Caracterização do preparo do solo, plantio, variedades, adubação, controle de pragas e doenças, tratos culturais, colheita e pós-colheita de plantas do gênero Helicônia, que originalmente eram pertencentes à família Musaceae, e que hoje compõem a família Heliconiacea. Destaque para a espécie Musa coccinea, que é um exemplo da família Musaceae.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data do dossiê29/02/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailA popularidade das gérberas é cada vez maior. Nos últimos anos, ela alcançou um lugar de destaque entre as cinco variedades mais cultivadas na Holanda. Sua popularidade também aumentou no mundo inteiro, e está logo atrás de outras flores preferidas, tais como, a rosa e o cravo. As Gérberas podem ser cultivadas em vários tipos de clima e em qualquer região do mundo. As principais áreas de produção se encontram na Holanda, Itália, Alemanha, França e Califórnia. No Brasil ela se concentra na região de Holambra e Mogi, e constitui uma das principais espécies da pauta de exportação para o EUA e Europa. Seu cultivo é relativamente simples. Para ser bem sucedido nesta atividade, é necessário cumprir algumas exigências básicas descritas neste trabalho, como o estudo prévio das características do solo, analise da água, ausência de patógenos no solo, conhecimento das técnicas de cultivo, cuidados com a irrigação e fertirrigação, colheita e embalagens
A arborização urbana proporciona benefícios de ordem física, social e ecológica. Torna-se fundamental nos ambientes urbanos por absorverem CO2 do ar e devolverem à atmosfera o oxigênio, vital para a qualidade da vida humana. Entretanto, é observado que a arborização sem planejamento tem provocado transtornos nos espaços urbanos. Conceitos inadequados de conservação tem produzido árvores de risco, uma vez que favorecem a infestação por pragas, culminando na morte das mesmas que por sua vez causam graves acidentes vindo a cair sobre redes de distribuição elétrica, prédios públicos, veículos e pessoas. Apesar da manutenção e do plantio de árvores urbanas em praças, jardins, canteiros centrais e ruas ser responsabilidade das prefeituras municipais, o presente dossiê pretende fornecer orientações uma vez que observa-se um aumento de empreendedores particulares voltados em executar estas ações em parceria com os poderes públicos.
O cultivo e o consumo de flores e plantas ornamentais conhecidas como tropicais, Helicônias,musáceas, Alpinias e Ginziberaceas vem crescendo continuamente no Brasil, com modernas praticas de cultivo, mas nem sempre uma produção elevada é absorvida pelo consumidor com perdas de até 40% da produção, devido a deteriorização durante o processo de colheita,armazenamento e transporte, raramente associados a adequados métodos de manuseio e conservação pós-colheita, tais como hidratação, conservantes, controle de temperatura, higiene, embalagens próprias e técnicas adequadas.
Florífera perene, pertencente à família Gesneriaceae. Quando adequadamente cultivada, floresce com abundância o ano todo. Originária da África e, atualmente, difundida no mundo todo, tem apresentado, no Brasil, nos últimos anos, uma demanda crescente para o comércio. Este documento irá abordar os conhecimentos necessários para um cultivo comercial, que são: métodos de propagação e micro propagação, a irrigação, a nutrição mineral, a adubação e outros tratos culturais, as condições de cultivo, a colheita, o manuseio e armazenamento das plantas, bem como as pragas e doenças mais importantes e seu controle.
O crisântemo é uma das flores mais populares no mundo, sua produção comercial inicia-se pelo controle do número de horas escuras do dia, o que permite a colheita durante o ano todo, aliada ao grande numero de formas, cores e tamanhos de suas inflorescências. Os conhecimentos necessários para um cultivo comercial são: métodos de propagação, a irrigação, a nutrição mineral, a adubação e outros tratos culturais, as condições de cultivo, a colheita, o manuseio e armazenamento das plantas, bem como as pragas e doenças mais importantes e seu controle.
O lírio é uma planta muito apreciada pela beleza e também pelo perfume característico de suas flores sendo comercializado em vaso ou como flores de corte. Cultivado em ambiente protegido, de ciclo curto produz o ano inteiro através de bulbos de multiplicação. As técnicas de cultivo abrangem desde o tipo de irrigação, tipo de solo, plantio, adubação e fertirrigação e ainda técnicas de tutoramento, colheita e post ? colheita, controle de pragas e doenças.
O dossiê irá abordar sobre plantas daninhas, suas características, impactos, competição com plantas cultivadas e os métodos utilizados para controle.
São apresentadas informações sobre uma das principais espécies de flores de corte no Brasil, de fácil cultivo em campo aberto, baixo nível tecnológico e alta aceitação de mercado, destacando-se aspectos culturais, adubação, espaçamento, pragas, doenças, colheita, post colheita e transporte.
Esse dossiê técnico ira abordar os aspectos que compõem o jardim, as técnicas de jardinagem , utensílios e equipamentos utilizados. Vai citar sobre paisagismo e orientar sobre cultivo de plantas ornamentais e flores em apartamentos, além de informações sobre pragas e doenças mais comuns e formas de combatê-las.
Informações sobre cerrado e o cultivo de flores do cerrado.
Com a crescente demanda de consumo por flores e plantas ornamentais de alta qualidade e a disseminação das técnicas de cultivo no meio do agronegócio, aliado a escassez de recursos hídricos, torna-se imprescindível o conhecimento do manejo adequado da água de irrigação. As questões "quando", "como" e "quando” irrigar devem ser prontamente respondidas pelo empreendedor rural de forma rápida e objetiva, baseado em métodos simples e equipamentos, como bulbos de cerâmica ou sensores eletrônicos de baixo custo que auxiliam no diagnóstico de avaliação da umidade do solo.
O uso indiscriminado de agrotóxicos tem sido combatido sistematicamente em todas as modalidades de agricultura, tanto amadora quanto profissional de cunho comercial. A produção de flores e plantas ornamentais por suas características peculiares necessita de um alto controle das pragas e doenças, pois, qualquer sinal de sua presença deprecia o produto final, aliado ao fato de não se tratar de alimento, permite o uso maciço de defensivos químicos trazendo conseqüências desde a intoxicação dos operadores até as contaminações ambientais. Porém existem alternativas naturais de controle de pragas e doenças juntamente com técnicas de cultivo orgânico, como por exemplo, o uso de leite azedo, óleo mineral, calda de fumo, urina de vaca, Bacillus thuringiensis entre muitos outros produtos naturais.