GESTÃO DE PESSOAS
Funcionário com o perfil certo para o cargo produz mais e melhor
O empresário deve alocar corretamente seus colaboradores a fim de conseguir o melhor potencial de cada um deles.
Todo processo completo de recrutamento e seleção nas organizações tem sua origem na detalhada descrição de cada cargo e função existentes. Trata-se de criar condições para se poder estabelecer um raciocínio lógico, um “passo a passo” para cada tarefa a ser desenvolvida, de modo a otimizar a produtividade por meio de um adequado plano de carreira e de um eficaz programa de capacitação.
Paralelamente à descrição de cada cargo, é necessário identificar o perfil, as habilidades e os conhecimentos exigidos para cada função, como forma de propiciar a máxima sintonia entre quem exerce e o cargo a ser exercido.
Para se definir com precisão o perfil de um profissional, deve-se considerar:
- Conhecimentos;
- Habilidades;
- Experiência;
- Formação;
- Biotipo (dependendo do cargo. Por exemplo, há aqueles que exigem força física, como os de carregadores);
- Características psicológicas.
Independentemente do porte do negócio, contratar e alocar bem os profissionais é essencial para manter o clima organizacional adequado e garantir qualidade em todas as etapas internas e junto aos clientes.