PARCERIA

Internacionalização de pequenos negócios: parcerias para exportar

Entenda as diferentes formas de parceria que micro e pequenas empresas e outros agentes da economia podem desenvolver para atender o mercado internacional.

A participação no mercado internacional tornou-se essencial para as empresas. Com a abertura dos mercados domésticos, a diminuição dos custos de transporte e dos custos de comunicação ocorridas nas últimas décadas, mesmo empresas de atuação local passaram a sofrer a concorrência estrangeira.

Para as micro e pequenas empresas (MPE) dos países em desenvolvimento a participação no mercado internacional apresenta desafios acentuados. Além das rigorosas exigências dos públicos (países, empresas e consumidores), os empreendedores enfrentam ainda exigências burocráticas, condições macroeconômicas desfavoráveis, dificuldades de infraestrutura e logística, entre outras dificuldades. Custos elevados justamente para quem dispõe de menos recursos financeiros e humanos para lidar com esses problemas.

Por outro lado, oportunidades são encontradas nas aprimoradas tecnologias de comunicação e de gerenciamento, na internacionalização de grandes empresas e provedores de serviços, na aceitação de novos modelos corporativos (clusters, redes etc.), na redução de barreiras linguísticas e na internet, que facilita a busca de informação e o contato com agentes externos.

Às grandes empresas internacionais a MPE pode representar uma interessante parceria por oferecer:

  • produção flexível, algo bastante atrativo para indústrias com demanda ou oferta sazonal;
  • possíveis reduções de custo de produção em indústrias intensivas em trabalho;
  • proximidade com os mercados em indústrias nos quais é importante estar perto do consumidor;
  • acesso à terra e a outros recursos naturais chave;
  • marketing de responsabilidade social;
  • produtos únicos.

Nesse cenário de novos desafios e oportunidades, as opções geralmente apresentadas à MPE são de se tornar um fornecedor para grandes empresas internacionais e concorrer por preço ou se especializar em nichos de mercados.

Entre as possibilidades de parcerias com a MPE estão as associações com empresas âncoras ou traders, representantes, compra e venda de licenciamento de produção, joint ventures e outros modelos que buscam mercados internacionais.

Para colocar em prática, conheça o abrangente estudo apresentado neste material sobre as experiências internacionais da MPE e conquiste o mercado externo.

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