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Planejamento | DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
O que é uma campanha de moda?

Saiba qual é a importância de uma campanha de moda para o posicionamento de marca.

· 21/12/2022 · Atualizado em 28/12/2022
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A chegada de novas tendências, o lançamento de uma linha de produtos ou a comunicação de um conceito podem ser realizados por meio da campanha de moda, que utiliza uma narrativa visual caprichada para conquistar o cliente e ajudar no posicionamento de marca.

Planejamento, criatividade e ousadia fazem parte desse processo, que consiste na produção de materiais, como fotos e vídeos, no intuito de comunicar um conceito, um estilo, um comportamento ou uma tendência. Como tudo é feito com base no impacto junto ao consumidor, estas etapas são muito importantes: pesquisa de mercado, pesquisa de tendências, definição do conceito (elaboração do quadro de inspirações), análise de viabilidade, produção e divulgação.

O mundo da moda não é diferente de outras empresas das quais você consome produtos: quando você tem preferência por uma marca, é porque o branding funciona, ou seja, o produto tem um diferencial e um valor que te faz percebê-lo e desejá-lo. 

Nesse sentido, uma campanha de moda bem realizada, com fotos de qualidade e vídeos bem-feitos para a divulgação nas redes sociais, em catálogos e nos diversos canais de divulgação que a empresa de moda julga necessários, é essencial para o posicionamento da marca.

Antes de planejar uma campanha, no entanto, é importante pensar na necessidade de imagens que a empresa possui, a fim de que o trabalho do fotógrafo possa ser bem organizado. Existem algumas diferenças entre termos, como campanha comercial, lookbook e foto conceito, que se relacionam com o objetivo e os resultados esperados. Vamos a eles:

  • Campanha comercial: essencial para comunicar um conceito, um estilo ou um comportamento. Serve ainda para comunicar uma proposta, uma ideia e o DNA da marca. Apresenta o conceito (tema central) de uma coleção. O ideal é fotografar até sete looks, que devem “contar uma história”.
  • Lookbook: o foco é a venda da roupa, e o objetivo é que o cliente veja os itens, por isso normalmente é fotografada a coleção inteira da marca. Os detalhes do produto (que deve ser mostrado em diferentes ângulos, por exemplo) precisam estar em evidência.
  • Foto conceito: como a intenção é vender uma ideia e produzir desejo, a marca se utiliza desse tipo de fotografia quando quer agregar valor e trabalhar o branding. Por isso, já que o objetivo principal desse tipo de campanha é causar impacto junto ao público-alvo, não necessariamente serão fotografadas as peças.

No outro artigo da série “Campanha de moda”, veja como fazer uma campanha de moda com foco na fotografia. Inscreva-se também nos cursos Criatividade e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. Se precisar de mais informações, ligue para o 0800 570 0800.


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