Os cuidadores são os profissionais responsáveis pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal e recreação do idoso assistido. Se você está pensando em atuar como cuidador, saiba que essa é uma das profissões que mais crescem no país.
As oportunidades são imensas! Com o aumento da expectativa de vida e o consequente aumento no número de idosos, a ocupação tem ganhado cada vez mais espaço e valorização. Projeções indicam que, em 45 anos, quase 40% dos brasileiros serão idosos, o que tende a impulsionar ainda mais a necessidade de profissionais qualificados na área.
Entre 2012 e 2022, o número de cuidadores de idosos aumentou em 547% no Brasil, passando de 5.263 para 34.054 cuidadores, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Mais do que apenas assistência, o cuidado com idosos abrange um amplo espectro de necessidades: bem-estar físico e emocional, saúde, alimentação adequada, higiene pessoal, atividades de lazer e estimulação cognitiva. Um cuidador qualificado não apenas realiza tarefas práticas, mas também estabelece um vínculo de confiança e proporciona qualidade de vida ao idoso sob seus cuidados. Isso exige não apenas habilidades técnicas, mas também grande empatia, paciência e respeito.
Mas atenção! Para atuar na área com a responsabilidade que a atividade exige é necessário obter habilitação da profissão de cuidador, por meio de cursos profissionalizantes. E, se além disso, você investir em capacitações extras para cuidados específicos - como Alzheimer, Parkinson ou reabilitação pós-cirúrgica -, pode melhorar ainda mais seus ganhos.