É cada vez maior o interesse das organizações na implementação e certificação dos seus Sistemas de Gestão Ambiental, da Qualidade e de Segurança e Saúde Ocupacional, de forma integrada. Com a crescente pressão nas empresas para se fazer mais com menos, várias delas estão vendo a integração dos Sistemas de Gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e acarretam gastos desnecessários. A ideia central dos Sistemas de Gestão Integrados é, então, proporcionar à gestão, reduzir a duplicação de recursos no aspecto de implantação, documentação, treinamento, auditoria entre outros, e evitar a complexidade de sistemas que são de difícil implantação e manutenção. Este dossiê procura apresentar os componentes relacionados as normas de Saúde e Segurança (OHSAS 18001) e Meio Ambiente (ISO 14001) em sistema integrado em laboratórios químicos, onde serão abordados assuntos tais como: ciclo PDCA, etapas para implantação do SMS, segurança em laboratório, gestão de resíduos sólidos, a política nacional de resíduos sólidos, prevenção de acidentes, sistema de combate a incêndio.
Instituição responsávelREDETEC - Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro
Data do dossiê19/07/2022
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailO conteúdo deste Dossiê visa apresentar todos os pré-requisitos de ponto de vista arquitetônico, da infraestrutura, para montar uma Farmácia de Manipulação. Desta forma, deve ser abordado toda a legislação e discutido todas as especificações técnicas das dependências físicas do imóvel onde irá funcionar a Farmácia de Manipulação.
Este Dossiê apresenta a ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida ? ACV de um produto explicando os conceitos, objetivos, aplicações e metodologia desta ferramenta. Apresenta também os softwares para apoio à ACV e as normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas.
Aborda algumas técnicas de análises físico-químicas e microbiológicas da água potável tais como os exames bacteriológicos envolvendo a análise de coliformes totais e termotolerantes, a contagem padrão de bactérias heterotróficas, as técnicas das análises físico-químicas e testes de rotina de uma ETA como as análise titulométricas, colorimétricas, cor, pH, turbidez, alcalinidade de carbonatos e bicarbonatos, dureza total assim como alguns procedimentos de biossegurança em laboratório, a legislação que trata das normas e padrões de potabilidade da água para consumo humano no Brasil e a relação de equipamentos e materiais de laboratório.
Atualmente é necessário que as embalagens destinadas ao transporte terrestre de produtos perigosos sejam aprovadas através de ensaios especiais, para que se obtenha a certificação das mesmas junto ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), através de um OCP (Organismo Certificador de Produto). Nesse ínterim, o Dossiê Técnico abordará os ensaios necessários para o processo de certificação de embalagens até 400kg e 450l, conforme os requisitos estabelecidos pela Resolução nº 420 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).