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Planejamento | ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Estratégias para aumentar a lucratividade de minimercados

Impulsione suas vendas com estratégias para aumentar a lucratividade do seu minimercado.

· 29/11/2022 · Atualizado em 04/12/2022
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O minimercado faz parte de uma tendência no varejo que vem crescendo muito nos últimos anos. Trata-se da hiperlocalidade, o nome moderno do bom e velho mercado da vizinhança. Um estudo realizado pela Kantar mostra que, no início da pandemia, 75% dos brasileiros demonstraram preferência por consumir no comércio próximo de casa. Este comportamento manteve-se e vem crescendo cada vez mais. Os consumidores preferem comprar na vizinhança pelo melhor atendimento e personalização, por ter menos pessoas dentro do estabelecimento e flexibilidade no pagamento.

Mas, não é porque o time está ganhando que não precisa treinar. Investir em inovação é a tarefa de casa para estes empreendedores que, quase sempre, conhecem seus consumidores pelo nome. Aposte em digitalização oferecendo todos os meios de pagamento, delivery, e-commerce e um aplicativo caprichado. A presença digital é uma necessidade.

Existem algumas práticas recomendadas que você pode seguir para alavancar suas vendas. Inspirados na publicação do Sebrae Paraná, separamos seis maneiras de aumentar as vendas e melhorar a lucratividade do seu minimercado. Confira a seguir!

Atratividade da loja

Que tal deixar seu minimercado mais atraente para os compradores? Deixe suas melhores ofertas na entrada da loja para entusiasmar os clientes quando eles iniciarem suas compras, deixando-os à vontade.

Preste atenção na apresentação visual de seus produtos. Certifique-se de que as prateleiras da loja estejam bem abastecidas, exiba os itens de forma organizada e deixe os corredores claros e fáceis de trafegar.

Coloque uma música de fundo agradável para os clientes ouvirem enquanto fazem suas compras (aliás, é cientificamente comprovado que uma música de fundo mais rápida aumenta as vendas no varejo nos supermercados).

Exiba os produtos estrategicamente

Exiba seus itens de uma forma que incentive os clientes a comprar mais. Combine produtos de baixo custo com mercadorias de custo mais alto para que os clientes tenham mais probabilidade de comprá-los todos de uma vez. Por exemplo, você pode deixar as opções de macarrão e de molho de tomate próximas à seção de garrafas mais caras de vinho que fariam um bom acompanhamento para aquela noite de jantar.

Estratégia de preços

O preço é o principal fator que influencia os consumidores a mudarem para outros supermercados ou varejistas. Os supermercados competem entre si para vender os produtos com a melhor tarifa aos consumidores.

Muitos minimercados oferecem comparação de preços em seus sites para que os consumidores possam ver o quanto eles podem economizar em suas compras. Além disso, você também pode mostrar o preço do concorrente ao lado dos produtos em suas prateleiras para facilitar a comparação para os consumidores.

Inspire o cliente a comprar itens que ele normalmente não compra

Incentive os clientes a comprar itens que eles podem não ter planejado originalmente, oferecendo cupons para mais produtos especiais na entrada da loja.

Você pode exibir receitas em toda a loja para seus clientes se inspirarem; agora, em vez daquele produto “básico”, seu cliente comprará todos os ingredientes incluídos na receita.

Mude o layout da sua loja de vez em quando, para que os compradores descubram novas seções e novos produtos que talvez não tenham sido notados.

Reduza a deterioração de produtos perecíveis

Algumas das mercadorias mais lucrativas em minimercados incluem itens perecíveis como queijo, carne e produtos frescos, mas os lucros de sua loja podem ser severamente afetados pela deterioração.

Embora os hábitos dos consumidores estejam mudando e haja uma maior demanda por frutas e vegetais frescos, os produtos frescos têm uma vida útil muito mais curta do que alimentos congelados e enlatados, e os donos de lojas desse setor são forçados a jogar fora muitos itens.

É por isso que você deve considerar investir em uma gestão de estoque de produtos que ajuda a gerenciar melhor seu estoque de alimentos para reduzir o encolhimento causado pela deterioração.

Torne seu minimercado mais lucrativo encorajando clientes recorrentes

A boa notícia quando se trata de administrar um supermercado é que quase todo mundo precisa fazer compras regularmente, o que significa que há uma enorme base de clientes em potencial para sua empresa. Seguir essas dicas pode ajudar a garantir que os clientes regulares continuem voltando e os novos consumidores tornem-se clientes regulares.

O mercado consumidor já demonstrou que a preferência pelo mercado da vizinhança se consolidou depois do período de isolamento social. Aproveite este momento favorável e coloque em prática as estratégias corretas para o seu negócio crescer.

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