this is an h1

this is an h2

Assista aos vídeos e saiba mais sobre a iniciativa

Edital Catalisa ICT - Projetos de Inovação
Resultado final do Edital
Resultados Parciais do Catalisa ICT
Sobre o Catalisa ICT

Promoção do crescimento socioeconômico Aplicação de conhecimento

Aproximação com o mercado Transformação de projetos em negócios

Como funciona

Uma jornada de aceleração e fomento para o pesquisador.
Seleção do potencial de inovação da proposta baseada em mérito.

Mobilizar para inovar Aprender e estruturar

Desenvolver e testar

Inovar e escalar

Conheça e se conecte com algumas Deep Techs fomentadas pelo Catalisa ICT

Cronograma Saiba mais

EAD trilha catalisa ICT aprender e estruturar

Aprenda a criar um Plano de Inovação e ampliar o potencial da sua pesquisa.

Inscreva-se
Perguntas Frequentes
  • O que é o CATALISA ICT?

    O CATALISA ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da: 

    • criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;  
    • transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;  
    • inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios. 

  • Quem pode se inscrever no CATALISA ICT? 

    Alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos de Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT públicas e privadas brasileiras de todos os estados do Brasil, assim como os mestres e doutores, com diploma reconhecido no Brasil, além de pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários, a partir do lançamento do edital Catalisa ICT – Projetos de Inovação.

  • Como se inscrever no CATALISA ICT? 

    O edital de Seleção de Pesquisas com Potencial de Inovação está com inscrições encerradas. Confira o resultado divulgado em março de 2021 que resultou em 1.000 pesquisas selecionadas.


    Para os pesquisadores interessados em submeter o plano de inovação da sua pesquisa, o Edital Catalisa ICT de Planos de Inovação encerrou as inscrições no dia 30/01/2022. Confira o resultado.


    As inscrições para o edital Catalisa ICT – Projetos de Inovação estão abertas. Confira o edital.

  • Há custos financeiros para se inscrever no CATALISA ICT? 

    Não. A inscrição no CATALISA ICT é gratuita.

  • O que é o plano de inovação no CATALISA ICT? 

    O plano de inovação é um documento estratégico para orientar a exploração de oportunidades de inovação a partir da pesquisa de mestrado ou doutorado. Durante a capacitação da Etapa 2 – Aprender e estruturar do CATALISA ICT, os participantes são orientados a elaborar o plano de inovação, ainda como pessoas físicas (CPF), conectado aos problemas e desafios de empresas, governos e da sociedade. 

    Os planos de inovação das pesquisas são submetidos ao Edital Catalisa ICT de Planos de Inovação, que está na etapa 2 do CATALISA ICT – APRENDER e ESTRUTURAR. Serão selecionados até 250 planos de Inovação com aporte de até R$150.000,00 em 12 meses, em bolsas e auxílio.

    O edital encerrou o período de inscrições no dia 30/01/2022.

  • O que é o projeto de Inovação no CATALISA ICT? 

    O projeto de Inovação descreve as atividades da investigação tecnológica com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos e procedimentos adequados, empregando recursos humanos, materiais e financeiros, com vistas à implementação de inovações, ou seja, ao desenvolvimento e à introdução de um produto/serviço no mercado.  O projeto de Inovação deve viabilizar, por meio de uma empresa (CNPJ) - seja do proponente, seja da empresa para qual transferiu sua tecnologia,  a construção de protótipo, unidade-piloto, cabeça de série ou lote piloto, resultantes da Pesquisa e Desenvolvimento, e a realização de testes para inserção do produto/serviço no mercado.

  • Como fica a propriedade intelectual gerada pelas pesquisas apoiadas no CATALISA ICT? 

    Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes da execução de cada projeto no CATALISA ICT deverão seguir a legislação vigente, a política e as normativas de cada Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, na qual a pesquisa foi originada.  

  • Como serão apoiados os planos de inovação no CATALISA ICT? 

    Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsas e auxílio concedidos ao pesquisador proponente e equipe.

  • Como a universidade participa do Catalisa ICT?

    A universidade é peça fundamental do Catalisa ICT enquanto produtora de conhecimentos científicos, que serão a base de soluções tecnológicas capazes de gerar negócios inovadores, para resolver desafios da sociedade. A universidade é parceira do Catalisa ICT por excelência. Ela está na partida da jornada de aceleração, formando mestres e doutores, que receberão apoio e fomento para empreender e impactar o Brasil com os resultados de suas pesquisas. Ao ser parceira do Catalisa ICT, a universidade tem a oportunidade de fazer com que os conhecimentos por ela produzidos gerem benefício social e econômico para a sociedade. Os canais de escuta e diálogo do Catalisa ICT com as universidades estão permanentemente abertos, com o propósito maior de aprimorar sempre a jornada do pesquisador empreendedor (catalisaict@sebrae.com.br).

  • Como serão estabelecidas as parcerias empresas/universidades no Catalisa ICT?

    As equipes de pesquisadores participantes do Catalisa ICT vão identificar e buscar a forma mais adequada para empreender, de acordo o estágio e as condições do desenvolvimento da pesquisa, incluindo a proteção da propriedade intelectual e o regramento de cada universidade para contratos de tecnologia. Na jornada do Catalisa ICT, a via poderá ser a criação de uma empresa, considerando a participação de professores, mestres/doutores, mestrandos/doutorandos; ou a transferência da tecnologia para empresa existente; ou a alocação do pesquisador em pequena empresa com projeto de inovação. A forma de empreender vai ser construída durante a jornada e a universidade será peça fundamental dessa construção.

  • Há alguma opção para os pesquisadores que não querem empreender nem transferir tecnologia?

    Outra ação prevista na etapa 2 do CATALISA ICT – APRENDER e ESTRUTURAR será a inserção de até 130 mestres ou doutores com bolsas para implementar projetos de inovação de pequenos negócios. Haverá edital específico, a ser lançado em breve.

  • Posso me inscrever em um edital sem ter participado do anterior?

    Os editais da jornada de aceleração do Catalisa ICT são independentes. Destacamos que para participar em cada etapa da jornada do CATALISA ICT, é necessário submeter propostas e ser selecionado nos editais específicos das mesmas. A etapa anterior dá condições para submissão à etapa seguinte, mas não é pré-requisito.

Posso ajudar?