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Tue May 02 13:30:37 BRT 2023
Planejamento | DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO
Planejar é o primeiro passo para o varejo

Atendimento ágil e de qualidade, liquidações e organização de preços estão entre os fatores que atraem o cliente.

· Atualizado em 02/05/2023
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O planejamento é uma ferramenta que ajuda a administrar bem o tempo, os recursos e a energia para implementar o direcionamento estratégico que foi definido para o seu negócio. Ele foca no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer os resultados que você deseja para a sua empresa. 

Mas estratégias são colocadas na prática por pessoas. Este é um detalhe muito importante que precisa fazer parte do seu planejamento. Quais serão as pessoas que auxiliarão você na implementação das estratégias? Qual a melhor forma de conseguir envolvimento e engajamento para que o direcionamento estratégico construído seja colocado em prática?

A escolha da melhor estratégia para construir um negócio de sucesso deve envolver a participação de toda equipe. O engajamento de todos na construção do planejamento resulta em uma equipe afinada para tirar de letra qualquer imprevisto. A participação e a integração da equipe na construção do direcionamento estratégico traz pertencimento, envolvimento, unidade, além daquela sensação boa de que a vitória é de todos!

O mercado consumidor nunca esteve tão dinâmico e participativo. Os clientes estão a um clique da informação - e da compra. Desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, o celular participa da nossa rotina e nos estimula a consumir. Por isso, mais do que nunca, o planejamento é essencial para o sucesso dos empreendimentos. Saber se organizar para atender o novo consumidor. 

As práticas que demandam deste planejamento devem estar bem afinadas entre a equipe. É importante que as ações definidas no direcionamento estratégico estejam claramente definidas e, principalmente, entendidas pelo time. O cliente precisa escutar uma encantadora melodia ao entrar na sua loja. E isso será reflexo das atitudes e comportamento da sua equipe. Principalmente em datas comemorativas, quando as demandas aumentam, a atenção precisa ser redobrada.

Separamos aqui algumas dicas valiosas que podem te ajudar a tirar de letra essa situação!

Informação

Treine sua equipe para estes momentos de movimento acima da média. Seus funcionários são o ponto principal no contato com o cliente. É preciso certificar-se de que todos têm conhecimento das operações de rotina. Caso você tenha algum funcionário em treinamento, sinalize no crachá. Se possível, deixe este funcionário em funções secundárias até a completa adaptação à rotina da sua loja. O cliente, certamente, será mais tolerante caso haja alguma falha. 

Organização

Códigos, preços visíveis e sistemas revisados facilitam o atendimento e o tornam mais eficiente. Mercadorias acessíveis às mãos do cliente também possibilitam o autoatendimento enquanto aguarda. Aquele capricho com a embalagem pode ser preparado com antecedência para não desandar a experiência de compra. O fluxo deve fluir até o pagamento e despedida do cliente, evitando ao máximo os pontos de atrito na jornada de compra.

Atendimento

A agilidade na hora de atender também funciona como forma de fidelizar o comprador. O consumidor evita estabelecimentos em que o serviço é demorado. Tenha clareza e objetividade nas informações de forma segura. Lembre-se: a informação está a um clique de distância.

Estoque

Realizar uma previsão de estoque para datas de maior demanda é fundamental. Uma dica para planejar suas compras de forma mais acertada é analisar as demandas de anos anteriores. Faça um estudo destes números para não exagerar nos pedidos, mas também não deixar faltar.

Outra dica é desenvolver o hábito de registrar mercadorias que o cliente solicita, mas a sua loja não tem. Esse indicador, conhecido como taxa de falta, pode ser um excelente aliado na hora de planejar a inserção de novos produtos no seu mix.

Em tempos de turbulência social e econômica, as empresas precisam ter clareza de informação e planejamento. 

A experiência de compra tornou-se sinônimo de “ser cuidado” com aquela singularidade que desperta o sentimento de pertencimento a uma tribo.


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