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Thu Oct 29 12:37:42 BRST 2015
Planejamento | COMPETITIVIDADE
Quer ser competitivo? Tenha responsabilidade socioambiental

Ética e transparência são essenciais nas relações comerciais e sociais de qualquer empresa.

· 06/12/2013 · Atualizado em 29/10/2015
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De tempos em tempos, mudam os fatores dos quais depende a competitividade nos negócios. No passado, era o preço dos produtos. Em seguida, veio a qualidade, que também é focada nos produtos e serviços. Ultimamente, além das relações com clientes, fornecedores e sociedade em geral, um fator que vem ganhando força é a responsabilidade socioambiental.

São diferenciais importantes para as empresas na briga por novos consumidores e clientes:

  • Fabricar produtos ou prestar serviços que não agridam o meio ambiente;
  • Promover a inclusão social; e
  • Participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte.

Essa tendência veio para ficar, principalmente pelo retorno que traz, em termos de imagem e melhores condições de competir no mercado.

Ética e transparência

Quando um negócio é administrado com base em princípios socialmente responsáveis, também tem por premissa relações éticas e transparentes. Com isso, ganha condições de manter melhor relacionamento com parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores e, por fim, de conquistar mais clientes e o respeito da sociedade.

Essa postura deve ser constante também nos pequenos negócios. Aqueles que adotam essa filosofia tendem a conseguir:

  • Melhor ambiente de trabalho;
  • Maior comprometimento dos colaboradores;
  • Relações mais consistentes com fornecedores e clientes; e
  • Melhor imagem na comunidade.

Afinal, o que é responsabilidade social e ambiental?

O conceito da responsabilidade socioambiental está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios. Esse conceito deve estar presente nas decisões cotidianas que podem causar impactos sociais, ambientais e no futuro dos próprios negócios.

A ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse de determinada empresa também respeitam os direitos, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são afetados por elas.

Exemplo

Uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço, mas não estará sendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, não se preocupar com a poluição que gera no meio ambiente.

Transparência é outro conceito que muito tem a ver com ética

Falta de transparência na condução dos negócios pode prejudicar clientes, consumidores e a própria empresa. Se ela sonega, por exemplo, uma informação importante sobre seus produtos e serviços, poderá ser responsabilizada, mais tarde, por omissão.


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