this is an h1

this is an h2

Tue Mar 14 17:21:58 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedor, veja os papéis que precisa assumir no seu negócio?

É necessário assumir diferentes papéis no negócio, desde a criação do empreendimento até a consolidação da empresa no mercado.

· 02/01/2023 · Atualizado em 14/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já parou para pensar em todos os papéis que precisa assumir quando decide ser empreendedor? E, afinal de contas, o que significa exercer um papel?

Antes de entendermos quais são os papéis atribuídos a um empreendedor, precisamos compreender que papéis são expectativas acerca das formas diferentes como você deve se comportar diante da vida.

Em nossas vidas, olhando de fora das empresas como ao assumir que somos filhos, filhas, pais, mães, esposos, esposas, irmãos, irmãs, amigos, exercemos diversos papéis em conformidade com o que chamamos de comportamento natural, ou seja, o que é esperado que cada um faça ou desempenha no círculo em que está inserido.

Já os papéis que desempenhamos na vida profissional, como empresário, empresária, empregado(a), vendedor(a), entre tantos outros, chamamos de comportamento profissional.

No âmbito profissional, os papéis que exercemos requerem maior controle emocional da nossa parte, de forma adequada ao ambiente e, nessas atividades, geralmente seguimos regras, preceitos, normas de condutas próprias, além de estratégias para maximizar os resultados.

Nessas atividades, agimos de forma mais racional, ao passo que na vida familiar e com amigos, somos mais emocionais.

O que se espera do empreendedor

O empreendedor tem um mundo de atividades para fazer ao iniciar um empreendimento, as quais envolvem questões de natureza completamente diferente das mais simples às mais complexas que se pode imaginar.

A forma como ele atua nessas questões é que define a cara da empresa, porque, tudo que ele faz, reflete diretamente naquilo que chamamos de personalidade da empresa, seu “DNA” ou características pelas quais a empresa passa a ser conhecida no mercado.

Temos muitos exemplos nas histórias de empreendedores que consolidaram a imagem da empresa à sua própria personalidade, um deles, por exemplo, foi Antônio Ermírio de Moraes, fundador de um dos maiores grupos industriais do Brasil e que possuía como características pessoais apresentar-se como um homem de hábitos simples, obsessão pelo trabalho e aversão pelo endividamento, o que se tornou também atributos da personalidade desse grupo empresarial.

Antônio Carlos de Almeida Braga, do ramo de seguros, caracterizava-se pelo amor pelo esporte, dinamismo, sem medo de se expor diante das pessoas, o que também ficou como marca das suas empresas.

Ao compararmos as características pessoais de cada um desses dois empresários, observamos a forma que escolheram para participar na gestão das empresas e na formação do Brasil.

Enquanto Antônio Ermírio esteve à frente das associações empresariais, mesmo muito ativo, mas quase invisível para a população brasileira, Antônio Carlos patrocinava torneios esportivos e era uma figura que estava sempre em evidência.

Às vezes, como empreendedores, podemos estar desempenhando o mesmo papel diante da sociedade, porém de formas diferentes. 

É importante destacar que, para cada papel que exercemos, precisamos de modelos de comportamentos diferentes. E o motivo do nosso artigo: você sabe quais são os papéis que se espera de um empreendedor? Vamos listar alguns a seguir:

  1. Sonhador: Para criar um negócio e transformá-lo em sucesso, é necessário que o sonho esteja na mente do empreendedor durante muito tempo e, mesmo com a empresa se consolidando, o sonho ainda deve alimentar as expectativas em relação ao futuro.
  2. Investidor do seu próprio negócio: o empreendedor traz um investimento financeiro, que pode ter origem em recursos próprios pela venda de um bem ou pela utilização de uma reserva financeira, ou recursos que vieram através de empréstimos a bancos, amigos e familiares, nesse caso seu compromisso é definir um tempo para que esse investimento retorne. No caso de empréstimo, vai haver uma pressão para o retorno mais rápido, em razão do compromisso assumido com a fonte do dinheiro.
  3. Dono do negócio: como dono do negócio, o seu principal objetivo é ter retorno financeiro para a sobrevivência da empresa e gerar lucro.
  4. Tomador de riscos: a atividade de empreendedor envolve baixos e altíssimos riscos, por isso é necessário entender que, ao criar um empreendimento, você está associado a um senhor chamado “risco”, o qual estará presente durante toda a sua existência enquanto empreendedor. Nesse sentido, conhecer, estudar e se preparar para assumir os riscos de forma profissional é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
  5. Inovador: o mundo moderno exige cada vez mais a busca por inovação em produtos/serviços, na forma de gerenciar o empreendimento, no próprio modelo de negócio, nos processos organizacionais e em tudo o que diz respeito ao processo de crescimento e evolução de uma empresa. O melhor caminho para os resultados continuarem iguais é fazer da mesma forma que você faz há muito tempo. Se você fizer as coisas como sempre fez, terá o resultado que sempre teve. É preciso mudar, desafiar o óbvio, promover melhoria contínua para crescer e se desenvolver,      
  6. Gestor de um empreendimento: Ser gestor significa atuar nas dimensões de planejar, executar, avaliar os resultados e fazer correções. Em uma empresa, é necessário que essas funções ocorram da melhor forma possível.
  7. Vendedor de ideias e projetos: o empreendedor tem como objetivo fazer com que as pessoas estejam dispostas a comprar, não apenas produtos/serviços, mas a marca da empresa, suas ideias do negócio e a forma como se posiciona no mercado, então cabe ao empreendedor colocar toda a sua personalidade e seus talentos à disposição para que as pessoas se apaixonem pelo seu empreendimento.
  8. Negociador: um negociador soluciona conflitos, busca consensos e resultados favoráveis para todas as partes. Para o empreendedor, negociar é toda hora, todo dia, em todas as situações. 

Então, caro empreendedor, o que você acha de associar os diversos papéis que precisa assumir a trilhas de aprendizados e encontrar as soluções de consolidação desse conhecimento no Portal Sebrae?

Você pode começar já, fazendo os nossos cursos EaD: Aprender a empreender e Como agir de maneira empreendedora.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?