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Com a pandemia, a tecnologia entrou de vez e para ficar na vida de quase todas as pessoas e casas do planeta. Então, saiba que a cultura geek não é uma bolha, mas sim uma bela oportunidade de vendas!
Se você não sabe o que é o Dia da Toalha, saiba que pode estar deixando passar uma excelente oportunidade de vender mais. Mas, se você sabe que essa data cai em 25 de maio e celebra o Dia Mundial do Orgulho Nerd, certamente é aficionado pela cultura geek - ou já descobriu esse filão. E, se não está lucrando com seu conhecimento, está perdendo vendas preciosas.
Nerd, ou geek, é o entusiasta, consumidor ou produtor de uma tribo cultural que reúne fãs de tecnologia, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos, HQs, mangás, cosplays, animes, livros, filmes, séries e outros artigos que envolvem os apaixonados por esse universo. Na teoria, nerd é mais sério e centrado e geek é mais pop, divertido - mas essa divisão é controversa e pouco importa para quem quer ampliar as vendas, pois deve, é claro, investir em objetos e experiências com que todo esse público possa se identificar.
Pense em um público-alvo formado por cerca de 45 milhões de consumidores vorazes: o Brasil aparece em quarto lugar no placar mundial de jogadores eletrônicos, segundo aponta o Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em geral, esse público pode ser encontrado em eventos e feiras, atualmente suspensos durante a pandemia. A Comic Con Experience 2019, versão brasileira da maior feira geek do mundo, reuniu 280 mil pessoas ao longo de quatro dias de evento em São Paulo. Em 2014, o mesmo evento havia reunido 97 mil pessoas. Em 2020, com a pandemia, aconteceu de forma 100% digital e com o nome de CCXP Worlds.
Assim como o agito geek migrou para a internet, sabemos que, com a pandemia, os empreendedores de todos os setores passaram a entender mais de tecnologia e comportamento digital, aproximando-se naturalmente do público já presente nesses meios.
Em franca expansão, o mercado geek movimenta, em média, 40% a mais do que o consumo médio nacional.
Dessas vendas, a imensa maioria, 78%, acontece pela internet, segundo dados divulgados no artigo Estratégia de Marketing Focada nos Geeks.
Portanto, não é difícil definir qual é a escolha principal para anunciar produtos para esse público.
Naturalmente ávidos por novidades, os geek estão sempre ligados nas redes sociais. Mas vender pela internet vai muito além de anunciar produtos por meio de mídias digitais! Dominar estratégias de marketing online é vital para todas as áreas de vendas e, com destaque, para falar com aficionados por tecnologia.
Já a forma de vender deve, também, adequar-se ao público, que não quer ser tratado como mero comprador e gosta de se identificar com marcas que despertam sua atenção e exige uma linguagem antenada como ele mesmo. Para falar com o mercado geek:
Camisas com estampas e frases que remetem ao universo geek são as mais óbvias, mas muitos outros itens fazem sucesso com esse público:
camisetas, camisas, meias, jaquetas, jeans com patches, moletons, casacos, bonés;
mochilas, bolsas tipo carteiro, carteiras;
botas, tênis, galochas;
relógios, gadgets;
máscaras, lenços, bandanas, bijouterias, adornos em geral;
maquiagem, perfumes, itens de higiene e beleza;
jogos, séries, filmes, quadrinhos;
cadernos, capas para celular, skin para notebook, itens de papelaria;
bebidas e comidas;
enfeites e utilitários para o lar;
escolas de idiomas, programação de softwares, robótica e informática.
Um ponto forte nos objetos destinados ao público geek são os personagens do mundo pop. Estampar objetos com as marcas, nomes de games e figuras familiares a esse universo é uma tática consagrada, mas exige um investimento indispensável em licenciamento. Em 2019, essas licenças representaram, a nível nacional, 20 bilhões de reais em vendas, crescimento de 6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).
No mundo todo, o Brasil ocupa o sexto lugar em faturamento de royalties, que vão de 2% a 15% do valor de venda do produto, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.
A forma de escapar dos custos do licenciamento é buscar temas que já tenham entrado em domínio público, quando não há mais detentor de direito autoral da obra, ou seja, ela é livre para ser utilizada por qualquer pessoa. No Brasil, uma criação entra em domínio público após 70 anos da morte do autor.
Mas se a criatividade é o forte da sua empresa, outra opção é criar um personagem ou marca e, muito importante, fazer o registro de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Vai que sua criação caia no gosto do público geek, e quem receberá royalties de 8 a 10% sobre as vendas será a sua empresa!
Se optar por licenciar uma marca ou personagem pré-existentes, saiba que o processo é longo e burocrático e você deve contar com assessoria jurídica na negociação. Uma forma de facilitar esse caminho é atuar com licenciamento por meio de franquia.
Games de plataformas como PlayStation, Xbox, Nintendo Switch; objetos variados de marcas como Star Wars, O Senhor dos Anéis, Star Trek, Arquivo X, Doctor Who, The Big Bang Theory, Matrix, Pokémon, DC, Marvel; alguns filmes dos anos 1980. Para quem escolher abraçar esse universo, será inevitável se familiarizar com esses nomes. Depois, para ter sucesso como empreendedor franqueado, é importante adequar o ponto de venda, seja físico ou virtual, ao gosto do cliente.
Seja qual for o formato escolhido, para vender ao público geek é essencial falar ao coração. Para entusiasmar fãs, é preciso verdade, energia e vontade de agradar. Então, saiba quem são esses consumidores exigentes mas também apaixonados.
12% classe A
30% classe B
28% classe C
30% classe D
Um terço tem interesse em fazer um cruzeiro durante as férias
77% usam carros; 51% utilizam transporte público e 8% se locomovem por bicicleta
5% mestrado ou doutorado; 56% ensino superior completo ou cursando e 16% têm alguma especialização
86% falam inglês e 30% espanhol
79% estão tentando se alimentar de maneira mais equilibrada; 4% são vegeratianos; 54% praticam algum exercício físico (musculação, corrida e caminhada estiveram entre os mais lembrados)
59% se interessam em desenvolver um negócio próprio; 41% têm o hábito de investir dinheiro e 6% investem em criptomoedas
94% assinam serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, HBO Go e outros, e 62% usam o spotify durante a semana
62% jogam videgames; 71% jogam em consoles pelo menos uma vez por mês e 44% jogam em computadores ou notebooks
80% usam o serviço de delivery pelo menos uma vez por mês, e 14% preferem refeições rápidas na correria do dia a dia
20% assistem a streaming de jogos esportivos
54% assistem ficcão científica; 35% aventura e 35,6% fantasia
54% já foram a algum evento nos últimos três anos (CCXP, Rock in Rio e Lollapalooza estiveram entre os mais lembrados)
68% assistem TV aberta ou por assinatura pelo menos uma vez por semana;
78% acessam blogs e sites de notícias diariamente; 45% frequentam cinemas mais de duas vezes por mês;
83% leem quadrinhos e livros três vezes mais que a média brasileira e 91% acessam redes sociais todos os dias
Fonte: Geek Power, realizado pela Omelete Group em parceria com o Instituto MindMiners
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