Planejamento financeiro evita prejuízo com as vendas de produtos pascoalinos e ajuda a calcular a quantidade mínima para lucrar.

Para os pequenos e médios negócios que trabalham com chocolate e afins, a Páscoa é a data comemorativa ideal. Esta é a época que traz mais possibilidades para aumentar o faturamento, atender grandes demandas e fidelizar a carteira de clientes. Mas, isso não é automático. É preciso adotar um bom planejamento para aproveitar as oportunidades que a Páscoa irá oferecer e aumentar suas vendas, porém, com segurança e sabendo qual quantidade a vender para manter seu caixa equilibrado.
Além de manter um olho no planejamento, há a questão da estratégia. Não é fácil concorrer com grandes fabricantes de chocolates e doces. Por isso, o mais recomendável é focar em produtos pouco atendidos pela indústria tradicional, explorando ingredientes selecionados, e mantendo a tradição se tornou a grande aposta de quem tem uma produção artesanal. Ovos de chocolate, ovos de colher, bombons de licor, trufas, colombas, brownies e bolos vulcão (aqueles que têm um recheio cremoso no centro) são alguns dos produtos artesanais que se destacam em relação aos vendidos em grandes mercados.
Depois de montar a estratégia para inovar nos produtos e atingir o produto, surge a questão fundamental: como obter lucros? Colocada de outra forma, a pergunta é: qual deverá ser o total necessário de vendas para que o negócio possa pagar todos os seus compromissos mensais e ainda obter uma sobra para investir ou até mesmo para recuperar os investimentos feitos?
A resposta está no que se chama de “ponto de equilíbrio”. O nome já sugere algo, ou seja, a ideia de uma balança com os dois pratos equilibrado, com os gastos investidos de um lado e o faturamento das vendas do outro. Se o valor dos gastos for maior do que o faturamento, haverá prejuízo. Se o faturamento for maior, surgirá o lucro.
O ponto de equilíbrio é atingido quando os custos e despesas fixas (gastos com aluguéis, salários, manutenção de equipamentos etc.) e lucro mínimo (valor para manter o negócio funcionando, como o capital de giro) têm valor equivalente à margem de contribuição (que é o faturamento menos os custos variáveis, como compra de matéria-prima).
O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser feito considerando a quantidade de produtos a ser vendida ou o valor do faturamento. Ele serve para você tomar as decisões de sua empresa, desde o preço dos produtos até o nível de produção, mas, é sempre bom lembrar, é apenas uma referência. Acompanhe a tabela abaixo e veja como calcular o ponto de equilíbrio de seu negócio:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas + Lucro mínimo ÷ Margem de contribuição (Receita – Custos e despesas variáveis)
Para auxiliar a análise de seus números, criamos uma planilha, basta clicar em Cálculo de ponto de equilíbrio e fazer seu download.
Finalizando, a Páscoa é uma data comemorativa que proporciona diversas oportunidades para empreender e vender mais, já que instiga o desejo natural para o consumo, principalmente de doces e chocolates. No entanto, o empreendedor precisa estar atento às inovações e, acima de tudo, saber com segurança o quanto vender para não ter prejuízo.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para ajudar empreendedores que desejam empreender com produtos de Páscoa. Entre os conteúdos disponíveis está o curso on-line de gestão financeira. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
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