this is an h1

this is an h2

Sat Feb 11 01:38:26 BRT 2023
Planejamento | DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Entenda a importância do aterramento elétrico para sua empresa

O aterramento elétrico tem o objetivo de proteger pessoas e evitar prejuízos com a queima de equipamentos.

· Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando o assunto é o bom uso de energia elétrica, um cuidado, muitas vezes, deixado de lado é o aterramento elétrico. Essa medida simples pode evitar a queima de equipamentos e proteger as pessoas de choques elétricos. Muito embora o aterramento seja obrigatório nas residências e empresas, sua importância é menosprezada, o que traz riscos de prejuízos financeiros e também à saúde.

Quando um equipamento não é corretamente aterrado, aumenta o risco de acidentes. Isso porque, no caso do elemento metálico estar energizado por alguma intercorrência, vai promover a passagem da corrente de descarga pelo corpo da pessoa que tocar a superfície, provocando choques elétricos que podem ser fatais.

Quando os equipamentos estão ligados à terra, porém, o risco é bastante reduzido, pois a terra passa a ser o receptor da rede elétrica em caso de descargas eletrostáticas, correntes de descargas atmosféricas, correntes de supressores de surtos e correntes provenientes de defeitos em equipamentos. 

Dessa forma, quando há falhas ou descargas, o aterramento interliga eletricamente um condutor carregado em um percurso de baixa resistência até a terra, propiciando a menor diferença de potencial possível para proteger equipamentos e garantir a segurança das pessoas que interagem com a energia elétrica de forma doméstica ou profissional.

Para que você entenda melhor como funciona o aterramento, vamos dar um exemplo prático: quando uma geladeira apresenta um defeito, o motor, ou outro dispositivo movido à eletricidade, libera correntes elétricas que percorrem a carcaça do equipamento, chamadas de correntes de fuga. Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Conheça os três tipos de aterramento elétrico

  • Aterramento funcional: ligação à terra de um dos condutores de distribuição (geralmente o neutro), de modo a promover a confiabilidade, segurança e correto funcionamento das instalações, previsto na NBR5410;
  • Aterramento de proteção: ligação à terra de elementos condutores singular à instalação, definido como massas, de modo a promover a proteção contra choques provenientes de um contato direto;
  • Aterramento de trabalho: definido como um aterramento temporário, utilizado para a garantia da segurança em serviços de manutenção em que parte das instalações encontram-se energizadas. O aterramento deve ser retirado após o período de manutenção.

O que dizem as normas

Além de ser uma medida de segurança, o aterramento elétrico também é necessário para atender exigências normativas. Os critérios para os sistemas de aterramento em baixa tensão encontram-se na normativa NBR 5410, e podem ser complementados pelas normativas NBR 5419 e NR 10. 

A NBR 5410 define que o aterramento precisa:

  • Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, viabilizando um caminho alternativo destas para a terra;
  • Mandar as cargas acumuladas nas carcaças dos equipamentos para a terra;
  • Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção.

Aterramento elétrico na prática

Agora que você já entendeu a importância do aterramento elétrico, vamos explicar alguns detalhes presentes no dia a dia que podem aumentar a segurança. O terceiro pino das tomadas, por exemplo, é essencial para proteger pessoas e equipamentos, pois age como o condutor terra funciona como um aterramento elétrico para os equipamentos.  

Em imóveis antigos, é comum encontrar tomadas com apenas dois pinos. Se esse é o caso da sua residência, atenção: em vez de retirar o terceiro pino do fio do equipamento, invista na troca de tomadas e garanta um ambiente muito mais seguro. Uma economia na troca das tomadas e alterações nos circuitos para inserção do condutor terra pode trazer riscos à saúde e o prejuízo dos aparelhos queimados. 

Por fim, vamos falar do fio terra, cuja função é proteger as pessoas de qualquer vazamento de corrente. Ele conecta-se a todas as massas e descarrega o excesso de eletricidade em um metal enterrado no solo, por isso, é fundamental em todas as instalações elétricas. 

O Sebrae se preocupa com sua segurança e de sua empresa! Não perca tempo, faça uma vistoria nas suas instalações, providencie o aterramento, quando não houver, e trabalhe com tranquilidade.

Saiba mais

Entenda quais são as informações técnicas sobre aterramento elétrico em condomínios.

Saiba o que diz a NBR 5410 sobre eletrodos.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?