Embalagem para alimentos é um recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, destinado a cobrir, empacotar, envasar, proteger a matéria-prima, produtos semi-elaborados ou produtos prontos para o consumo. As embalagens podem ser primárias, secundárias e terciárias. Este dossiê aborda os diversos materiais de embalagens que podem entrar em contato direto ou indireto com o alimento, suas respectivas funções; as embalagens mais adequadas para alimentos sólidos, líquidos e pastosos; equipamentos utilizados durante o processo de envase e fechamento; migração de componentes químicos da embalagem para o alimento e os novos desenvolvimentos na área de embalagens para alimentos.
Instituição responsávelTECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná
Data do dossiê10/08/2011
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailSoluções e inovações tecnológicas para lacres, materiais empregados, formatos, características de acordo com o produto acondicionado, seja ele, pastoso, sólido ou líquido. As maquinas empregadas na aplicação do lacre de forma que o produto não sofra a ação de agentes externos e conservem por mais tempo suas características originais.
Soluções e inovações tecnológicas para aplicação de rótulos em produtos que sofrem ação direta da água como: detergentes, xampus, condicionadores, creme, entre outros. As alternativas de formato e materiais resistentes à água que conservam por mais tempo as características originais do rótulo.
Descreve sobre o processo de produção de produtos soprados em plástico, assim como destaca os equipamentos envolvidos e informa algumas técnicas de solução de problemas.
Soluções e inovações tecnológicas para lacres, materiais empregados, formatos, características de acordo com o produto acondicionado, seja ele, pastoso, sólido ou líquido. As maquinas empregadas na aplicação do lacre de forma que o produto não sofra a ação de agentes externos e conservem por mais tempo suas características originais.