this is an h1

this is an h2

Mon Nov 14 21:52:53 BRT 2022
Planejamento | GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS
Pecuária sustentável: tradicionalismo dá espaço à inovação tecnológica

No Rio Grande do Sul, mudanças resultam em mais produtividade, retorno financeiro para pecuaristas e preservação do solo e da água.

· 19/09/2022 · Atualizado em 14/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Produção de carne, couro, leite e derivados com consciência ambiental, responsabilidade social e bem-estar animal. Essa é a pecuária sustentável, um conceito que, felizmente, vem ganhando cada vez mais espaço no país. E não é para menos. A atividade, além de mais amigável com o meio ambiente, com impactos como o aumento da biodiversidade e a preservação do solo, também garante mais retorno econômico com maior produtividade em arroba/hectare, entre outros benefícios. 

Em Jaguarão/RS, pecuaristas, com o auxílio do Sebrae, têm visto de perto o resultado da mudança de algumas práticas. Alencar Gonçalves Feijó, que já vem de uma família tradicionalmente pecuarista, conta que a atividade comercial está no sangue, mas que passou a vê-la de maneira diferente a partir de 2017, com o espaço Juntos para Competir, do Sebrae. A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas por meio de uma maior integração do setor, da qualificação, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária. Saiba mais sobre o Juntos para competir.  

“Foi uma virada de chave na minha propriedade e na minha maneira de pensar e fazer pecuária. Aprendi muito, principalmente no que diz respeito a planejamento, aprendi a fazer adubação alta, a usar o nitrogênio. Em 2018, eu já consegui em áreas de pastagem produzir 417 kg por hectare. Saí de 60 para 417 kg, já é uma baita de uma mudança, né?”, pontua o pecuarista. Ainda segundo Alencar, o desafio permanece sendo superar-se, aumentar as áreas de pastagem e aprender com os técnicos do Sebrae que o têm acompanhado no processo. 

Com maiores teores de carbono e nitrogênio que o plantio direto, sistemas integrados de produção agropecuária capturam gases de efeito estufa da atmosfera. Saiba mais aqui.

Juliano, analista de projetos do Sebrae no Rio Grande do Sul, explica que quando o trabalho teve início na fazenda do Alencar, o desafio era uma evolução na produtividade. “A propriedade tinha um potencial grande, mas as técnicas até então aplicadas não eram adequadas frente esse potencial. Era preciso ter tecnologia no processo, na evolução, altura correta de manejo de entrada e saída, fertilização baseada em uma recomendação com dados produtivos, gestão muito apurada. Essa foi a grande evolução”, acrescenta Bolzoni.

Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e saiba como ele pode ajudar os empresários na criação e desenvolvimento de projetos sustentáveis para os seus negócios. Clique aqui. 

Para Ludovico da Riva, analista de competitividade do Sebrae Nacional, existe ainda uma barreira entre a assessoria técnica e o produtor, principalmente na pecuária. O que se vê, segundo ele, é um tradicionalismo que precisa dar espaço à inovação, já que não há mais espaço para o modelo extensivo. “O que o Sebrae faz é buscar otimizar os recursos e os esforços dentro da propriedade para que o produtor tenha um pouco de margem e consiga reinvestir na sua produção, no seu maquinário. Então, o grande gargalo é mesmo a resistência cultural, a dificuldade de mudar. Precisamos sempre inovar, buscar novos conhecimentos e novos modelos e oportunidades de negócio”, encoraja.

Conforme declara o analista, a resistência à mudança tem sido alvo do trabalho do Sebrae, que atua em toda a cadeia produtiva e em todos os segmentos do agronegócio. “Na pecuária, a inovação tecnológica em melhoramento genético é um grande esforço nosso no Brasil inteiro. A rotação de pastagem, a alimentação do gado, o investimento no pasto para ter uma ração de melhor qualidade, comportando um número maior de gado por hectare, tudo isso temos mostrado aos produtores como caminho”.

“O produtor, acreditando no acompanhamento técnico que ele está tendo e nas ferramentas que o Sebrae disponibiliza, tem um salto não só de qualidade do produto final, mas também de rentabilidade da propriedade. Um salto bem expressivo”, conclui Ludovico.

Pecuária Sustentável

  • Oferta de água de qualidade;
  • Aumento da biodiversidade;
  • Solos preservados e sustentáveis;
  • Aumento da capacidade de suporte da pastagem;
  • Menor ocorrência de pragas e doenças na pastagem;
  • Menor ocorrência de doenças no gado;
  • Melhora do bem-estar animal;
  • Maior produtividade em arroba por hectare.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?