this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 16:00:17 BRT 2023
Planejamento | INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
Importância da mecânica industrial para as IBTs

Entenda a importância desta área técnica e as suas funções para a indústria de base tecnológica (IBT).

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria de base tecnológica (IBT) precisa planejar e conduzir o processo de instalação e de manutenção de máquinas e equipamentos. A área técnica que faz esse trabalho é a mecânica industrial.

A mecânica industrial atua no desenvolvimento de projetos mecânicos automatizados, cadeia de fabricação, conserto de peças e em diversos processos de fabricação industrial, como usinagem, soldagem e conformação mecânica.  

Mecânica Industrial é toda e qualquer atividade relacionada a reparos de máquinas e equipamentos, ferramentas, instalações e manutenção de sistemas mecânicos e automatizados.

Mais do que ser capaz de planejar e conduzir o processo de instalação e de manutenção de máquinas e equipamentos, o profissional de Mecânica Industrial é apto para atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos automatizados, bem como na cadeia de fabricação de peças envolvendo diversos processos de fabricação industrial, como usinagem, soldagem e conformação mecânica. Para saber mais sobre a formação em Mecânica Industrial, assista esse vídeo.  

A área de Mecânica Industrial é parte essencial nas indústrias e em especial das Indústrias de Base Tecnológica. Isso porque em um projeto de automação industrial, tão importante quanto os softwares, são as máquinas que irão executar o serviço.

Se não houver um minucioso estudo mecânico das máquinas, o sucesso do projeto de automação industrial da empresa pode ir por água abaixo, refletindo na eficiência da linha de produção, bem como no aumento dos custos inerentes ao serviço.   

Indústria 4.0 

A automação industrial, aliada aos conceitos da indústria 4.0, tem evoluído cada vez mais rápido. Principalmente, nos avanços tecnológicos relacionados aos sistemas inteligentes de monitoramento e controle, como por exemplo, sensores e sistemas de visão.

Em parceria com o Senai, o Sebrae tem um programa que auxilia as empresas a ingressarem na indústria 4.0. Veja aqui 

Quando falamos do desenvolvimento de máquinas e dispositivos especiais para um projeto de automação, o projeto mecânico é o alicerce para o sucesso.

Quando esse projeto é mal executado, o retrabalho tem um alto grau de dificuldade e demanda tempo, impactando em toda a cadeia produtiva, na eficiência e vida útil do maquinário, além de comprometer o cumprimento dos prazos de entrega.

Já com um projeto mecânico bem executado, é possível reduzir os custos de produção e manutenção da máquina, aumentar o desempenho das linhas de produção e gerar mais estabilidade ao gestor do projeto.  

Veja como um profissional de mecânica industrial pode atuar nas IBTs:  

  • Planejamento e controle de manutenção de máquinas e equipamentos: esta área não só organiza os processos relacionados à manutenção, mas também verifica todos os reparos que serão necessários, sendo responsável por classificar as criticidades de todos os equipamentos, analisar e planejar todas as paradas de produção. 
  • Manutenção de automação e instrumentação: técnicos de automação que trabalham nesta área é também responsável pela calibração e ajustes de todos os instrumentos de controle e monitoramento. Eles também fazem a limpeza das placas de comando e algumas programações de controladores lógicos programáveis. 

Você já percebeu que a mecânica industrial é um dos pilares de uma fábrica e que os profissionais que atuam nessa área contribuem ativamente com os resultados da empresa e com a potencialização dos investimentos. Sendo assim, listamos cinco dicas para quem deseja se aperfeiçoar na área.  

1) Atualização sobre novas tecnologias 

Acompanhe as tecnologias aplicadas na área para ampliar o conhecimento, buscando atuar sintonizado às necessidades de uma indústria inovadora, contemporânea e transdisciplinar.  

2) Desenvolvimento de habilidades para gestão de equipe 

Atuar em equipes multidisciplinares é algo cada vez mais exigido no mercado de trabalho. Isso requer, além do domínio de aspectos técnicos, a mobilização de competências mais alinhadas às funções de gestão de processo e de pessoas, ressaltando as capacidades de análise, comunicação, cooperação, liderança, trabalho em equipe, negociação e assertividade.  

3) Aprofundamento dos conhecimentos em lean manufacturing 

A filosofia lean manufacturing, também conhecida como produção enxuta, deve ser de pleno conhecimento e aplicação pelos profissionais que buscam elevar a produtividade e reduzir o desperdício.  

4) Continuidade dos estudos em áreas correlatas à mecânica 

A fim de ampliar o leque de oportunidade de emprego, o mecânico Industrial deve investir e aprofundar os estudos em áreas relacionadas, como automação industrial, eletroeletrônica e tecnologia da informação.  

5) Especialização em uma das diversas áreas da mecânica 

Ainda na busca por ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho, o profissional pode buscar especialização em diversas áreas, como manutenção industrial, usinagem, desenvolvimento de projetos, automatização de máquinas, gestão da produção, qualidade de produto, entre outras.  

Você já percebeu que a atividade de mecânico industrial é essencial para todos os tipos de indústrias, desde as automotivas, por exemplo, alimentícia e farmacêutica, até as de usinagem. O campo de trabalho é vasto e para se destacar, conte com a ajuda do Sebrae.   

Saiba mais:

Mudança organizacional nas IBTs

Ferramenta MRP traz benefícios para a gestão das empresas de IBT

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?