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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é creator economy?

Baseada no marketing de conteúdo, a creator economy torna a publicidade mais humanizada e gera desejo de compra no público-alvo.

· 18/04/2023 · Atualizado em 02/05/2023
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Certamente você já ouviu falar de um novo modelo de negócios construído a partir do uso de diversas plataformas digitais e redes sociais: o creator economy (economia do criador). Baseado no marketing de conteúdo, esta forma de empreender na internet vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. 

Hoje, quase 60% da população utiliza as mídias sociais ativamente, então vivemos um momento em que os consumidores de conteúdo on-line são, também, potenciais influenciadores digitais 

Sendo assim, investir em marketing digital não só pode acelerar a geração de leads e vendas, mas também fortalecer o branding, fazendo com que a marca seja vista com autoridade no seu segmento. 

Segundo pesquisa do HootSuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, os usuários globais de mídias sociais cresceram mais de 10% entre 2021 e 2022, com 424 milhões de novos usuários em 2021. Neste contexto, a creator economy também vem crescendo de forma acelerada, saindo de um faturamento estimado de US$ 600 mil em 2012 para US$ 143,8 milhões em 2020.  

As possibilidades de monetizar conteúdo ultrapassam fronteiras, pois os materiais compartilhados nas redes sociais podem ser acessados de qualquer local em que o acesso à determinada plataforma on-line seja desbloqueado. 

Desde os conteúdos mais amadores aos mais profissionais, são diversas as pessoas que movimentam a creator economy, inclusive profissionais bem estabelecidos no mercado de trabalho. Até instituições de ensino já estão incluindo cursos de pós-graduação voltados ao marketing de influência em suas grades curriculares. 

Entre os 50 milhões de criadores, curadores e construtores de comunidades que compõem a creator economy no mundo estão influenciadores digitais, blogueiros, personalidades das redes sociais, comediantes, ativistas, podcasters, vlogueiros, artistas, músicos e atletas. Vão desde pessoas em busca de uma renda extra até empreendedores em período integral, microinfluenciadores e grandes estrelas.  

Os criadores já são empreendedores por direito: são autodidatas que criam marcas pessoais, aumentando seu tamanho. Sua persona é o seu produto. Instagram e Youtube são líderes em creator economy, seguido pelo TikTok. 

Vale destacar que a economia dos criadores de conteúdo tem o objetivo principal de atrair a atenção, confiança e fidelidade da audiência. Neste sentido, youtubers e influencers de diversas plataformas digitais trabalham com as marcas para tornar a publicidade mais humanizada e gerar desejo de compra no público-alvo. 

Apesar de ser muito vantajoso para grandes marcas investir em influenciadores digitais, os próprios criadores de conteúdo têm diversos benefícios. Confira: alorização financeira dos produtos e/ou serviços prestados;

  1. liberdade geográfica;
  2. liberdade de tempo;
  3. liberdade financeira;
  4. maior reconhecimento e aumento das oportunidades no mercado de trabalho;
  5. aumento do networking com grandes players do mercado;
  6. construção de comunidade digital (com possibilidade para trazê-la para o ambiente físico, para geração de tickets maiores);
  7. aumento do número de parcerias estratégicas;
  8. convites para palestras, lives e entrevistas; 
  9. possibilidade de diversificar a renda por meio de contratos com marcas empresariais. 

A creator economy tem chamado a atenção de muitos empresários que, ao verem o potencial deste mercado, passaram a investir não apenas nos criadores, mas em plataformas que buscam otimizar a produção e a monetização de seus conteúdos. 

A influência de um criador de conteúdo não pode ser subestimada, nem subvalorizada. De acordo com o portal Statista, o Brasil é o país onde os influencers exercem maior impacto nos consumidores: por aqui, cerca de 45% das pessoas disseram já ter comprado produtos promovidos por celebridades e influenciadores.

O que você está esperando para conquistar seu espaço na creator economy?

Consulte também os artigos Como influenciadores nano e micro podem impulsionar seu negócio e Como usar o TikTok na sua estratégia de marketing digital

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