O setor industrial responde por cerca de 40% do consumo global de energia do país. A energia térmica (calor) é utilizada de forma intensa nos mais diferentes segmentos, porém os estudos mais exaustivos e aprofundados no que diz respeito à energia estão voltados para a energia elétrica. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO e da Confederação Nacional da Indústria ? CNI, as maiores perdas de energia na indústria são constatadas na parte térmica. Este Dossiê apresenta as diferentes formas e usos do calor na indústria, onde ocorrem as perdas térmicas, quais as soluções para evitá-las e alternativas de fontes de geração de calor.
Instituição responsávelSENAI/RS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Data do dossiê27/03/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailAbordagem sobre energia eólica: tipos de sistemas eólicos; funcionamento; aplicações e utilizações, conversão em energia (mecânica e elétrica); mecanismos de geração dos ventos; maquinário utilizado, processo de obtenção, infra estrutura necessária, legislação, instalações e patentes e outros assuntos pertinentes ao tema.
A eficiência dos processos de geração de energia através da queima de combustíveis fósseis tem impacto direto sobre diversos setores da sociedade, entre eles o econômico e o ambiental. A necessidade de processos de combustão afinados é importante no momento em que as reservas de combustíveis fósseis são tidas como finitas e de acesso cada vez mais difícil, o que acarreta na elevação do preço dos combustíveis, pressionados também por instabilidades geo-políticas. Também no momento em que se discutem questões relacionadas ao meio-ambiente a ação do homem é comprovadamente conhecida e a eficiência na queima de combustíveis fósseis tem estreita relação com a preservação da atmosfera que nos cerca. Assim sendo, a eficiência, em qualquer área, necessita obrigatoriamente de dois itens: equipamentos adequados e pessoal qualificado.