this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 10:04:23 BRST 2016
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Oficina de bicicletas: um bom investimento

Investimentos em mobilidade urbana e preocupação com saúde impulsionam mercado de bikes no Brasil, que oferece oportunidades de negócio.

· Atualizado em 12/12/2016

Revisões, ajustes, reparos, troca de peças e limpezas formam um conjunto de serviços indispensáveis para garantir o bom funcionamento da bicicleta e garantir ao ciclista pedaladas confortáveis e seguras. Assim como carros e motos, ela também precisa de manutenção.

O Brasil tem despertado para o uso desse veículo como meio de transporte viável. Além disso, ela tem sido instrumento para a prática esportiva e promoção da qualidade de vida. Esses aspectos têm revelado um mercado com grande potencial e atraente para empreendedores ousados e criativos.

Por isso, o momento é favorável para empreendimentos na área de venda de peças, serviços de reparos, atualização de componentes, montagem e manutenção das bicicletas.

Planejamento

A montagem de uma oficina de bicicletas, como qualquer outro empreendimento no ramo de prestação de serviços, deve se estabelecer sobre algumas regras básicas. A primeira e principal delas é um Plano de Negócios, que pode ser elaborado sob a orientação do Sebrae.

É necessário que o empreendedor pense em um negócio que alie comodidade, localização, facilidade de acesso, preços competitivos e qualidade no atendimento.

A oficina de bicicleta não precisa focar apenas na montagem e manutenção. Para diversificar no setor, pode-se aumentar o faturamento, ao vender acessórios e materiais para a prática do ciclismo, produtos e alimentos energéticos para atletas, oferecendo um espaço que combine oficina, loja e ponto de encontro para entusiastas e amantes da bicicleta.

Estrutura e funcionamento

A estrutura montada e a equipe de funcionários requerem atenção especial. É importante considerar o conjunto de equipamentos básicos para montar a oficina. Levar isso em consideração é indispensável para o sucesso da empreitada. Consultar organizações e associações de ciclistas para se inteirar sobre a área também é fundamental.

Caso o empreendedor não tenha conhecimentos sobre o assunto, deve priorizar a contratação de um mecânico que tenha experiência na área. Esse profissional deve estar sempre atualizado e atento às necessidades de cada tipo de cliente: desde os iniciantes até os que levam o ciclismo como um estilo de vida e, por isso, vão exigir um atendimento mais específico.

O espaço deve ser adequado à finalidade do negócio e possibilitar conforto aos clientes que aguardam o serviço ser realizado. Também é preciso deixar os produtos e suprimentos para bicicletas visíveis.

Oferecer diferenciais contribui para conquistar e fidelizar a clientela. Muitas oficinas e lojas oferecem serviços personalizados, busca e entrega da bicicleta, representação autorizada de fabricantes, agendamento de horários e apoio a competições ou atletas.

Verifique quais são os pontos fracos dos seus concorrentes e transforme-os em pontos fortes da sua loja.

Panorama do setor

A abertura para o mercado de bicicletas no Brasil começou na década de 90, com a chegada das mountain bikes e do triatlo, que fizeram milhares de pessoas adeptas do cliclismo como modalidade esportiva. Esse período também ficou marcado pela instalação de indústrias estrangeiras.

Na maioria das capitais brasileiras, construção de ciclovias tem sido um dos principais investimentos em mobilidade urbana. Isso estimula um hábito que já é realidade, há muito tempo, nas cidades do interior do país: a locomoção diária sobre duas rodas.

Nas grandes cidades e metrópoles, as vias exclusivas para aquele equipamento têm sido encaradas como uma das soluções mais impactantes para reduzir o caos no trânsito.

Essa consciência ambiental incitada, principalmente, entre os mais jovens, alia-se ainda à preocupação com o índice crescente de obesidade entre as crianças e representa mais uma razão para acreditar no impulsionamento do mercado das bicicletas e a demanda criada por ele.

Busque apoio

Para informar-se sobre as exigências legais e específicas relacionadas ao seu futuro empreendimento (como licenças, taxas e impostos), além de receber orientações sobre como administrá-lo, consulte o Sebrae no seu estado.

Para mais informações como números sobre produção mundial de bicicletas e meios de transporte similares, acesse o site da Associação Brasileira dos fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?