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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Viagens Inclusivas: como receber pessoas com restrições alimentares

Estabelecimentos, restaurantes e meios de hospedagem devem se adequar para receber turistas com alergia alimentar ou intolerância a algum alimento.

· 23/02/2023 · Atualizado em 21/03/2023
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Viagens inclusivas, por definição, são aquelas que não deixam ninguém de fora. Cada vez, é mais comum que crianças apresentem sintomas de alergia alimentar desde os primeiros anos de vida.

Também é crescente a quantidade de jovens e adultos com restrições alimentares, apresentando alergia ou intolerância ao glúten, à lactose, amendoim, frutos do mar, ovos, entre outros agentes, que provocam desde um incômodo, por si só capaz de estragar o dia de viagem, até causar uma reação grave e quadros irreversíveis.

Destinos e hospedagens, portanto, devem se adaptar para receber pessoas com alergia ou intolerâncias alimentares.  

Empreendedores do setor de hospedagem e alimentação devem estar aptos a receber hóspedes que apresentam intolerância ou alergia a determinados alimentos, o que acaba, naturalmente, abrindo uma janela de oportunidade ao conseguir identificar o estabelecimento como seguro para as famílias das pessoas que têm essas restrições.

Assim, além de adequar sua oferta, é importante divulgar que o hóspede ou cliente pode contar com opções livres de produtos como leite e derivados, frutos do mar, ovos, soja, carnes e oleaginosas. 

A divulgação de cardápios especiais atrai também públicos que não consomem determinadas classes de alimentos por opção pessoal, como veganos, que não consomem nenhum produto de origem animal, adeptos de dietas que evitam o glúten por causar estufamento abdominal, pessoas que excluem leite e derivados pela associação com a produção de muco e açúcar refinado por ser viciante.  

Dicas para bem atender turistas com restrições alimentares:  

Preparação é tudo!  

  • Pesquise e estude sobre alergia alimentar e desenvolva receitas que sejam seguras e que tenham a mesma apresentação de um alimento comum, pois o visual é muito importante; 
  • Estabeleça um conjunto de ações na área de alimentos e bebidas com protocolo de higiene definido e comunicado à equipe; 
  • Treinamento da equipe de forma permanente e definitiva, com modelos de entregas, normas e procedimentos; 
  • Parceria com cozinhas especializadas em alimentos para alérgicos e intolerantes alimentares; 
  • Ter um menu que atenda à celíacos (intolerantes ao glúten), e opções que atendam a pessoas com restrição à lactose; 
  • Atender aos clientes com flexibilidade, com algumas sugestões mais comuns, ou ainda atender às restrições ou preferências de forma individual; 
  • Divulgue esse diferencial em suas redes sociais e com seus parceiros comerciais, assim alcançará o público específico, ajudando a aumentar as vendas e fidelizar o turista;  
  • Enfim, planejamento nos mínimos detalhes na alimentação abre um leque atraindo turistas com restrições alimentares que muitas vezes não saem de casa por não encontrar opções de hospedagem com alimentos que atendam às suas necessidades.  

Então, prepare-se para bem receber e bem alimentar os turistas! 

Saiba mais: 

Turismo inclusivo é tendência e pode ser lucrativo

Cardápios especiais para atender diferentes necessidades dos clientes

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