O Sebrae está realizando uma pesquisa com donos de pequenos negócios do setor do comércio para saber como esses empresários tomam a decisão de definir os produtos que colocam à venda e se, nesse processo, eles priorizam produtos exclusivos de determinadas regiões.
Essa inciativa faz parte do trabalho de estruturação do Selo Brasileiro de Indicação Geográfica, que está sendo conduzido por um Grupo de Trabalho que reúne representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Ministério da Economia; do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Sebrae.
O primeiro disparo da pesquisa foi feito em 20 de julho para quase 90 mil donos de pequenos negócios de setores como: minimercados; mercearias; delicatessen (loja de produtos alimentícios diferenciados); loja de produtos alimentícios naturais, orgânicos; padarias, confeitarias, lanchonetes; lojas de bebidas, cachaças, vinhos; chocolaterias; cafeterias; minitorrefações; restaurantes; lojas de artesanato, presentes, objetos decorativos, cerâmicas e joalherias.