Saiba como elaborar um planejamento estratégico de maneira correta e acertada, buscando o aperfeiçoamento dos seus métodos empresariais.

No mundo dos negócios, planejamento é sinônimo de conhecimento. Porque é só depois de conhecer a empresa, os produtos e serviços, o cliente, que se consegue traçar metas, elaborar plano de negócios e, consequentemente, alcançar o sucesso.
O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, de forma crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível. Ele deve ser capaz de trazer, ainda, confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
Às vezes, para o empreendedor, o sucesso será equivalente a um aumento nas vendas. Pode ser que o sucesso signifique, ainda, o aumento da estrutura física, a ampliação de um serviço ou produto ou, até mesmo, conquistar o mercado internacional. De toda forma, para a meta ser alcançada, é preciso o conhecimento do que se quer para depois traçar a forma de conquista.
O planejamento estratégico aproxima o empreendedor de seus objetivos futuros.
É nesse ponto que o planejamento estratégico é um excelente aliado do empreendedor. Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.
Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Você já parou para pensar que, sempre que houver planejamento estratégico, também existirá uma série de perguntas e de respostas?
Para se ter uma ideia, com o planejamento o empreendedor será orientado a responder com precisão três questões principais:
Ao responder estas questões, o empreendedor já estará realizando um planejamento: que nada mais é do que uma ferramenta de gestão que proporcionará mais assertividade na condução da atividade empresarial. É por isso que podemos afirmar que o planejamento estratégico determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores de maneira disciplinada e organizada.
As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.
Devem ser construídas definições do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da empresa, pelos seus lideres e equipe de colaboradores. Eles deverão avaliar os fatores internos do ambiente organizacional, separando-os em pontos fortes e pontos fracos, avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão. Deverão, também, proceder à análise do seu ambiente externo.Para isso, é preciso observar os aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores.
Etapas do planejamento estratégico
Todo planejamento estratégico passa por etapas fundamentais para o êxito desejado. Elas podem ser desmembradas, analisadas e seguidas de forma separada mas, em todo caso, podemos classificar quatro etapas essenciais para um planejamento estratégico eficiente.
A primeira delas é a análise do cenário. Depois é preciso definir os objetivos pretendidos para, então, fazer a definição de estratégias para alcançá-los. Por fim, é necessário traçar a elaboração de um programa de ações.
E por que essas etapas são fundamentais?
Porque apesar de nenhum empreendedor descartar o sucesso, nem todos conseguem estabelecer de forma clara os objetivos. Muito menos ter real controle dos recursos disponíveis na empresa para começar esse trajeto rumo ao objetivo cobiçado. É nesse sentido que traçar as estratégias e seguir as ações descritas no plano vão orientar o empreendedor, sempre de forma realista.
Podemos afirmar que o planejamento estratégico pode ser resumido como a definição de um método eficiente, que se utiliza dos recursos disponíveis e que tem um objetivo muito específico: alcançar a meta que o empreendedor propõe para o seu negócio.
Saiba mais
Foi um prazer te ajudar :)