Entenda o que é nível de endividamento, a importância do cálculo para o seu negócio e como fazê-lo.

Empreender é sempre desafiador, e dívida é um assunto difícil. Por mais que se queira evitar, esse não é o melhor caminho, pois, além dela não desaparecer, ainda tira o sono de muitos empreendedores que lutam para manter as portas abertas. Um passo importante para livrar-se das dívidas é entender o nível de endividamento do negócio, calculando tudo. Dessa forma, é possível tomar as medidas necessárias para a empresa operar sem problemas com credores.
Como calcular o nível de endividamento?
Esse nível é uma métrica que analisa qual é o valor necessário para pagar as dívidas. O objetivo é chegar em uma porcentagem da receita que pode ser destinada para esse fim. Para fazer essa análise de forma correta, é preciso calcular o passivo total, ou seja, todas as obrigações que a sua empresa tem que cumprir, podendo ser: empréstimos, financiamentos, salários e impostos. Nesse cálculo, entram todos os passivos, seja de curto ou longo prazo.
Ao chegar no valor correto, você deve dividir pelo seu ativo total (todos os seus bens, direitos e saldos). Caso tenha dificuldade para chegar nesses números, é importante solicitar a ajuda de um contador. Também é necessário entender que esse indicador tem riscos, pois quanto maior o grau de endividamento, maior o risco da sua empresa, por conta do comprometimento da capacidade de pagamento. Confira a tabela abaixo que exemplifica o cálculo:
Total de dívida da empresa: totalidade das dívidas com fornecedores, impostos a pagar, custos e despesas fixas, empréstimos e financiamentos;
Patrimônio líquido: totalidade dos estoques, contas a receber, saldos bancários e de caixa.
Exemplo prático: Natanael possui um e-commerce de equipamentos de pesca, com o nome “Pesque Bem”, e, para iniciar o ano com segurança, pretende saber com exatidão como está o nível de endividamento de seu negócio. Ele solicitou os dados ao seu contador que encaminhou os seguintes números baseados no fechamento do final do ano passado:
Entenda como ficou o cálculo do contador:
Índice de endividamento (%) = (Total dívida da empresa/Patrimônio líquido) x 100
Índice de endividamento (%) = (R$ 11.255,00 / R$ 44.900,00) x 100
Índice de endividamento (%) = (0,2507) x 100
Índice de endividamento (%) = 25,07%
Os resultados da empresa “Pesque Bem” mostram que 25,07% do patrimônio da empresa está comprometido para custear o total das dívidas. Esse é um número dentro da estabilidade. Esse índice é um indicador quantitativo, ele não determina a saúde da empresa, por exemplo. Mas, é importante perceber que, quase sempre, quanto menor o nível de endividamento do negócio, melhor para as finanças.
Analisar os indicadores e as dívidas da empresa é importante, mas não é só o que merece a atenção do gestor. É preciso contar com um planejamento financeiro que abranja os objetivos e as metas a serem alcançadas, pois, só assim, é possível entender as diretrizes do negócio e tomar decisões que vão fazer a empresa crescer.
Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo número 0800 570 0800!
Foi um prazer te ajudar :)