Veja o passo a passo para começar do zero e montar um salão de beleza.

Apesar de a pandemia ter impactado o segmento de salões de beleza, o setor conseguiu se recuperar em tempo recorde. De acordo com dados econômicos divulgados pela CNN Brasil, com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, as atividades englobadas na categoria “outros serviços”, da qual fazem parte os salões de beleza, tiveram crescimento de 4,8% no segundo trimestre de 2022.
Outra informação importante para o setor veio de pesquisa feita pela Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) realizada em todas as regiões do país, em parceria com o Sebrae. O estudo apontou que 31% dos entrevistados relataram faturamento maior em abril deste ano em comparação ao mesmo mês de 2019, período pré-pandemia.
Os serviços de beleza registrados nos CNAEs 9602-5/01 que engloba as atividades de Cabeleireiros, manicure e pedicure e o CNAE 9602-5/02 relativo às atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza segundo dados do DataSebrae, obtidos no início de dezembro de 2022.
O crescimento é notório, e há espaço para novos empreendedores. Quem deseja ingressar nesse segmento promissor deve ficar atento a alguns detalhes importantes:
1 - Parte burocrática
Formalize seu negócio, mesmo se for pequeno. É possível começar na categoria Microempreendedor Individual (MEI), que pode ser aberto facilmente pelo Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Porém, se seu negócio expandir e passar a ter uma equipe de colaboradores, ele se enquadra na categoria Microempresa (ME). Se houver a possibilidade, contrate um escritório de contabilidade para resolver essas questões burocráticas. Dessa forma, você ficará livre para agilizar outras ações importantes para o sucesso do salão de beleza.
Na abertura do estabelecimento é importante também conhecer e cumprir as exigências legais específicas do Estado e do Município onde irá atuar. Para isso, o empreendedor deve buscar informações nas Secretarias Estaduais e Municipais da Fazenda, Junta Comercial, Institutos e Secretarias Ambientais, Receitas Estadual e Municipal, Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, Administração Regional, INSS local, ANVISA local e na Delegacia Regional do Trabalho. É necessário observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
2 - Escolha do local
Defina o ponto onde será montado o salão de beleza. Uma das principais vantagens desse tipo de negócio é que permite começar em um pequeno espaço na própria residência. Quem pretende alugar um imóvel, deve ficar atento à facilidade de acesso, boa movimentação de pessoas, segurança e concorrência nas imediações.
3 – Definição de quais serviços serão oferecidos
Ainda não tem ideia do que oferecer no seu negócio? De acordo com a Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), entre os serviços mais procurados em salões de beleza de todo o país estão: corte (29%), manicure (24%), coloração (24%) e escova (13%). Este menu básico é praticamente obrigatório. Outros serviços, como extensão de cílios, depilação etc. podem ser agregados. Vale apostar também em serviços de tratamento capilar específicos, como cabelos crespos e cacheados.
4 - Montagem da estrutura
Esta é uma das principais questões levantadas por quem pretende montar um salão de beleza, principalmente para quem ainda é iniciante no ramo. Uma boa dica é não gastar mais do que o necessário, começando com uma estrutura básica e crescer conforme o negócio exigir.
Entre os itens que todo salão de beleza precisa ter estão:
- Cadeiras de atendimento;
- Sofás e poltronas para o conforto dos clientes durante a espera;
- Lavatórios;
- Carrinhos auxiliares;
- Espelhos;
- Autoclave para esterilização de utensílios de manicure;
- Alicate e outras ferramentas de trabalho para manicure e pedicure;
- Luvas, palitos de unha, algodão e outros materiais descartáveis;
- Equipamentos profissionais, como secador, chapinha, babyliss, tesouras e máquinas de corte;
- Produtos profissionais para cabelo;
- Produtos profissionais para maquiagem.
5 - Presença digital
Segundo a plataforma Google Trends, houve um aumento de 300% na procura por salões de beleza através do Google nos últimos anos. A frase mais utilizada pelos internautas é “salão de beleza perto de mim”, o que reforça a importância desse tipo de negócio ter presença nas mídias sociais.
6 – Adoção de protocolos de biossegurança
A pandemia nos ensinou a importância de estabelecimentos, como salões de beleza, onde circulam muitas pessoas, adotarem protocolos de biossegurança - como a correta limpeza e esterilização das ferramentas de trabalho entre um atendimento e outro - para evitar a transmissão de vírus e bactérias.
Se você quiser saber mais sobre como abrir um salão de beleza e o manter lucrativo consulte o Ideia de Negócios Sebrae: Salão de Beleza
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