this is an h1

this is an h2

Tue Oct 25 16:22:24 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Série: Fuja dos riscos financeiros em sua empresa - Episódio 1

Neste primeiro episódio da série, você conhecerá os controles financeiros básicos para fugir dos riscos financeiros em seu negócio.

· 24/10/2022 · Atualizado em 25/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está no ar a série “fuja dos riscos financeiros em sua empresa”, feita especialmente para você que é um microempreendedor, trabalha como mei, ou ainda, tem o sonho de começar o seu próprio negócio.

Série: Fuja dos riscos financeiros em sua empresa - Episódio 1

Neste primeiro episódio da série, você conhecerá os controles financeiros básicos para fugir dos riscos financeiros em seu negócio.

Série: Fuja dos riscos financeiros em sua empresa - Episódio 1
FAVORITAR
Botão favoritar

Nesse primeiro episódio, vamos tratar um dos passos primordiais para garantir o sucesso da sua empresa: o controle financeiro!

Provavelmente você já viu algum caso de empresas que não conseguiram permanecer no mercado, por lidarem com algumas dificuldades. Descontrole de gastos e lucros, mercadorias sem saída ou até mesmo situações de inadimplência.

Tudo isso são dores de cabeça desnecessárias ao microempreendedor, e o Sebrae quer te ajudar no passo a passo para uma gestão segura e rentável.

Para evitar passar por riscos como esses, que tal começar com passos simples?

Realizar o controle de caixa diariamente, é a primeira solução de organização financeira. Além de auxiliar no fluxo de entradas e saídas.

Quando se tem o hábito de verificar o caixa todos os dias, torna-se muito mais fácil e prático identificar um possível erro e resolvê-lo.

Isso inclui verificar os depósitos bancários, além de analisar as despesas pagas!

E atenção!

Por medida de segurança, sempre evite manter dinheiro em espécie e cheques no caixa.

Essa ordem diária também é importante para profissionais que emitem nota fiscal, no sentido de ter todo o processo documentado para facilitar sua organização financeira.

Paralelo ao controle de caixa, o controle de vendas e prazos de pagamentos auxiliará muito o empreendedor não só a evitar prejuízos, como a identificar os produtos com maior e menor saída.

Você pode praticar essas instruções com breves perguntas, por exemplo: quantos e quais produtos tenho vendido por mês? Quantos clientes pagaram à vista? Quantos pagaram a prazo? Quais foram os prazos estipulados?

A partir das respostas, a criação de uma tabela ou planilha digital será um excelente caminho. A propósito, para maior eficácia da sua organização, realize um controle individualizado por cliente. Assim, se tornará ainda mais fácil identificar um atraso de pagamento.

Por fim, é fundamental que a empresa também possua uma organização própria. Isso se dá com o conhecimento dos produtos em estoque, que indica se é necessário ou não a reposição de produtos; E o controle de despesas mensais (sejam para manutenção da empresa ou salários dos funcionários).

E, aí? a sua empresa já possui controle financeiro? Se você mantém todas essas informações atualizadas, parabéns! Se ainda não controla de forma adequada, não perca mais tempo.

Com as dicas do Sebrae, você tomará decisões empresariais cada vez mais assertivas. Continue acompanhando a nossa série.

Sebrae o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?