GESTÃO DE PESSOAS

Funcionário com o perfil certo para o cargo produz mais e melhor

O empresário deve alocar corretamente seus colaboradores a fim de conseguir o melhor potencial de cada um deles.

Todo processo completo de recrutamento e seleção nas organizações tem sua origem na detalhada descrição de cada cargo e função existentes. Trata-se de criar condições para se poder estabelecer um raciocínio lógico, um “passo a passo” para cada tarefa a ser desenvolvida, de modo a otimizar a produtividade por meio de um adequado plano de carreira e de um eficaz programa de capacitação.

Paralelamente à descrição de cada cargo, é necessário identificar o perfil, as habilidades e os conhecimentos exigidos para cada função, como forma de propiciar a máxima sintonia entre quem exerce e o cargo a ser exercido.

Para se definir com precisão o perfil de um profissional, deve-se considerar:

  • Conhecimentos;
  • Habilidades;
  • Experiência;
  • Formação;
  • Biotipo (dependendo do cargo. Por exemplo, há aqueles que exigem força física, como os de carregadores);
  • Características psicológicas.

Independentemente do porte do negócio, contratar e alocar bem os profissionais é essencial para manter o clima organizacional adequado e garantir qualidade em todas as etapas internas e junto aos clientes.

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