Neste dossiê são apresentados alternativas para o aproveitamento dos resíduos dos principais produtos da agroindústria brasileira. São descritos os potenciais usos destes resíduos na elaboração de novos produtos, para extração de substâncias, geração de energia e utilização em bioprocessos.
Instituição responsávelIEL/MG Instituto Euvaldo Lodi - Regional Minas Gerais
Data do dossiê20/09/2011
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailConsiderado um combustível renovável, o biodiesel é produzido a partir de reação química entre um óleo vegetal ou gordura animal, e o álcool, por meio de um catalisador. Um dos problemas desta produção consiste no tratamento de seus efluentes. Neste dossiê serão apresentadas as técnicas aplicadas no tratamento dos efluentes a partir da utilização de reatores anaeróbios em batelada seqüencial contendo biomassa granulada (ASBR), a utilização deste de tipo de reator para a remoção de matéria orgânica, de compostos oxigenados e compostos sulforosos, e como é possível, com esta técnica, a obtenção de um melhor controle da qualidade do efluente e maior eficiência na remoção de compostos orgânicos. Serão apresentados também neste dossiê, os processos de obtenção do biodiesel.
Apresenta a problemática ambiental relacionada ao destino de dejetos suínos, resultantes de criações para consumo humano. Focaliza o tratamento de dejetos suínos através da implantação de Biossistemas Integrados, listando o Inventário Tecnológico elaborado pela EMBRAPA. Os biossistemas integrados surgiram como forma de aplicar o conceito ZERI (Zero Emissions Research & Initiatives) de emissão zero de resíduos na suinocultura, com o objetivo de eliminar o impacto ambiental do rebanho suíno no mundo, com a melhor relação custo x benefício.
Conceituação, classificação, procedimentos para instalação, procedimentos operacionais, aspectos, controle e preservação ambiental e legislação.