this is an h1

this is an h2

Mon Apr 17 19:13:11 BRT 2023
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Máquinas e equipamentos: ativos circulantes ou não circulantes?

Ativos circulantes são aqueles bens que podem ser negociáveis em curto prazo. Já os não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses.

· Atualizado em 17/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com características bem distintas entre si, os ativos circulantes são todos aqueles bens patrimoniais que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo.

Já os ativos não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses. Ambos são valores que a empresa contabiliza como de sua propriedade e devem ser corretamente classificados. E como ficam as máquinas e equipamentos? 

Na prática, o estoque comercializado diariamente é um ativo circulante, enquanto a venda de um imóvel ou máquina de grande porte, que poderá levar meses para ser concretizada são considerados bens duradouros e investimentos com retorno previsto para mais de um ano. Geram receita, mas sem prazo definido para isso. 

Assim, as máquinas e equipamentos de uma empresa são ativos não circulantes.  Os ativos não circulantes podem ser tangíveis e intangíveis com baixa liquidez.

É considerado pelos contabilistas, um grupo que engloba todos os bens duráveis, destinados ao bom funcionamento da empresa, bem como os direitos exercidos com essa finalidade. 

Nessa modalidade podem se enquadrar, além das máquinas e equipamentos, os utensílios em geral, aplicações de longo prazo, patentes, propriedade intelectual, direitos autorais, entre outros. 

Já o ativo circulante é tudo aquilo que a empresa tem, que faz parte dela e pode facilmente ser convertido em dinheiro, como estoques (produtos prontos e matéria-prima), mercadorias, insumos, bens, investimentos, mobiliário, frota de veículos, saldo bancário, duplicatas e títulos. 

É importante para a organização, mas também para os investidores, ter clareza sobre o montante que representa seu ativo circulante - por sinalizar os valores que podem ser usados -, caso apareça algum imprevisto ou urgência.

Por exemplo, se uma empresa deve R$ 2 mil, mas no curto prazo o seu capital circulante líquido for superior a esse valor, significa que ela terá recursos para honrar seu compromisso. 

Ambas as categorias são utilizadas para identificar e organizar as diferentes contas presentes na empresa, otimizando sua operação e planejamento. 

Leia mais:

Quando as IBT devem financiar máquinas e equipamentos

Saiba as diferenças entre despesas, custos e investimentos

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?