxiliando na maximização do uso dos recursos disponíveis e no aumento de ganhos.  

Normalmente, as pequenas empresas têm menos recursos disponíveis para investir; daí, a importância da reutilização, reciclagem e reaproveitamento de materiais e recursos.  

Como implantar 

A implementação de uma economia circular em uma pequena empresa deve ser estrategicamente pensada. Vamos conhecer alguns passos desse processo: 

Conhecimento  

Gestores e proprietários da pequena empresa devem conhecer mais sobre economia circular, participando de cursos, treinamentos e visitas a empresas que utilizam processos fechados. 

Planos e metas 

Para implementar a economia circular, é necessário elaborar um plano de ação, definindo questões como: a) o que a empresa vai ofertar e receber adotando a economia criativa? b) como a implementação afetará a receita da empresa? c) como esse modelo contribuirá para a empresa? d) o que isso implica no modelo de negócios? 

A partir daí, pode-se ter elementos para a criação de um plano executivo e financeiro. Não se deve ter pressa, pois, muitas vezes, a implantação de economia criativa demanda tempo, até para adequação na empresa. 

Sensibilização e formação da equipe 

Para fazer uma mudança e implementar o conceito de economia circular, as empresas precisam que todos os colaboradores tenham um conhecimento sobre o tema e das ações planejadas. 

Para isso, cursos, treinamentos, oficinas e seminários são importantes. 

Adequação  

Existem três pontos a serem levados em conta para se estabelecer adequadamente uma economia circular na empresa: 

  • Inovação – necessária para a automotivação e o sucesso da empresa e de seus funcionários. Economia circular é inovação e criatividade.  
  • Seleção – a empresa precisa selecionar e otimizar seus principais produtos e materiais, reutilizando-os, reciclando-os e transportando-os com eficiência. 
  • Engajamento – uma empresa deve se concentrar em conectar-se e envolver-se com seus clientes, parceiros de negócios e fornecedores, apresentando-lhes as metas e ambições sustentáveis. 

Conclusão 

Consumidores e empresas já perceberam que é preciso mudar a forma de se produzir bens de consumo antes que os recursos naturais se tornem escassos e os resíduos, um problema incontornável. 

Saiba mais

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores 

ESG – o que é e qual é sua importância, saiba aqui 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?